quinta-feira, 7 de março de 2013

Arena das Dunas deixou 2 estádios pra trás no ranking dos mais atrasados. Obra está com 58%


A Secretaria da Copa no Rio Grande do Norte confirmou nesta quarta-feira (6): a Arena das Dunas, estádio da Copa em Natal, já está 57,39% pronta para a Copa do Mundo.
De acordo com informações do órgão estatal, o avanço é cerca de 9% maior do que era previsto para o período.
No momento, os operários (ao todo, são mais de 1.800 na obra) finalizam o assentamento de degraus na arquibancada superior do setor oeste, como se vê na imagem abaixo, e já iniciam a montagem do lado oposto.



Para acelerar esta etapa, a construtora, OAS, utiliza formas metálicas para montar e fabricar as peças pré-moldadas, especialmente vigas jacaré e degraus de arquibancada.
Paralelamente às obras nas arquibancadas, a arena potiguar já tem camarotes, vestiários, banheiros e media center sendo construídos.

Atrasos e avanços
Último estádio a ter as obras iniciadas, em agosto de 2011, a Arena das Dunas já chegou a tirar o sono da Fifa, que prometeu "monitoramento constante" no estádio.
Em 2012, o ritmo das obras avançava pouco: entre janeiro e setembro, o estádio viu o percentual de construção subir 13%; mas entre setembro e dezembro, um período bem menor, o avanço acabou sendo de 17% (saiu de 33% para fechar o ano com metade da obra concluída).
O estádio de Natal vai receber quatro partidas na Copa do Mundo, todas na primeira fase. O custo da obra é de R$ 417 milhões, via PPP (parceria público-privada).

Hoje, os mais atrasados são o Paraná (Arena da Baixada) e Manaus (Arena da Amazônia).


Nenhum comentário: