domingo, 17 de fevereiro de 2013

O fiasco que foi o ABC ontem: corrigir agora pra não repetir os erros

Vamos deixar bem claras as coisas aqui:

  1. Givanildo errou ontem (em diversas etapas);
  2. Nosso ataque nunca funcionou;
  3. Precisamos de laterais.

1. O ABC começou o ano mal. Sem pré-temporada jogou 3 partidas, perdeu duas e empatou uma.
Nós analisamos aqui essas 3 partidas: ataque fraco, com Canga jogando nada, Jeff Silva na esquerda não produzia, Jean Carioca no banco, e preferência pra Bileu (em detrimento de Edson).

Givanildo demorou 3 partidas pra acerter, e viu Alexandre um melhor lateral, viu que Edson é muito superior a Bileu, Minhoca passou a ser reserva com a entrada de Jean, e Vanderlei (o melhor dos 4 atacantes) virou titular. Além da grande chegada de Júnior Xuxa. Indiscutível.

O ABC melhorou da água pro vinho. 3 partidas seguidas com boas vitórias.

Mas foram 3 partidas nas quais o time que começava terminava. Givanildo "cansava" o grupo. Hamilton (32 anos) , Xuxa (recém-chegado do exterior), os laterais, Jean Carioca (vindo de contusão) demoravam ou não eram substituídos. Citei esses pois são os mais críticos, por suas posições, mas todos os 10 jogadores de linha jogavam quarta e sábado, quarta e sábado, sem substituições.
Essa viagem pra Arapiraca e a volta não teve treino, nem de recuperação física.

Ontem, o ASA veio com 3 jogadores novos, dentre eles o melhor, Didira.
O ABC sentou no segundo tempo.
Minha opinião é que Givanildo obviamente sabia das limitações físicas dos jogadores, e arriscou ontem.

Givanildo errou em não ter mesclado os jogadores, pelo menos nas quartas-de-final.

2. Nem temos ataque. Nunca tivemos. Vanderlei foi o único que mostrou alguma coisa, até cansar (vide tópico anterior). Rodrigo Silva é o artilheiro, mas quase a totalidade dos seus gols foram de penalidades. Canga um fiasco, Junior Loiro não mostrou nada além de nada.
Romarinho seria a grande novidade. Jogador rápido, corre pelos cantos, abre o jogo, puxa a marcação. Givanildo acertou com Alexandre e Edson. Por que ele não fez o mesmo com Romarinho?
Ontem a ousadia seria colocar Romarinho no lugar de Renato, machucado.
Mas os volantes do ABC não iam ter fôlego pra cobrir a lateral. Givanildo sabia disso.

3. As laterais são o problema para qualquer clube brasileiro. No ABC não é diferente.
Desde o jogo passado (e com a saída errada de Esquerdinha) o ABC não tinha substitutos para os laterais. Por que não subir um da base? Ou não ceder Esquerdinha tão cedo?

Enfim, o ABC não soube jogar um campeonato com 2 jogos na semana (na Série B temos na maioria 1 jogo por semana). Era pra ter poupado um pouco. Ou pelo menos ter substituído já no intervalo 1 ou 2 jogadores.

O elenco está reduzido em quantidade, em determinados setores como as laterais. No ataque está reduzido em qualidade. Éderson e João Paulo (que acompanharam alguns jogos pela internet) que o digam.

Leandro Campos não fez nada de diferente do que sempre fez. O time foi retrancado em Arapiraca e em Natal. Soube aproveitar do cansaço do ABC no segundo tempo, e das falhas de nossos atacantes.

Tivemos também detalhes no jogo. O ABC vencia por 1 a 0 e teve em Junior Xuxa uma chance de ouro no segundo tempo. Outra com Jheimy. Basílio que já tinha cartão e fez uma falta duríssima ainda quando tava 1 a 0, e o árbitro aliviou. Didira aproveitou a única chance dele. Léo Gamalho fez uma rara jogada pela lateral antes de cruzar.

Givanildo fez 3 substituições erradas, o time estava cansado, os atacantes nulos, e perdemos o único lateral que tínhamos. Mesmo assim o ABC vencia até aos 35 do segundo tempo.

Torcer agora pra Givanildo e a diretoria entenderem e aceitarem os erros, pra não voltarem a cometê-los no futuro.

Um comentário:

Anônimo disse...

O problema não foi o FIASCO; o problema foi PERDER mais uma vez do FRAQUÍSSIMO timinho do ASA DE ARAPIRACA, com uma folha de salários umas 10 vezes MAIOR !. E o pior: perder de VIRADA DENTRO DO NOSSO ESTÁDIO, com torcida, etc.
O problema é o ABC F.C> não fazer logo nos minutos iniciais, uns 3, 4 gols. 1 X 0 NUNCA FOI SEGURANÇA NO PLACAR PRÁ NENHUM TIME. Eu sou adepto (isso há anos, desde os famosos jogos com time de botão (1968, 1972, e por aí vai)DO ATAQUE É A MELHOR DEFESA !. Os anos vão passando e o time do ABC não aprende essa REGRINHA tão fácil !...