sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Num falei? (parte II)

Matérias dos jornais de Natal nesses últimos dias:

Prisões, propinas e fraudes no Detran, na Tribuna

Envolvidos na Operação Sinal Fechado poderão ser indiciados em seis crimes, no Diário

Juíza decreta sequestro de bens do ex-governador Iberê Ferreira, do Diário

Consultor geral do Estado diz que contrato com a Inspar estava cheio de falhas, do Diário

"A Operação Sinal Fechado, deflagrada ontem pelo Ministério Público Estadual, resultou na prisão de 12 pessoas, apreensão de centenas de documentos, dezenas de computadores e no sequestro judicial de bens dos envolvidos estimado em R$ 35 milhões. As investigações não se resumiram ao processo licitatório para a implementação da inspeção veicular do qual o Consórcio Inspar saiu vitorioso e cujo processo foi cancelado pelo Governo do Estado em fevereiro passado. As análises dos promotores identificaram que o processo fraudulento no Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN) remetia ao ano de 2008 e se dividia na cobrança de taxas pelo Instituto de Registradores de Títulos e Documentos de Pessoas Jurídicas (IRTDPJ/RN) e pela Central de Registro de Contratos (CRC)".

"A juíza da 6ª Vara Criminal de Natal, Emanuella Pereira Fernandes, ordenou o sequestro de todos os bens (imóveis e veículos) de 16 dos investigados pelo Ministério Público Estadual (MPE), supostamente envolvidas com atos de corrupção no âmbito do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN). Entre eles o ex-governador Iberê Ferreira e o ex-senador João Faustino, além de nove empresas possivelmente envolvidas com a fraude denunciada pelos promotores. A operação deflagrada nas primeiras horas desta quinta-feira (24) foi batizada de “Sinal Fechado”".

"A operação sob o julgamento da magistrada potiguar contou com o apoio dos Ministérios Públicos dos Estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, e a colaboração da Polícia Militar do RN, com diligências simultâneas nas cidades de Natal/RN, Parnamirim/RN, São Paulo/SP, Curitiba/PR e Porto Alegre/RS.
A investigação, conduzida pela Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público da Comarca de Natal, com o auxílio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/RN), descortinou uma organização criminosa que atuou no âmbito do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN/RN), com ramificações em outros Estados da Federação, no período de 2008 a 2010.
O objeto inicial da apuração foi o contrato da inspeção veicular ambiental no RN. O MPE/RN garante que a quadrilha fraudou desde o processo de elaboração da lei, em meados de 2009, até o processo licitatório, em 2010, chegando ao ponto de determinar o modelo de prestação do serviço — por meio de concessão —, o que permitiria a obtenção de elevados lucros com o contrato, em detrimento do erário e dos cidadãos potiguares."

Prisões deferidas:

George Anderson Olímpio
Marcus Vinícius Furtado
Alcides Fernandes Barbosa
Carlos Alberto Zafred
Flávio Ganen Rillo
Nilton José Meira
Edson César Cavalcante
Caio Biagio
José Gilmar Lopes
Carlos Theodorico Bezerra
Marco Aurélio Doninelli
João Faustino Ferreira Neto
Marcus Vinícius Procópio
Fabiano Lindermberg Romeiro

Do BlogARCosta: Parabéns ao MP do Estado. Operações como essas tem que ser feitas regularmente. São operações difíceis, que envolvem nomes importantes do estado, por isso os nossos parabéns MESMO. O erário público não é a casa da Mãe Joana, e ele é a fonte de nossa saúde e educação. O estado do RN precisa evoluir. Operações policiais como essa - vistas nacionalmente com mais frequencia originadas pela Polícia Federal - também precisam ser feitas em âmbito estadual.
A roubalheira corre solta!
A gente que sua pra conseguir nosso salário corretamente - e com orgulho - se sente feliz quando o poder público atua dessa maneira.


Vamos parar de idolatar políticos famosos do estado, sobrenomes, famílias.
Isso não existe!
Uma pessoa que entra na política, tem que fazê-lo pensando na população, SOMENTE ISSO.
Política é para o público!
As eleições de 2012 estão ai.
Por favor, escolham seus candidados pelas propostas! Ouçam o que ele tem de sólido por fazer pela sua cidade.

Nenhum comentário: