terça-feira, 18 de junho de 2013

Manifestação sim! Infiltrantes não

Ontem em meio às manifestações por todo o Brasil eu parei pra assistir à entrevista no Roda Viva/TV Cultura cos jovens que estão à frente do MPL (Movimento Passe Livre) em São Paulo, que desencadeou toda essa massa na rua.

Fica completamente claro que a briga é social, pelo público. Seja ônibus, saúde ou educação. Nunca o privado.
O MPL é de origem de esquerda.

O professor de história líder do movimento demonstrou claramente que tem simpatia pelas idéias de Haddad  e ojeriza pelo vida pública e comportamento de Geraldo Alckmin.
Falou que nos últimos 10, 12 anos o Brasil teve uma melhoria social grande, e que isso também provocou o estudante a ir às ruas pedir mais.

Concordo com ele! Faz parte.

Com a briga pelos 20 centavos em SP e a repressão da polícia paulista, toda a comunidade de estudantes veio lutar junto. E isso foi a tônica ontem em todo o Brasil.
A revolução democrática, levada a termo pelos governos Lula, redefiniu a estrutura de classes da sociedade brasileira, incluiu milhões de brasileiros à sociedade de consumo e possibilitou a emergência de novas expressões culturais e políticas.

O problema é que esse inédito processo de inclusão - nunca da história desse país tivemos tanta inclusão  social e econômica juntas - ainda é imperfeito e inconcluso: ainda temos milhões de miseráveis à margem da lei.

Esses jovens tem que saber que infiltrantes e aproveitadores podem aparecer e "rotular" tais movimentos.
Ouvi uma entrevista em Brasília de um desses infiltrantes dizendo:

- estamos aqui para protestar contra a PEC-37.

Por outro lado vi também que a Rede Globo foi posta pra fora de tudo! Repórter da Globo era expulso por bem ou por mal. era uma unanimidade.
Tanto que nenhuma TV filmou de baixo, do chão, com logotipos abertos. Ou com celular ou com microfones tampados.
rsrsrs.
Bem feito!

Os jovens tem que saber também que a direita mandava no Brasil desde 1500 e bolinhas. Só nos últimos 12 anos tivemos um governo popular.
E essas políticas decorrentes do processo massivo de inclusão social ainda estão em curso
Por outro lado a esquerda brasileira que está no poder precisa fazer uma reflexão adequada.

Afinal a o governo de esquerda hora no poder também foi criado nas ruas.

2 comentários:

Fernando Antonio disse...

Agora dizer que todo o mérito de inclusão social é dos petralhas, já é demais. O PT tb tornou-se um partido fisiológico tal qual todos os outros, e está implantando no pais uma ditadura disfarçada, tentado manter sua hegemonia no poder a custa da miséria e ignorancia do povo brasileiro.

Anônimo disse...

Existe reacionários de esquerda? Acho que você é um...