segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Sócio não falte! Hoje tem eleições no Mais Querido

Muito legal ver eleições em um clube de futebol. Democracia e transparência!
Qual outro clube do RN tem isso?

Como o Gringo falou em seu blog, "o processo eleitoral de um clube de futebol interessa apenas aos seus torcedores, sejam sócios, conselheiros, ex-presidentes ou qualquer outro tipo de modalidade. Cabe a imprensa noticiar que chapas concorrem ao pleito e ponto final."

Vamos fazer (copiar do Gringo, hehe) um resumo das eleições de hoje no Mais Querido:

Os sócios do ABC que estão aptos a votar (pouco mais de 3 mil pelo que soube) não votam para presidente do clube nem também para escolher o presidente do Conselho Deliberativo. Tem gente pensando que vai votar para presidente! Ou para presidente do CD.

Não é assim.

Os sócios aptos votam em uma das chapas onde constam os nomes dos candidatos a conselheiros do ABC.

Vale lembrar que o sistema adotado em boa parte dos clubes é o chamado sistema misto. Depois de encerrada esta votação por parte dos torcedores, de forma proporcional e de acordo com os votos de cada chapa é que se terá o novo Conselho Deliberativo.

E este Conselho Deliberativo eleito é quem vai escolher o presidente do CD. Ou seja. O novo Conselho Deliberativo do ABC, de qualquer forma, terá membros das duas chapas lançadas.

Depois de formado o novo Conselho Deliberativo é que se parte para a eleição do presidente do Conselho Deliberativo onde somente os conselheiros votam. E depois de eleito o presidente do CD é que se parte para a votação para presidente do clube (onde também somente os conselheiros votam).

Em resumo. Independente do resultado das urnas dos votos dos sócios, o Conselho Deliberativo do ABC terá componentes das duas chapas.

É bem óbvio.

E caberá a eles escolherem o presidente do CD e finalmente o presidente do clube.

O fato é que a eleição é hoje, e começa ao meio dia, terminando às 20 horas. Vamos comparecer.

Um comentário:

SOU+ABC disse...

JÁ VOTAMOS, EU E MINHA ESPOSA!!