terça-feira, 21 de junho de 2011

O esquema tático do ABC


Muita gente criticando e também muita gente endeusando nosso treinador Leandro Campos, pela boa (poderia ser melhor?) campanha do ABC nesse início de primeiro turno.
Já dei minha opinião aqui: o ABC joga essa primeira metade de turno contra os times teoricamente mais fortes (como futebol é uma caixinha de surpresas nosso pior resultado foi exatamente com o adversário menos tradicional até agora). Somado a isso as 4 partidas fora e duas em casa, estamos bem sim.

No entanto, vc acha correto o atual esquema tático do clube?
Antes de achar certo ou errado, vamos primeiro entender como joga o Mais Querido?

Diferente do primeiro turno do estadual, LC joga com um 4-4-2 com 3 volantes. No primeiro turno o terceiro volante era praticamente um armador - Jackson, e os laterais mais contidos. Era um 4-4-2 "quadrado", onde o meio era formado por 2 volantes, 1 armador e um meia. Aliás, nem tínhamos lateral. Os Renatinhos se revezavam, sem que algum deles se sobressaísse. E na direita, eu nem preciso explicar.

Depois que LC "voltou" o ABC também mudou taticamente. Jackson passou a não ter mais vez, e definitivamente passamos a jogar com 3 volantes. Com a meia-cancha congestionada, os laterais passaram a subir. Isso foi muito bem observado nos jogos contra o Vasco, por exemplo. Tivemos Renatinho muito bem, e Pio quase que era vendido por suas boas subidas ao ataque. Aliás, Renatinho tem mantido um bom padrão de jogo desde que esse esquema passou a ser utilizado.

O esquema atua portanto com 4 zagueiros, 3 volantes, Cascata como número 1, e 2 atacantes.
Fui o primeiro a visualizar uma grande mudança no ABC na volta de LC. As primeiras partidas do segundo turno foram outras, da água pro vinho. As com o Vasco nem se fala.
Mas tudo não são flores. Esse esquema MATA Cascata. O ABC sempre vai bem no primeiro tempo - ganhou TODOS os primeiros tempos de partida essa série B (a menos do jogo do Vila Nova), mas no segundo tempo com Cascata muito cansado, caímos de produção. E se algo acontece com nossos volantes, a coisa piora ainda mais (vide Basílio no jogo do Salgueiro).

Deixando claro aqui, o ABC do "novo" LC está no 4-4-2 em losango, ou 4-3-1-2, que segundo o site do GloboEsporte é a tendencia desse Brasileirão.
Veja a matéria completa aqui: http://globoesporte.globo.com/platb/tabuleiro/2011/05/31/ceara-adere-ao-4-4-2-em-losango-tendencia-no-brasileirao/
O Ceará joga nesse esquema. O Santos e o Corinthians também.
Dá certo lá? No Ceará começou dando certo. Depois desandou. No Santos e Conrinthias funciona bem. No Ceará o problema do Cascata tá resolvido. O Cascata de lá - leia-se Geraldo - quando cansa entra Iarley. É pouco ou quer mais? Sai um grande jogador e entra outro do mesmo nível.
Por isso o ABC precisa URGENTEMENTE contratar outro camisa 10 de nível. Fabiano Gadelha, Rodrigo Fabri (acho que esse nem joga mais), é de mais um meia assim que precisamos. Senão esse esquema vai pras cucuias.
Vitor Hugo foi a escolha do treinador e da direção pra esse espaço, contratado recentemente. Mas ele precisa entrar em campo.

O Santos também joga no 4-3-1-2 em losango. Dos 3 volantes, Danilo e Arouca sobem mais para apoiar o meia, Elano. Coloquei a imagem do esquema tático do Santos para termos a idéia em campo do que Murici preconiza. Com uma possível volta de Ganso, Elano pode recuar para fazer a função do volante que sai mais, já que ele marca bem.

No ABC, LC já usa Basílio como primeiro volante, mas poderia efetivar Ricardo Oliveira pra jogar com Bileu segurando o ataque e cobrindo as subidas dos laterais.

Aproveito e peço para vcs darem uma olhada no esquema do Barcelona (um pouco mais abaixo), um 4-3-3 com 2 armadores. Um esquema muito ofensivo e que, por isso, sendo vulnerável, o time precisa necessariamente ter o quanto mais a posse de bola. E é bonito de se ver. Vejam o vídeo abaixo.

2 comentários:

Diego Ivan disse...

Boa analise.

Para mim está claro que o esquema do ABC é um 4-3-1-2, já que Cascata procura sempre a esquerda por pura solidão no meio dos volantes ABCdista e rivais. Se jogasse mais centralizado(Coisa que se mostra sempre improdutivo nesse esquema) Cascata certamente se encaixaria no losangolo do 4-4-2.

O problema desse esquema ABCdista é que ele será marcado, independente do que um craque como Cascata faça, principalmente por que o time não varia postura nem nomes entre os volantes.

Agora discordo de um detalhe, acho na verdade que Leandro Campos perdeu a vergonha de jogar com três volantes, pois até mesmo Claudemir e Jackson ele enquadrou nesse esquema. Ele não fez grandes mudanças táticas, somente colocou gente do oficio na posição de volante.

O detalhe sobre o 4-4-2 com o meio em losango, é que dois dos três volantes, ou pelo menos um, tenha características ofensivas. O exemplo do Milan Vice da Champions em 2005 com Gatuso, Pirlo, Seedorf e Kaká. O time Campeão de 2007 com Gatuso, Ambrosini, Pirlo e Seedorf, e ainda tinha o Kaká quase como atacante.

Repito o que percebi nesses últimos dias:

1- Esse esquema ABCdista será marcado.

2- Será que Leandro Campos é capaz de modificar o que vem fazendo desde o Estadual do ano passado? (É claro que variou como vc mostrou, mas basicamente até Claudemir e Jackson jogaram da mesma maneira que agora)

Segundona.com disse...

Visite o site segundona.com e envie as notícias do ABC, estamos aguardando vocês.

Segundona.com