segunda-feira, 17 de junho de 2013

Qual o problema da burguesia se manifestar? Deixem a burguesia trabalhar!

Qual o problema da burguesia se manifestar?
Eu não vejo nenhum problema em setores conservadores da sociedade brasileira irem pra rua.

Toda manifestação é legítima!

Desde a tal "Marcha da Família com Deus pela Liberdade" (não se enganem com o nome, e clique aqui pra ver/conhecer) que antecedeu a Ditadura Militar.
Essa marcha veio em resposta ao comício realizado pelo ex-presidente (deposto pela ditadura) João Goulart onde ele anunciou reformas agrária, educacional, tributária, administrativa e urbana, além de anunciar a necessidade de maior rigor no controle das remessas de lucros ao exterior.

Foi o suficiente pra burguesia ir às ruas.

Legítimo!

Em 2007, com o segundo mandato de Lula veio o Movimento Cansei, nos mesmos moldes da "Marcha da Família", intitulado oficialmente de Movimento Cívico pelo Direito dos Brasileiros (novamente não se enganem com o nome, e clique aqui pra ver/conhecer).

Também legítimo.

O que temos que separar bem é uma passeata, um movimento vindo de esquerda e o que vem da elite, da classe média burguesa.

A TV, o noticiário , o jornal que vemos hoje quer misturar isso! 
Não se engane!

Pra explicar como é a burguesia brasileira, seja de onde for, São Paulo, Natal, Porto Alegre, Manaus, acompanhe comigo essa entrevista de Marilena Chauí, professora titular de Filosofia Política e História da Filosofia Moderna da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP:


Todos nós já sabemos que o trabalhador, trabalhador mesmo não está nessas manifestações do tal MPL ou #RevoltaDoBusão. Por lei empresa de tamanho X já dá ao trabalhador vale-transporte, seja qual for o preço da passagem.
Também o idoso paga 0. O estudante paga meia.
Alguma "justiça social" existe.
Não é pelo aumento da passagem que a burguesia está na rua.

Manifestação de trabalhador, com entidades sindicais, ou dos sem-terra, sem-teto a gente sabe como é: leva milhares às ruas, milhões por vezes.
A esquerda sabe fazer isso bem.
Raramente vemos quebra-quebra ou pessoas com risco de perder olho por tiro de balas de borracha.
Também as movimentações populares de esquerda tem liderança, tem um conjunto de reivindicações que são levadas para discussão.
Todos nós sabemos como isso acontece.

E viva todas as manifestações, seja de onde vier!

Nenhum comentário: