terça-feira, 19 de março de 2013

O fracasso do Campeonato Potiguar 2013

É inegável o fracasso do Campeonato Potiguar 2013.
Calendário longo, um dos maiores do Brasil, público inexiste, transmissão por TV idem que afugenta patrocinadores.
Não quero incluir o nível técnico dos times, ainda mais o meu ABC ruim, sem dinheiro como tá.

Mas é sobre dinheiro e público que quero me ater nessa postagem.

O estadual 2013 veio com um grande patrocinador, uma montadora de automóveis que bancou quase todos os estaduais do Brasil. Já falei sobre isso aqui que não foi mérito algum da FNF (clique aqui) ou de quem quer que seja a busca desse patrocício. Porque busca não houve. Houve injeção de dinheiro e não se sabe aonde.

O principal problema do estadual é o público nos estádios. Melhor, a falta dele. Quem já viu o maior clássico do estado com pouco mais de 3000 torcedores em campo? Não estou falando do público pagante, e sim do público total.
Aqui, ao lado, nós vemos no Ceará e em Pernambuco público incríveis.
A Copa do Nordeste também é uma prova real do que dá certo. Mesmo com transmissão ao vivo pra cidade do jogo.
E esse é o segundo ponto.

A transmissão do estadual está sendo feita pela pequena TV União. Transmissão apenas de 1 jogo por rodada, e nunca para os clássicos.
Como que um patrocinador de camisa pode querer colocar seu dinheiro no clube assim? Que transmissão real existe? A Copa do Nordeste transmitiu tudo e não foi problema para o público.
Pelo menos 2 bons patrocinadores fugiram de ABC e américa por falta de uma verdadeira transmissão de televisão que leve sua marca para o telespectador.

Sobre a "patrocinadora Master" do estadual, por que a FNF não usou o dinheiro da montadora pra fazer marketing para o torcedor? Por que não faz sorteios, promoções, busca do público? O sucesso de um campeonato se mede com o torcedor nos estádios.
E no nosso estadual isso está sendo um fiasco total.

Isso sem contar em tabelas completamente equivocadas para o time com maior torcida do estado, o ABC. Este, sempre joga em casa nas quartas, no meio de semana, à noite. O Mais Querido joga UMA partida em casa no domingo na primeira fase. E também só UMA partida (sem contar os clássicos) no domingo em casa na segunda fase. Esses clássicos não foram colocados para privilegiar o torcedor ABCdista, e sim os rivais.

Tabela mal feita propositalmente, dinheiro da patrocinadora do estadual que não chega ao público (que é realmente quem importa), transmissão de TV inexistente desfavorecendo o telespectador e mais ainda os possíveis patrocinadores para os clubes.

Esse é o Campeonato Estadual do Rio Grande do Norte 2013.

Não adianta a FNF colocar culpa em calendário, na construção da Arena das Dunas, na OAS ou na falta do Juvenal Lamartine. A culpa é exclusivamente dela!

Infelizmente não posso dizer "vença quem for o melhor".
Vença quem conseguir sobreviver a tanta falta de profissinalismo.
Ou falta de vergonha.

4 comentários:

fernando disse...

Enquanto isso na imprensa profissional o tal de zé vanildo é tratado como uma sumidade!pode? na minha opnião ele é um nilson gomes melhorado.

Luciano disse...

Só tolo nao ver q essa tabela do campeonato foi feita para o mequinha chegar na final do primeiro turno e ABC na final do segundo turno. Só nao sei se o Mais Querido vai ter a ajuda dos árbitros como o time de Japé teve. O que é fato tb é q quase nao jogaremos nos domingo, enquanto o clube de japé.....Me admira os clubes do interior aceitararem essa farsa.

maciel disse...

Um dos maiores problemas que muitas pessoas não querem enxergar ou se fazem de desentendidas,é que o campeonato estadual além de deficitário,sem público e sem moral, ainda é facilamente manipulável.
Queria ver se isso acontecia na série B.
Infelizmente ainda tem gente que insiste em "nostalgia" e diz que 'campeonato estadual é charme'!
Para que o nosso futebol sobreviva,essa competição falida tem que ser extinta,nosso calendário readequado e a copa do nordeste seja mais abrangente,para dar aporte aos clubes considerados 'pequenos' através da rivalidade interestadual.Só tem essa saída!
E ainda tem quem chame a copa do nordeste,que foi um SHOW de público e retorno financeiro,de porcaria!!!
Coitado desse povo cego!

Gustavo Lucena disse...

Dava pra ter confeccionado um Estadual enxuto, com jogos apenas aos domingos. Em MG está sendo assim. É talvez o Estadual menos deficitário de todos, pois é enxuto e os jogos são somente aos domingos.

Mas acho que os Estaduais na atual encarnação são inviáveis. Ideal seria que eles durassem 6 meses ou até mesmo a temporada inteira. No entanto, eles seriam disputados na maior parte do tempo apenas pelos clubes não inseridos nas Séries A, B e C, servindo de seletiva para a Série D. Os clubes das Séries A, B e C só entrariam nas fases finais, ou disputariam os Estaduais com times reservas e sub-20.