quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

A Arena das Dunas é, por concessão, da OAS, e não do governo do RN

Engraçado como tem gente que não consegue entender como funciona o contrato de construção e concessão dos estádios da Copa, em especial a Arena das Dunas.

Das 12 sedes da Copa de 2014, algumas são obras públicas - como o caso do Maracanã e do Estádio Nacional em Brasília, e outras são parcerias Público-Privadas, como é o caso da Arena das Dunas.
(sugiro darem uma passada no site http://www.copa2014.org.br/ e ver obra por obra qual é pública e qual não é).

O Maracanã e o de Brasília são obras públicas, construídos com dinheiro nosso, do contribuinte.

A Arena das Dunas não. É uma PPP onde o estado entra com o terreno, execução e administração da obra. A OAS constrói e depois da Copa ela fica sendo "dona" do estádio durante o tempo estabelecido em contrato (eu acho que é por 20 anos). A OAS, inclusive, pediu dinheiro emprestado ao BNDES para a poder construir.

Um dos pontos mais positivos da PPP é a possibilidade de que o parceiro privado fique responsável pela gestão do ativo público durante grande parte de seu ciclo de vida: construção, operação e manutenção (ao fim do prazo de vigência do contrato, os bens retornam ao controle do poder público). Nas PPPs, portanto, o parceiro privado tem incentivos para escolher o modo mais eficiente de executar a construção (reforma, no caso), levando em consideração que será também o responsável pela operação e manutenção da infraestrutura construída pelo prazo da concessão.
(Tirei isso do site: http://www.pppbrasil.com.br/portal/content/artigo-est%C3%A1dios-da-copa-contratos-p%C3%BAblicos-e-melhor-uso-de-recursos-p%C3%BAblicos)

Estranho o presidente da FNF (que já fez cagada na tabela do estadual 2012 em detrimento do ABC) vir a público (ver matéria da Tribuna http://tribunadonorte.com.br/noticia/fnf-quer-protecao-a-clubes/244274) dizer que "os cariocas foram bem mais habilidosos e inseriram cláusulas no contrato deixando os clubes numa situação bem confortável para negociar com a empresa vencedora da concorrência pública.".

Ora presidente, a construção do Macaranã é pública!
Aliás, coisa que eu acho completamente errada. A adminstração pública deve construir escolas e hospitais, e não estádios.
Nesse ponto o Rio Grande do Norte foi muito, mas muito mais avançado que o Rio de Janeiro.

Portanto, no meu entender, o os cariocas não foram habilidosos.
Os potiguares foram!

Vejam que nada impede da OAS firmar contrato com quem quer que seja, ABC, américa, ou qualquer outro time.
Aliás, o ABC subindo pra Série A ou mesmo jogando Copa do Brasil, obviamente em jogos de público maior, a Arena da Dunas pode ser uma opção vantajosa.
Basta, claro, colocar no papel e ver se vale a pena.

Presidente José Vanildo, se "habilidoso" quer dizer "esperto", os cariocas foram.
A obra foi toda construída com dinheiro público, caríssima, e agora parece que vai ser "alugada" para algum time do estado por um preço, digamos, bem camarada.

2 comentários:

fernando disse...

Alexandre zé vanildo sabe de tudo isso! O que ele esta fazendo e com ajuda de cabras safados da imprensa local nada mais é do que fumaça para ver se sobra qualquer vantagem para ele. Desde quando se falou em copa do mundo aqui que ele vem tentando se imprenssar. Na minha opnião ele não passa de um nilson gomes melhorado.

Fernando Lucio disse...

O que acontece é o seguinte: ninguém conhece ou pelo menos ninguém divulga os termos dessa PPP que foi firmada para o Arena das Dunas. A obscuridade ainda prevalece. Outrossim, ainda que a ideia de um estádio ser construído por uma PPP seja melhor doq integralmente pelo poder público, é preciso conhecer os termos da PPP para sabermos se ela fere ou não fere o interesse público. O estádio Arena das Dunas está fadado ao fracasso, uma vez que seus custos de manutenção e por conseguinte de locação serão altíssimos. Não precisa ser muito esperto para perceber que Clubes como ABC, que já tem seu estádio, e o América, que está construindo o seu, não irão usufruir do Arena das Dunas, a ponto de justificá-lo. Eventualmente, sim, poderão utilizá-lo, mas só eventualmente. A verdade é que se o Arena das Dunas conseguir ser viabilizado, o futebol deverá ter pouca relevância para ele. E enquanto não conhecermos amplamente os termos da PPP, não dá pra saber em que medida o povo potiguar irá pagar a conta dos altos custos do Arena das Dunas.