sábado, 26 de maio de 2012

Analisando o ABC que iniciou a Série B 2012

Vou tentar analisar o novo ABC desse início de campeonato, assistindo a nova Seleção Brasileira que já tá vencendo a Dinamarca por 2 a 0.

Vou "pontuar" cada tópico, como faz meu colega Leonardo do Blog Música do Gol.

1 - Contratações

Nesse começo, o ABC fez contratações do céu ao inferno. Indiscutível a contratação de Andrei no gol. Também já adianto que Pedro Silva (olha a minha responsabilidade) que sem nem entrar em campo ainda, é do mesmo nível que o nosso atual goleiro. De resto - começando por Guilherme - são jogadores de Série C.
E se não jogadores de Série C, com eles o ABC cairá.
Daí vem a discussão financeira sobre as contratações. O ABC, o américa e acho que o Guarani, foram os clubes que solicitaram adiantadamente o repasse a que tem direito da CBF/Globo.
Esse dinheiro adiantado serviu pra contratar esses jogadores ai?
Se foi isso, o ABC acabou de desperdiçar outro milhão (já tinha feito isso quando perdeu vergonhosamente para o Vitória, saído precocemente da Copa do Brasil).

Os poucos méritos, e as desastrosas contratações tem que ser creditadas na conta da diretoria.
Essa conta tem que ser equalizada agora, no início da competição. Senão, já era!


2 - Tática até agora

O ABC foi melhor contra o Ipatinga do que contra o Joinvile, taticamente.
O treinador foi melhor.
Houve, na verdade, uma regressão tática com o segundo jogo. Mantivemos o 4-4-2, com 3 volantes o jogo inteiro. Ou alguém ainda acha que Jérson é meia? Brincadeira achar isso.
Enquanto esteve em campo, Jérson foi o único jogador que vinha à defesa buscar a bola pra começar alguma coisa. Coisa que nunca dava certo.
Guilherme se escondeu a partida inteira.

É verdade que o time de Leandro Campos veio fechado.
Mas é assim que vão jogar 90% dos times que vem ao Frasqueirão. Márcio Goiano tem que saber sair dessa armadilha.

E como se sai disso?

Vanderlei Luxemburgo, quando "era" o melhor técnico do Brasil não tinha dúvida: quando o time adversário está fechado, sem chance de gol, a única forma é bola alçada na área. Ele substituia o time com 2 atacantes altos, e toda jogada era com cruzamento pra eles. Sem contar com as faltas e escanteios, onde a defesa ia atacar.
O ABC tem Washington com essa característica e não utiliza.

Além de não usar Washington, os cruzamentos do ABC estão horrorosos!
Ontem, TODOS os cruzamentos foram fechados, TODOS na mão do goleiro. As faltas cobradas por Guilherme, os poucos cruzamentos de Murilo, os quase nenhum de Airton, ou foram todos na mão do goleiro ou começaram tão alto, que deu tempo do goleiro chegar à bola.
Pra não queimar o lateral Airton, ele sabe jogar bola sim. Mas parece que ele se doa muito no primeiro tempo, corre demais. Ele é muito forte mas gasta todas suas energias no primeiro tempo. No segundo, não tem mais fôlego. Ele tem que saber dosar isso, ou se preparar melhor fisicamente.

Mas a bola alçada na área não é a única solução contra time fechado. O talento é outra solução.
Ano passado tínhamos Cascata, que desequilibrava. Desde a saída dele, não temos mais talento.
Esse ano Jérson e Raul, na fase final do primeiro turno do estadualm esboçaram uma boa dupla de meio. Isso desapareceu durante todo o segundo turno. Se foram problemas externos ou "putaria" como alguns falam, isso tem que ser resolvido ontem. Eles são profissionais e recebem salário, como eu ou você. Na minha empresa, eu já estaria demitido.

Vendo o jogo do Brasil agora, percebe-se a marcação forte, dentro do campo do adversário, marcação adiantada do meio e dos atacantes do Brasil contra a Dinamarca. Ontem, o ABC não faz isso em nenhum momento. Isso sim é algo a ser cobrado do treinador.
Ele não exigiu isso do time, e também não mexeu taticamente em nada ontem.

3 - Arbitragem

A diretoria não vai reclamar à CBF arbitragens medíocres como a de ontem?
Ridículas a penalidade não marcada, as faltas invertidas, as jogadas paradas por lances bobos, a quantidade de mão na bola do time do Joinvile não marcadas.
A começar assim, o ABC vai sofrer muito na mão dos juízes no Frasqueirão.

4 - Próximos jogos

O próximo jogo é contra o Barueri, em Barueri.
O ABC vai sem pressão alguma. É um time novo, treinador novo, e joga fora de casa na terceira rodada, sendo 2 jogos fora e 1 em casa.
Não existe pressão como já envenena Marcos Lopes em seu blog (clique aqui para ler).
Pressão sim é em casa, sempre! Em casa, é pra vencer.
Independente do resultado contra o Barueri (que eu acredito em uma melhora de nosso time, afinal não tem como piorar), o quarto jogo contra o São Caetano que perdeu os 2 primeiros jogos (contra o ASA em São Paulo e contra o Avaí em SC) é pro Mais Querido vencer.

7 comentários:

Anônimo disse...

Sobre a arbitragem, você trocou as bolas, pois o Joinville teve um gol legítimo anulado. Assisti ao jogo pela TV, e no replay ficou comprovado que o atacante não estava impedido, conforme comentários do analista do canal PFC.

Alexandre Costa disse...

Não troquei as bolas.
O BANDEIRA - e não o árbitro - assinalou o impedimento. Impedimento que APENAS pelo replay pode ser tirado a duvida.
O árbitro inverteu faltas, não deu o penalty e tudo mais que eu falei.

Luciano disse...

Só sei q estou muito preocupado com tudo:time e diretoria! A diretoria desde a final do estadual nao se pronucia a respeito daquela jogo ridículo! O que aconteceu finalmente com o elenco e o LC depois daquele jogo em Salvador contra o Vitória?
Cadê a diretoria q nao se comunica mais com a torcida? O que está acontecendo dentro do ABC para esse silêncio todo? Alguns falam em dificuldades financeiras, algo realmente inacreditável, já que temos várias fontes de rendas...Ou será que temos também várias fontes de sangria? Tudo especulação apenas por causa do silêncio da diretoria.

Edilson disse...

O Brasileirão está só começando, mas a torcida já está decepcionada com as atuações do time e a conseqüente perda de pontos importantes dentro de casa. Sabemos que o campeonato é longo, ainda vamos disputar muitos jogos e que podemos mudar toda esta situação, mas o problema é um pouco mais sério. O time ainda está em formação, mas já sabemos que não vai melhorar muita coisa, pois os contratados até agora não demonstram a menor intimidade com a bola.

BLOG DO MÚRCIO - http://edmurcio.zip.net/

Edilson disse...

Ainda estamos no início do campeonato e podemos reverter, mas se formos esperar que estes jogadores contratados até agora entrem em forma, ganhem entrosamento e façam alguma coisa, estamos perdidos. Precisamos urgentemente, não sei como, tirar do DM e colocar em forma nossos melhores jogadores, que são Renatinho, Alison, Basílio e até Luisão, que bastou jogar uma partida para mostrar que sabe jogar. Temos que contratar ainda, se quisermos continuar na série B do ano que vem, no mínimo um lateral direito, um volante pegador, um meia autêntico e um atacante digno das tradições alvinegras, que venham para jogar e serem ídolos.

BLOG DO MÚRCIO - http://edmurcio.zip.net/

Nilton disse...

Boa analise

Edilson disse...

O campeonato prossegue e para não nos tornarmos eternos chorões e repetitivos nas reclamações por melhorias e contratações, acho melhor nos conscientizarmos com a realidade que temos hoje e a partir de agora agirmos como torcedores de um time que vai brigar para não cair, para não nos decepcionarmos mais ainda quando a situação ficar fora de controle. Depois, o que vier além é lucro.

BLOG DO MÚRCIO - http://edmurcio.zip.net/