terça-feira, 13 de maio de 2014

Natal a 30 dias da Copa: invasão brasileira, estrangeira e economia local se multiplica

Do ponto de vista esportivo, o palco dos jogos, os locais de treinos e as acomodações de seleções estão prontas em Natal. Segundo a avaliação de integrantes do Comitê Organizador Local após o evento-teste oficial, num clássico local entre América x ABC, a Arena das Dunas foi bem conceituada sobretudo pelos detalhes, como acabamento, operação e limpeza. O que resta é a montagem dos últimos dos 10 mil assentos provisórios, que farão o estádio ter capacidade para até 43 mil pessoas durante a Copa. Esse processo tem previsão de conclusão em 22 de maio.

Arena com viaduto ainda em construção. Foto retirada do site http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=1672176&page=129
Invasão americana (dos verdadeiros americanos) e vice-presidente em Natal

O governo do Rio Grande do Norte espera 20 mil norte-americanos em Natal durante a Copa. Os torcedores dos Estados Unidos devem ter um apoio especial. O vice-precidente Joe Biden planeja estar na estreia dos EUA contra Gana no dia 16 de junho. Entre as oito seleções que jogarão em Natal, a maior parte das reservas feitas em hotéis foi de norte-americanos, com 29%, seguidos dos uruguaios com 14% e italianos com 7%.

Novo aeroporto

Um dos principais pontos de recepção dos torcedores, o aeroporto de São Gonçalo do Amarante, município vizinho a Natal, está praticamente concluído. Segundo a Inframerica, empresa que gere o aeroporto, as obras estão 99% finalizadas, restando detalhes de acabamento, ornamentação e paisagismo. O início das operações está previsto para 22 de maio, mas três dias antes a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) irá homologar as companhias aéreas que poderão operar no aeroporto e confirmar como se dará o fluxo de voos internacionais e nacionais durante a Copa do Mundo.

Porto

O Porto de Natal passa por melhorias e tem conclusão de obras previstas para o final de maio. A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern) ainda não confirmou quantas embarcações e visitantes irão atracar no local durante a competição. Só no terminal de passageiros, foram investidos pouco mais de R$ 72 milhões.

Mobilidade urbana

Um dos grandes desafios do governo estadual é finalizar as obras de acesso ao novo aeroporto. A previsão de entrega da Via Norte, que possui 11 km de extensão, é 22 de maio, segundo informações da Secretaria de Copa do Rio Grande do Norte. Já a Via Sul, que terá 17 km e passará pelo município de Macaíba, tem previsão de conclusão até junho. Além de São Gonçalo do Amarante, o Aeroporto Augusto Severo, no município de Parnamirim e próximo ao limite com Natal, seguirá dando suporte no Mundial.
Ainda no quesito mobilidade urbana, há intervenções em curso no entorno da Arena das Dunas. Uma delas, o viaduto ao lado do estádio, terá a obra física concluída, mas a liberação para tráfego ocorrerá após o Mundial, em função do período de secagem do concreto. Segundo a prefeitura, a previsão é de que até 31 de maio todas as demais intervenções prioritárias no entorno da arena sejam finalizadas, e os acabamentos feitos até 10 de junho.
Outras obras da cidade, não consideradas essenciais para a realização do Mundial, como um viaduto na BR-101 e a revitalização de calçamentos, serão entregues no segundo semestre.

Curiosidades 

- O Consulado Geral dos EUA, sediado em Recife, estima um total de 187 mil turistas norte-americanos no Brasil durante a Copa. Destes, 20 mil são previstos para Natal, onde acontece o primeiro jogo desta seleção.

- Em recente visita à Arena das Dunas, integrantes do consulado japonês indicaram a previsão de 7 a 10 mil japoneses em Natal, empolgados com a partida contra a Grécia, e ainda a presença de um integrante da família real japonesa.

- Há estimativa de que 3,7 mil mexicanos cheguem a Natal de ônibus, a partir de um cruzeiro ancorado em Recife.

- Natal foi contemplada como a terceira cidade-sede da Copa do Mundo com maior acréscimo no número voos para o período, num total de 274 novos.

- Centro de Mídia: Para receber jornalistas não credenciados pela FIFA, o Governo do Estado, a UFRN e a Prefeitura de Natal montaram um Centro de Mídia na área onde é ministrado o curso de jornalismo da Universidade Federal do RN, a 2 km da Arena, com estúdio de TV e rádio e computadores com acesso a internet de banda larga. Os jornalistas credenciados já têm à disposição o centro de mídia da FIFA, na Arena das Dunas.

- O governo do estado pretende criar estandes de atendimento ao turista no aeroporto e na rodoviária interestadual. No aeroporto haverá um fanzone para turistas e imprensa nacional e internacional, com agentes credenciados e poliglotas.

- Proporcionalmente, o Rio Grande do Norte ostenta o maior número de leitos do Brasil. Somente em Natal há 30 mil, afora outros 12 mil espalhados pelo estado (notadamente na Praia de Pipa). As acomodações são suficientes para a demanda em todos os níveis de acomodação: do popular ao alto luxo. Seguindo a orientação do Ministério do Turismo, foram cadastradas casas, albergues, vagas em quartos e até repúblicas.

- A estimativa do governo do estado para investimentos no Rio Grande do Norte provocados pela realização da Copa gira em torno de R$ 5 bilhões, sendo os principais deles o Complexo Arena das Dunas e o Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante.

Nenhum comentário: