sábado, 20 de agosto de 2011

Sem medo de falar os 10 erros do ABC

  1. Posse de bola: a bola quando o ABC está com a posse, parece batata quente. Todos querem se livrar rapidamente dela, e tem jogador que se esconde em campo para não receber. Isso é mais fácil de notar quando o ABC está dentro do campo do adversário. Quando a bola tá no campo do ABC, nossos zagueiros tem até mais tranquilidade que nosso meio de campo com a bola.
  2. Frasqueira nervosa: Concomitantemente ao erro número 1, a Frasqueira pega muito no pé do jogador do ABC, exigindo que ele vá logo para o ataque com a bola de qualquer jeito. Erro da Frasqueira. O jogador - seja qual for o time - não pode arriscar bola. Nosso jogadores não devem passar bola no sufoco para o ataque só porque a torcida tá gritando. Girar a bola, voltar quando necessário para a zaga, volante voltar pra pegar a bola, isso deve acontecer para que a posse seja mantida com nosso time. O correto é ir procurando um espaço até ele aparecer. Posse de bola deixa o time adversário nervoso. E com a Frasqueira desse jeito no pé quem tá ficando nervoso são nossos jogadores.
  3. Experimentar um armador: 3 volantes é um esquema muito bom para quem joga fora. No meio nós temos Cascata, que é um meia-atacante, e não um meia-armador. Cascata raramente troca passes com alguém, é seu estilo. Talvez Chimba. Vi uns vídeos no Youtube de Lins e percebi que o camisa 10 da Ponte em 2010 era Fabiano Gadelha, que nosso diretor de futebol chama de ex-jogador. Quase todas as bolas de gol de Lins saem de Gadelha, ex-jogador. Se o ABC não gosta de Gadelha, que contrate outro armador, pois estamos precisando.
  4. Minha desconfiança nas cirurgias em Natal: Irineu, Ricardo Oliveira e mais recentemente Basílio sofreram lesões e foram operados aqui em Natal. Nenhum dos 2 primeiros se recuperou até agora. Sinceramente, nosso melhor hospital ainda é o avião pra São Paulo, indubitavelmente. Submeter nossos melhores jogadores a cirurgias locais não é uma boa. Está se vendo isso claramente agora. Torçamos para uma grande recuperação de todos, mas creio que a decisão de se fazer cirurgias - ainda mais de ligamento cruzado - aqui foi errada.
  5. Lateral direita complicada: Pio, Nêgo e Samuel. Pra mim, nenhum dos 3 ainda vingou. Li alguns comentários de blogs parceiros e de pseudo-jornalistas de Natal elogiando Samuel ontem. Eu torci muito pelo cara, mas não foi uma atuação melhor que a de Max na zaga, por exemplo. Pio ainda joga melhor nessa posição. Ele só precisa não subir tanto, pois sua retaguarda é frágil. Erro que se concerta com um volante marcando a sobra. Pio pode ser nosso lateral e participar mais de jogadas com o meio, com os volantes, e não aprofundar pela ponta. O problema de Pio é que aparentemente (falo assim porque não conheço o jogador pessoalmente) ele tem um gênio forte. Não aceita ser substituído, quer bater todas as faltas do ABC, quer resolver quando estamos perdendo dando chutões a esmo, e futebol não é assim. O comportamento de Pio precisa ser acertado.
  6. Volantes muito juntos um do outro: Ontem percebi que os 3 volantes jogaram muito juntos, pertos um do outro. Teve vários momentos em que 2 volantes do ABC foram na mesma bola. Não to falando de 1 na bola e outro na cobertura: to falando de 2 na bola mesmo. Erro crucial de marcação. O treinador precisa acertar o posicionamento de zona de cada jogador do meio de campo. 2 em uma bola significa 1 jogador adversário sobrando. Foi assim que a Ponte jogou melhor ontem.
  7. Treinamento, treinamento, treinamento: O técnico chegou há 1 semana e ainda não conseguiu fazer um treino ao seu estilo. O ABC mudou sim sua postura. Não temos aquela "bunda na parede" como há algumas rodadas. É um avanço. O treinador tem 1 semana de tempo para fazer algumas coisas que ele tem na cabeça, para o jogo contra o Americana. É um jogo para 3 volantes. Mas já podemos treinar com 1 meia a mais.
  8. Amplitude de jogo: O ABC armou vários contra-ataques ontem e sempre afunilava a jogada. Afunilar é jogar pelo meio. O meio é onde ficam os zagueiros adversários. O correto é abrir, ampliar pelo lados sempre. Isso faz com que a zaga se abra e aparecem espaços no meio para passes corretos. Além, claro, de jogadas de linha de fundo, pouquíssimas vezes exploradas ontem.
  9. Treinamento, treinamento, treinamento: Volto ao tema, porque precisa. O ABC precisa treinar jogadas ensaiadas, precisa treinar faltas (olha o gol da Ponte ontem), não temos batedor de faltas com categoria, não temos jogadas de escanteio, nem saídas de lateral (essas não tem impedimento). Precisamos treinar a posse de bola, independente da Frasqueira pegar no pé (o Flamengo joga assim, o Barcelona também), e treinar jogadas aéreas ensaiadas.
  10. Goleiro do ABC: não vou me esconder no quesito goleiro. Welligton não teve erro total no lance do gol de ontem. O gol foi impedido e o erro maior foi da zaga. Erro maior ainda é da Frasqueira (de novo) ficar vaiando um jogador titular do ABC, ainda mais sabendo que ninguém substitui goleiro durante o jogo se não for por contusão. Vaiar goleiro assim é prejú total. Se Alex Alves que chegou tiver condições de jogo, ele é um goleiro mais experiente. Senão, prefiro Welligton.

Um comentário:

Jacson Artson disse...

Concordo plenamente que a frasqueira esta cometendo um tremendo erro ao vaiar o time durante o jogo!!!

Tb concordo que o gol da ponte não foi falha exclusiva do goleiro, até pq Max estava na jogada e não alcançou a bola, isso sem falar no impedimento.

A torcida tá muito ansiosa pelo ataque e fica na pressão toda hora, isso faz com que alguns jogadores queiram lançar a bola para o ataque toda hora, batendo e voltando. Entendo que isso tb se dá em função dos ultimos resultados, mas...

Vamos esperar o próximo jogo e torcer que sejamos mais felizes.