segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Polícia, Ministério Público, Prefeitura e Atlético-PR: todos estão errados e todos fogem de responsabilidade

Eu tive o desprazer de estar assistindo ao vivo (pela TV) o jogo do Atlético-PR e Vasco.
Cenas de barbárie total.
Insano.

Não quero falar de briga em sim, pois isso é a consequência da coisa.

Mas da causa.

Todos são culpados!
O Ministério Público e a polícia não podem liberar um jogo - principalmente com nervos a flor da pele como era esse - sem conferir a segurança pública.

A PM garante a segurança pública. O MP é um órgão para o público.
Ambos são culpados (não os únicos) de liberar um jogo dessa importância sem que houvesse segurança.

No jogo ABC e Palmeiras também foi a mesma coisa.
A diretoria retardou a abertura das catracas porque a PM demorou a chegar.
Correta e diretoria!
No jogo do ABC o MP e PM não liberaram a entrada de torcedores do ABC pelo portão A, e deu no que deu.

O MP tem que parar de agir como um ente apenas pró-forma, como uma chancelaria de papéis, e começar a agir em prol do público, da população.
O MP não faz isso, é ridículo!

"O Ministério Público de Santa Catarina informa que não fez nenhuma Recomendação ou Ação que impeça a Polícia Militar de atuar no interior do estádio Arena em Joinville", manifestou-se a entidade por meio de nota em seu site oficial.

"Houve consenso da PM de Joinville que não seria feito o policiamento dentro do estádio e essa decisão foi ratificada pelo Ministério Público de Santa Catarina. Mas avisamos que, se fosse necessário, haveria uma pronta intervenção dentro do estádio. A segurança deveria ser feita por seguranças privados por ser um evento privado. O Atlético-PR solicitou esse policiamento, mas confirmamos que não seria feito", disse o comandante da PM.

"O Ministério Público mandou um documento para a Polícia Militar com uma sugestão de que não fizessem a segurança de eventos particulares. E a PM entendeu isso como uma obrigação, tanto que no jogo do Joinville, ontem, não teve policiamento no estádio. Mas como não tive acesso, não sei o teor do documento. Como o MP negou, saber de quem é a culpa está em outra alçada. Acredito que a presença da PM inibiria a ação dos torcedores", disse o Secretário de Esportes de Joinville.

"Só alugamos o estádio. Aí, toda a logistica é de responsabilidade do Atlético-PR. Desde a venda de ingressos até a segurança. O Atlético chegou a procurar a Policia, que disse que não faria a segurança do jogo. O Atlético sabia que não teriam policiais no estádio. Nós lamentamos que esse fato tenha ocorrido aqui em Joinville", continua o secretário.

E por fim, cláusulas do "contrato" de uso da Arena em Joinville, que é pública, da prefeitura, com o Atlético-PR. Pelo documento, o clube paranaense, que pagou R$ 25 mil pelo aluguel do estádio, teria a responsabilidade de garantir a segurança do jogo. Quatro artigos da cláusula terceira do contrato mostram exatamente as obrigações da diretoria rubro-negra:

"c) providenciar o aparato policial militar com o recolhimentos dos custos correspondentes;
d) providenciar segurança privada com contingente suficiente para garantir a segurança do público;
e) providenciar serviço médico, de enfermagem e ambulância conforme regem as competições;
i) contartar seguro para cobertura de riscos; responsabilidade civil, obrigatórios na realização de eventos, danos pessoais de invalidez e assistência médica de eventuais sinistros que possa ocorrer no dia do jogo".

Quatro torcedores foram encaminhados ao hospital.
Um deles está em estado grave e corre risco de (perder a) vida.

Vamos parar de colocar culpa em torcidas organizadas, em cerveja, em bares, em camisetas de outros clubes, em guarda-chuvas.
Já passou da hora do poder público assumir a responsabilidade prévia de um evento como esse.
Pra mim um bando de covardes, não assumem nada!

Nenhum comentário: