terça-feira, 19 de julho de 2011

Já chega!

Já chega de passar a mão na cabeça de dirigentes errados, mesmo o ABC estando bem.
Vou usar o termo ERRADO até porque não sei a que ponto está esse erro.
Usando como referência o código de trânsito, esse erro pode ser IMPRUDÊNCIA, IMPERÍCIA OU NEGLIGÊNCIA. Isso porque eu não quero dizer que estão usando de MÁ FÉ.

Olha, o futebol do ABC vai muito bem, obrigado.
Nada contra o treinador Leandro Campos, nem contra jogador algum querido por mim e pela torcida. E por ai passam Cascata, Leandrão, Renatinho, Basílio, Ricardo e um monte de outros.
Sem falar no marketing, programa sócio-torcedor e correlacionados. Tudo 100%, nada a reclamar.
Também não gostaria que alguém achasse que estou "tumultuando o ambiente". Até porque como sócio-torcedor, torcedor, frequentador de treinos, boleiro e blogueiro sobre o Mais Querido, e eu quero é sempre ver o sucesso de meu clube.
Lembrando que como sócio-torcedor eu tenho direito a voz e voto em eleições dentro do clube.

Ponto.

Agora, essa história de jogador do ABC ser vendido a torto e a direito em um EXCELENTE momento que o clube passa no Campeonato, pode por o bom trabalho feito por LC fora. Estamos vendo que não temos reposição com a mesma qualidade técnica, e só jogadores titulares estão indo embora pro exterior.
Vejam que no jogo contra o Sport jogamos sem Bombinha (Malaquias foi o titular), sem Bileu e sem Basílio, suspensos. 3 titulares derrubaram nossa invencibilidade. Hoje temos Makelelê com ritmo de jogo. E pro lugar de Bileu? E pro lugar de Bombinha?
Leandrão e Cascata são não foram embora porque a família não quis! O dinheiro lá fora era muito grande! Mas com João Paulo (que já foi de vez), Bombinha (foi também), e provavelmente Makekelê a tentação está sendo grande e pode não haver jeito.

As perguntas que ficam :

- Porque só do ABC é que propostas da Coréia/Irã/China chegam jogadores vão embora?
- Porque todos os times da Série B - principalmente os grandes - estão contratando e não o ABC? Qual a dificuldade?
- E sobre a receita total do ABC. Ela não cobre a atual folha de salários (que um dos vice-presidentes falou que é uma das mais baixas da Série B) e sustenta novas contratações, até porque novos patrocinadores continuam a chegar?
- Porque Malaquias SEMPRE é titular e Max NUNCA tem chance? Estamos falando em ambos os casos de jogadores recém-contratados. É um caso claro de dois-pesos-duas-medidas.

Transparência! É a única coisa que queremos.

Quando as coisas são feitas com transparência, não há críticas. Mesmo que o ABC faça errado algo, sabendo exatamente com transparência, a torcida não reclama.

Acabei de ouvir a entrevista do vice Flávio Anselmo na antiga Rádio Cabugi.

E algumas coisas não ficaram claras. Eita repórter fraco que não faz as perguntas corretas.

Primeiro que bom que Makelelê vai ficar, é a melhor notícia da semana.
É, na verdade, a primeira grande contratação depois que Bombinha foi embora.

Mas é bom comentar a entrevista de Flávio Anselmo:

Anselmo falou que "comentavam que o clube tinha contratado muitos volantes, mas a gente sabe o que está fazendo".
- Quem comentou isso não conhece o esquema de LC, que trabalha com 3 volantes em campo.

Anselmo falou: "respeitem a direção do clube, que aqui dentro ninguém está oferecendo jogadores.".
- Respeito, claro! Mas respeite também a Frasqueira! E a Frasqueira quer transparência! Quando não há transparência em informações, ou elas são divulgadas aos poucos, a torcida (eu me incluo) ficamos pensando do porquê que a coisa é tão enrolada.

Anselmo disse: "contratamos dois meias, o Diego e o Victor Hugo para substituir o Cascata. Mas eu pergunto, quem é que tem coragem de tirar o ídolo do time?".
- Anselmo, Cascata sai no segundo tempo de todo jogo! TEM que haver um substituto a altura dele. E me desculpe esse jogador não é Diego (só se for o Diego ex-Santos). Cascata também leva cartão amarelo, e também se machuca. E ai?

Anselmo disse: "O ABC vai vender jogador sim. Tem que acabar com o clube viver só de ajuda de abnegados."
- E quem tá dizendo que não pode vender? Mas tem que COMPRAR também. Estamos vendo chegar a hora do ABC jogar com o time titular do estadual de 2010! Porque jogar com o time do estadual desse ano já está acontecendo.

Anselmo falou que "Leandro Campos só sai do ABC no dia que ele quiser. O problema dele talvez seja porque nos deu um campeonato brasileiro, um titulo inédito. Ele trabalha sério e não vai ser uma ou duas derrotas que vão tirar ele daqui. Aqui nós trabalhamos com planejamento".
- Amigo, ninguém quer a saída de LC. O que queremos é que ele tenha em mãos jogadores perfeitos para seu esquema. No momento LC não tem. Daí vem o seu "planejamento". Ele previa a venda de jogadores pra Coréia?

Vou contar uma coisa pra vocês.
Há uns meses atrás o BlogARCosta enviou um email para a diretoria do Mais Querido, informando a existência de um jogador, um zagueiro, que estava no futebol Maranhense.
Era um grande jogador, barato, novo. Fácil pro ABC.
Não queria nada em troca, até porque não entendo nada de transação de jogadores.
Mas entendo de futebol.
Não sei se o ABC entrou em contato.

Hoje, vejo a matéria na internet:
Fluminense-fecha-com-robinho-ate-o-fim-do-ano-20110715.html

Adivinha quem era o jogador que eu indiquei pro ABC?

Flávio Anselmo: Que bom que a Makelelê ficou. Mas contrate logo 3 jogadores para suprir os que saíram. Não precisa ser medalhões, já passamos por novelas com medalhões. Queremos jogadores técnicos, de qualidade, novos - como Robinho do "agora" Fluminense - ou não.
Existem muitos Robinhos por ai.
Basílio era um Robinho, Cascata outro.
Se o tempo passar e não contratar, Leandro Campos pode acabar em uma situação de 3 ou 4 desfalques em uma partida, como aconteceu com o Sport.
E ai não podemos culpar o treinador.

5 comentários:

Anônimo disse...

Transação de atletas: “O ABC vai vender jogador sim. Tem que acabar com o clube viver só de ajuda de abnegados. O ABC será um dos clubes exportadores de jovens jogadores do Brasil, tudo dentro da maior transparência, graças ao trabalho que está sendo feito pelo professor Didi Duarte. O clube tem que vender atletas sim, enquanto nós estivermos aqui vamos negociar sim e transformar o ABC em um clube exportador”
______________________________________________________________________

Não vejo essa transparência toda nas transações dos nosso jogadores da base não!!!

Por quanto foi vendido joão paulo???

Por quanto foi vendido felipe bezerra???

Por quanto foi vendido denner???

Por quanto foi vendido Juan ‘filho de barata”???

Responda ai Flavio Anselmo!!!

Anônimo disse...

Amigo, tenho lido muita coisa a respeito da venda de jogador e o pedido de alguns que se divulgue os valores das transações abertamente para todos.
ALGUNS QUEREM QUE O ABCFC DIVULGUE SEU BALANÇO FINANCEIRO COMO UMA PREFEITURA DEVE FAZER EM UM PORTAL DA TRANSPARÊNCIA.

ISSO SÓ PODE SER UMA BRINCADEIRA!!O ABCFC É UMA ENTIDADE PRIVADA E COMO TAL, ALGUNS NEGÓCIOS, INCLUSIVE A VENDA DOS JOGADORES deve ser mantida no mais absoluto sigilo. Este tipo de questão, SOMENTE DEVE SER DISCUTIDA NA PRESTAÇÃO DE CONTA JUNTO AO CONSELHO
DELIBERATIVO. A COISA DEVE FUNCIONAR ASSIM POR UMA QUESTÃO ESTRATÉGICA, MERCADOLÓGICA.

O SÓCIO DEVE A MEU VER PRESSIONAR O CD (JUDAS, EMILSON, AGNELO,ETC,ETC) PARA QUE ESTEJÁ ATENTO A TODO E QUALQUER NEGÓCIO FEITO DENTRO DO CLUBE.
AGORA SE O CD NÃO ACOMPANHA DE PERTO ESSAS TRANSAÇÕES AI SIM OS SÓCIOS TORCEDORES E A FRASQUEIRA TODA DEVE CAIR DE PAU.

EU PARTICULARMENTE NÃO QUERO TER QUE ME PREOCUPAR COM ISTO. CADA MACACO NO SEU GALHO!!! É ASSIM QUE DEVE FUNCIONAR UMA GRANDE EMPRESA E PORTANTO UM GRANDE CLUBE. É ASSIM QUE DEVE FUNCIONAR O ABCFC.
ENTÃO, EU NÃO ENTENDO O PORQUE DESTA CONFUSÃO TODA!!

Elven J. Costa

Alexandre Costa disse...

Caro Elven. Bom revê-lo por aqui.

Alguns conceitos sobre Clubes de Futebol precisam ser esclarecidos.

Primeiro, o ABC não é uma empresa. Nenhum clube do Brasil é.
Clubes de futebol são associações civís SEM fins lucrativos.
A Lei Pelé apareceu para exatamente transformar um clube em empresa. Mas NENHUM clube do Brasil o fez.
Por que?
Porque transformando em empresa, o clube estará sujeito a todas as fiscalizações, transparências, contabilidade de uma empresa normal.
Os clubes brasileiros preferem continuar como "entidades não lucrativas" (na nossa lei é isso mesmo), para mascarar qualquer transação milionária, pois - agora é exatamente como você falou - só precisam prestar contas ao CD.
O problema é que o futebol agora é um negócio milionário! Jogadores são vendidos e comprados por milhões.
E pra onde vai esse dinheiro todo?
Essa é a questão.
Como entidade societária, o dinheiro tem que ir para todos do clube, para nosso benefício, para a estrutura. Pra mim também como sócio-torcedor.
Clubes como o São Paulo ou o Cruzeiro fizeram suas próprias leis para tentar diminuir as falcatruas milionárias dentro dos próprios clubes.
No SP, por exemplo, todo jogador é 100% do São Paulo, não existe jogador de empresário.
No Cruzeiro, em toda venda de jogadores o dinheiro deverá ser revertido em melhorias do patrimônio do clube.
E em todos os clubes grandes que a gente conhece no Brasil (Santos, Inter, São Paulo, Flamengo) todos sabem por quanto um jogador foi vendido. O clube divulga, a imprensa divulga e todos sabem quanto o clube lucrou na venda de seus craques.
O que o coleta anônimo perguntou é totalmente plausível. POr quanto foi vendido João Paulo?
Eu até pergunto, por quanto foi vendido Wallyson? Até esse está ainda com a transação obscura, pois colegas torcedores compraram quotas dele, lembra?
O ABC não tem obrigação legal nenhuma de fazer um portal da transparência.
Mas acho que o ABC tem obrigação legal de informar ao conselho e obrigação moral de informar aos sócios.
Eu me preocupo com isso primeiro por causa do atual momento do clube. Estamos bem e queremos melhorar ainda mais!
E me preocupo mais ainda porque o no final dessa administração quero ver o ABC com dinheiro em caixa.
Lembra-se quando caímos da série B pra série C? Tínhamos Zé Eduardo, Márcio Hahn, GAúcho, Augusto Recife, João Paulo e etc.
Mas o nosso problema naquele ano foi meramente FINANCEIRO.
E a camisa do ABC naquele ano tinha o mesmo tanto ou mais de propagandas.
Não quero o mesmo erro sendo cometido.

Anônimo disse...

Também concordo que haja transparência e fiscalização. Concordo que o sócio participe, eu sou sócio e quero por exemplo poder participar da escolha dos nossos futuros comandantes.
O que discordo é que essa informações sejam publicitadas para os torcedore e não torcedores(inimigos de mercado).A coisa tem que ficar no âmbito do clube e através deste mecanismo o sócio e aqueles que realmente querem o bem do clube, fiquem sabendo, informado.
Agora, volto a dizer, publicitar como alguns querem informações que para mim são estratégicas não é uma boa idéia.
ATÉ PORQUE AINDA NÃO TEMOS O CACIFE FINANCEIRO DO S. PAULO OU CRUZEIRO.

Anônimo disse...

Que Deus salve o ABC Futebol Clube.