sábado, 25 de junho de 2011

ABC vence mais uma: análise do jogo

Vou dividir essa resenha em tópicos, depois vc junta tudo e joga na fogueira de São João:

Por que Ricardo não é titular?
Depois de ver mais um jogo ruim de Marcos Vinícius, eu já pensava em postar aqui provocando o treinador LC.
Mas não vou fazer isso. Além do mais, Marcos errou quase tudo menos um lance crucial no segundo tempo, onde chegou na cobertura e impediu um gol claro do Náutico.
Eu penso que LC segurou o máximo a entrada de Ricardo nesse jogo pois sabia que os nossos volantes - pelo jogo pegado que eles fazem - receberiam o terceiro cartão. Bileu e Basílio não jogam contra o Sport. E o jogo é na terça; vamos precisar de Ricardo com fôlego pra partida inteira. Sem Bileu e Basílio, Ricardo volta com o provável Makelelê.
Portanto LC deve está fazendo um rodízio inteligente de jogadores, até por causa do jogo próximo na terça.
Se não for por isso, Ricardo é titular fácil no lugar de Marcos Vinícius.

Nêgo no lugar de Pio, sempre
Enquanto Samuel não entra (outra coisa q não entendo), Nêgo é titular tranquilamente pela direita. Pio, um reserva pra segurar o jogo no segundo tempo, do jeito que LC gosta.
Por isso mesmo, se Nêgo não tiver condições de jogo contra o Sport, vamos tentar Samuel. No segundo tempo, como LC gosta de recuar (vou contratar um cardiologista pros segundos tempos ABCdistas), Pio entra.

Jogadores diferenciados
Welligton, Basílio, Cascata, Leandrão e Bombinha são nossos pilares.
Diretoria, aumenta o salário de Cascata!! Olha o olho grande dos empresários!!!

A zaga foi muito bem
Leonardo entrou como titular, mandou muito bem em cima do ataque do Náutico, adiantando-se quando necessário e ficando na sobra sempre de forma perfeita. Alessandro também foi melhor do que no jogo anterior. Só tem que aprender a não levar aquele drible girado de corpo; pela segunda vez ele leva esse golpe, e quase que complica pro Mais Querido. Bileu e Basílio desarmam como time de série A. Marcos Vinícius destoa tecnicamente dos colegas, chegando a comprometer várias vezes, iniciando pelo menos uns 5 contra-ataques para o Timbú.

Alguém me responde esses porquês
Por que Malaquias ainda é titular (se quiser podem ler assim: Por que Malaquias é jogador de futebol) ?
Por que em seu lugar não entra o Éderson?
Por que no segundo tempo o ABC não mantém a mesma postura ofensiva, pelo menos em casa?
Por que LC não substitui os jogadores que receberam cartão amarelo, com risco de vermelho (aconteceu no Serra Dourada e hj tmb) ?

Jogo difícil contra o Sport
Diferente do ABC que vai pro jogo com vários desfalques, em vários setores de campo, o Sport Recife vem completo.
Apenas o goleiro titular é que sofreu uma fratura e não joga. Calaça já entrou no empate contra o Criciúma e tmb joga contra o ABC.
Aliás não só o goleiro, mas também o treinador é "reserva". Hélio dos Anjos foi demitido há uma semana e o interino escalará a equipe pernambucana ainda sobre pressão.
O Mais Querido pode se aproveitar disso. Marcelinho Paraíba é o 10 e Não vem jogando bem. O ABC pode "povoar" o meio de campo e congestionar tudo. É uma das alternativas.
Dor de cabeça para LC, que pode simplesmente colocar Pio como volante, fazendo dupla com Ricardo Oliveira, e Makelelê mais a frente. Nêgo ou Samuel seria o lateral.
É bom pra todo mundo!

7 comentários:

carlinhos disse...

Oi Alexandre,
Infelizmente não concordo com suas palavras quando se refere ao Pio. O Menino joga muito e defende bem também e como vc sabe, todos nós passa por momentos difíceis e ele deu uma queda.

Lembro muito bem o tratamento que a torcida deu a Bileu e a João Paulo e eu sofria muito observando a cabeça baixa deles que sempre deram tudo pelo meu time e a torcida ingrata não davam um apoio moral a eles, muitas vezes o que falta para eles melhorarem é isso.

Mas o profissional do futebol tem que se vacinar, Bombinha mesmo foi vaiado e sofreu chacotas, se ele não arregaçasse neste início de campeonato ele seria escanteado...

Eu estou com Leandro Campos, o homem que mais sabe de futebol no RN. Pode botar todos os comentaristas (bodejadores) numa bandeja e do outro lado apenas LC que tenho certeza, o LC é mais valioso.

Lembra de Robgol? Quando ele veio do Internacional, dispensado, a turma do rádio abria a boca e falava que ele não era jogador para o ABC por ser muito grande e desajeitado. Eu ria das piadas a respeito do boneco de Olinda e hoje rio dos comentários criticando o brilhante plantel que o ABC tem...

Mas graças a Deus que vivemos numa democracia. Eu escuto a sua crítica e vc escuta a minha... confesso também que estava com saudades dos seus comentários.

Anônimo disse...

Primeiramente gostaria de te parabenizar pela volta do blog. Pensamos de certo modo igual e fiquei feliz de ter voltado para comentar, com autoridade e lucidez, o que acontece com o nosso Mais Querido.

Agora entrei na onda de Twitter e lá muitos amigos torcedores baixam o pau em mim pelas críticas que faço ao modo de jogar do ABC, bunda na parede, 6 por meia-dúzia, Pio no lugar de Nêgo, Cascata sozinho e tal.

Mas como é provado no primeiro comentário deste post, tem gente que se acostumou a ver o ABC jogando o mínimo necessário para não perder.. e vencer. O nosso comandante ontem mesmo dizendo que o torcedor está tão acostumado a vencer que 1x0 tinha gente reclamando. E eu ainda vejo que na saída do estádio muita gente reclama, tanto que nosso comandante entrou no túnel debaixo de adjetivos nada amistosos da torcida.

No geral, quem vêm à internet está bem conformado com a invencibilidade e o G8, e até a cervejinha que o comandante ia tomar ontem, pois bem.

Não me acostumo a ver o ABC jogando com 3 volantes em casa, deixando Cascata sair todo jogo saturado sem ter quem o ajude, o nosso elenco se deixando levar pela covardia de com 1x0 e o Náutico botando pressão, demorar pra sair na substituição e levar cartão amarelo.

Atitudes como a da falta de compromisso da Lupo (ontem bem que tinha camisa pra vender no quiosque), jogadores que mesmo não mostrando nada em campo são escalados e outros que nem tiveram oportunidade de mostrar jogo e que sequer são relacionados, certas atitudes de dirigentes com a torcida e falta de coerência são fatos que me deixam revoltado e que pior: não posso externar essa revolta porque o ABC tá invicto e no G8.

Me perdoe pela franqueza, mas acontece que você é o último que ainda posta em seu blog algumas verdades que precisam ser ditas. Mas vai sofrer muito, como eu tô sofrendo, até de desequilibrado já fui chamado!

Abraço, pode estar certo que continuará a ter um assíduo leitor e companheiro de opinião.

Eduardo Jr

Diego Ivan disse...

Homi, pare de tirar xerox do que escrevo... Sacanagem, tô tirando onda...

Você sabe o que eu penso, tem certas coisas nesse time do Leandro Campos que é brincadeira. Falar em Pio titular em algum jogo é brincadeira. Quando ele entrou contra o Náutico o time perdeu completamente a chegada ao ataque. E isso acontece todo jogo em que Pio entra como titular. Reconheço que ele quebrou um galhão ano passado, mas de quebra galho o mundo tá cheio, o ABC precisa de alguém que resolva.

Não vou me aprofundar mais, até pq concordo com 100% do que você escreveu. Só digo que gostei do jogo, não sei por que fiquei satisfeito com o que vi, apesar de perceber todas as falhas recorrentes... Questão de ponto de vista eu acho.

Agora, sobre o que disse o Eduardo Jr. é tudo verdade. O policiamento contra quem não está satisfeito com o desempenho ABCdista é gigantesco. Parece ser até algo articulado de dentro do ABC. Se você soubesse os inúmeros desaforos que apaguei no BPA ultimamente, você se assustaria.

@diegoivan1982

Abraço!!!

carlinhos disse...

Alexandre,

Futebol é assim mesmo. Muitas vezes não sobra espaço nem pra razão e a emoção jorra pelos poros da pele.

Mas uma coisa temos que ponderar, se o conhecimento que tem um educador físico, especialista em futebol fosse comum a todos os comentaristas, locutores e torcedores, o salário dos técnicos de futebol não seriam tão altos.

No Japão os torcedores respeitão muito os técnicos de futebol, lá eles sabem que o conhecimento que eles tem esta acima do que torcedores possuem visto que falar de futebol é muito fácil, difícil é colocar em prática o planejado desenhado num papel para derrotar outra equipe.

Deus permita que no Brasil não se tenha comentarista e torcedor de operação cirúrgicas. Imagina só... o médico fazendo a incisão do paciente e o círculo de familiares gritando “corta pra direita ”, “burro, burro” ou um comentarista afirmando “morto por um corte, morto por dez” ou ”eu tenho certeza, esse médico já deu o que tinha que dá”.

Mas tirando a abstração acima, a torcida tem que ser mais serena, o que se faz dentro do campo é buscando a vitória e o acesso a série A (eu tenho certeza que esta é a grande meta de Rubens) más pra isso temos que ter a consciência que há do outro lado 11 jogadores com esse mesmo intuito.

Lembram que quando do fim da serie C, os comentaristas falavam que o time do ABC era fraco para disputar o estadual? Nesse time tem um jogador a mais que nenhuma torcida do Brasil deseja, “entrosamento” todos se incomodam e querem tira-la do campo.

Mas uma vez saúdo esse espaço do verdadeiro ABCdista...

Anônimo disse...

Quero saber qual time não está levando pressão após sair na frente nesse Brasileirão, tanto na série B quanto na série A ?
Reclamar que o ABC leva pressão no segundo tempo é bobagem, pois todos os times vão levar. Inclusive o ABC bota pressão quando sai atrás do placar. Isso é perfeitamente normal.
Portanto, preparem os corações !

MÚSICA F. C. ! A VOZ DAS ARQUIBANCADAS. disse...

ALEXANDRE, boa noite.

1) O melhor do BLOG não mercantil é a INDEPENDÊNCIA de opinião.

2) Nada contra a imprensa do RN, mas é que a amizade de alguns jornalistas com dirigentes termina, sem dívida alguma, tirando a imparcialidade do comentário.

3) Vida longo ao blogarcosta.

Até a próxima

José Leonardo

Alexandre Costa disse...

Pessoal, bola pra frente! Perdemos essa por erro sim de nosso treinador (que não pode entrar mais recuado do que tem entrado), mas o ABC é em minha opinião um dos melhores times dessa segundona.
Vamos pra cima!