quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Justiça tenta imobilizar prefeito do PT Fernando Haddad em São Paulo

Depois do Tribunal de Justiça de SP, depois do STJ e do STF de Barbosa, todos que barraram o novo IPTU de São Paulo - vamos deixar claro que não é um aumento de IPTU, pois 30% da capital iria ter imposto reduzido - agora é a vez do Tribunal de Contas do Município.

O Tribunal de Contas do Município suspendeu nesta terça-feira o principal projeto do prefeito paulistano Fernando Haddad para os próximos três anos: a construção de corredores de ônibus orçados em R$ 4,8 bilhões.

Pouco a pouco se percebe que a Justiça se torna o maior obstáculo aos governos trabalhistas (ver site de Paulo Henrique Amorim).

O Tribunal da Contas da União – ultimo reduto do PFL ! – é outra barreira ao trabalho da Dilma. Associado, é claro, ao Ministério Público.

Lendo hoje a Folha de SP vejo que outras prefeituras importantes conseguiram aumentar o IPTU acima da inflação. O aumento chega a 35% em Fortaleza e Salvador e tem um índice médio de 25% em Florianópolis.

Vou mostrar a tabela de aumentos e diminuições do imposto na capital paulista, onde se vê claramente que nos bairros de ricos (cor escura), onde pode-se pagar tranquilamente um aumento anual houve aumento. Na periferia (cor branca) houve diminuição. Nas regiões de cor clara o aumento não chegou ao valor da inflação:


Isso foi barrado pela justiça: aumento para os que podem pagar, diminuição para os que não tem tanto.


Nenhum comentário: