terça-feira, 19 de julho de 2011

ABC vence américa duas vezes no mesmo dia, e é campeão potiguar

As duas partidas eram decorrentes da final do 2° TURNO do Campeonato Potiguar de 1993; o ABC tinha obrigação de vencer o américa no tempo normal e na prorrogação.
Nos 90 minutos o ABC venceu por 2 a 1, gols de Joãozinho (de cabeça) e Sérgio China (de falta) pelo ABC, forçando a existência de uma prorrogação de 30 minutos.
Na prorrogação, quase no último minuto, mais um momento iluminado de Sérgio China ao disparar um petardo e fazer o gol salvador no momento em que a torcida do américa já gritava e explodia o Machadão aos gritos de : É CAMPEÃO!
A história completa está aqui no blog Musica do Gol.

Ontem me encontrei com Leonardo, Joãozinho "Danadinho" e seu filho.

Conversamos sobre essa partida, sobre o ABC atualmente e sobre a Seleção Brasileira.

Vou fazer um resumo aqui desse bate-papo:

- Fazer gol de cabeça é difícil e é muito bonito. Joãozinho lembrou esse gol de cabeça da final de 1993, e também um gol que ele fez nos Aflitos de peixinho, numa noite de muita chuva. Golaço.

- Placar de 3 a 0 não é goleada. No futebol "moderno" passou a ser chamado de goleada exatamente porque os placares de hoje não são tão elásticos como os de antigamente; vide jogos do Brasil, do São Paulo, etc.

- Nem Alessandro Lopes nem Welligton tiveram culpa no gol de falta cobrado pelo goleiro do Guarani. A falta não foi feita perto da grande área e o gol teve méritos totais do goleiro.

- Hoje NENHUM jogador de futebol sabe bater faltas. Por que? Por que ninguém quer treinar. Daí aparecem GOLEIROS que são menos preguiçosos que jogadores e ficam treinando faltas.

Por fim, duas fotos de ontem:

Essa história aconteceu em 1993 e vou resumir aqui: