sábado, 27 de novembro de 2010

Viva o Rio!

O que está acontecendo no Rio de Janeiro nesses últimos dias é uma reviravolta, uma mudança que há tempos é necessária.
O poder público demonstra sua força, sua inteligência, e a população percebe que o que está acontecendo é pra valer.
Conheço bem o Rio, pois viajo com frequencia pra lá, pelo menos 2 vezes por ano.
Fábio Costa, também do BlogARCosta, morou lá, fez mestrado na PUC. Temos, portanto, experiência e respaldo para falar sobre o assunto.

O que está acontecendo no Rio é uma demonstração de que TUDO pode ser feito nesse Brasil para melhorá-lo! Isso é, pra mim, um cala-boca para quem acha que Natal não pode ser sede de uma Copa do Mundo.

Todos sabemos que o Rio é uma cidade sem lei, onde os traficantes mandam.
Agora, se tudo der certo nessa operação atual, os traficantes mandavam! Já era!
Os pessimistas vão falar:
- Não vai dar certo!
- A polícia é corrupta.
- Os políticos vão abrir o bico com o tempo.

Galera, eu sou brasileiro! Vivo aqui, quero que tudo dê certo e se eu puder eu também participo.
Se eu não estou vestindo preto com caveira na roupa, uso a internet para fazer minha parte.

Nunca na história desse país tivemos uma união tão grande e perfeita entre a polícia militar, o BOPE, a marinha, o exército, a polícia federal, a polícia rodoviária.
Diferentemente de outras operações "mascaradas", como nos eventos internacionais que ocorreram anos atrás no Rio (nessas operações o exército apenas ficou nas ruas para coibir alguma violência gratuita), dessa vez o poder público partiu pra cima, pra valer!
Quem imaginava que o Complexo do Alemão seria tomado? Ainda não foi, mas já começou.

Da pra perceber que tudo poder ser feito nesse país maravilhoso? Basta acreditar e começar a fazer.
O que acontece pra não dar certo é o que eu já falei anteriormente.
O Brasil do passado foi macabro. Viemos de uma ditadura onde milhares de pensadores foram mortos. Quem sobrou? Os Sarneys, os Barbalhos, os Maias, os Alves, os Magalhães.
Falando assim grossamente, os políticos acima de 40 anos são podres.

Mas tudo se renova, tudo muda. Nós também, eu e você.
Procuradores novos entram na justiça, policiais novos entram na corporação. Estudantes, políticos, juízes, tudo se renova.
A polícia federal pra mim é um grande exemplo. Há 10 anos era um "quase nada". Houve concursos, tanto para agentes quanto para peritos e delegados, aparelhamento, reestruturação nos salários, e a PF se tornou grande. Centenas de operações foram realizadas no governo atual, muito graúdo foi colocado na cadeia.
Existem os podres ainda, claro, em todos os poderes.
Mas estamos mudando, não dá pra perceber?

Pra quem não sabe, há dois anos o governo do Rio em conjunto com o governo federal começou a implantar uma novidade administrativa policial nas favelas, chamadas de UPP - Unidade de Polícias Pacificadora.

Vou resumir rapidamente como isso funciona.
TODOS os policiais das UPPs são recém-formados. Assim: concurso + avaliação + checagem de fichas-sujas + treinamento. Depois de uma turma formada, ela é imediatamente colocada para assumir um morro. Simples assim. Não se mistura policiais velhos e viciados com os recem-formados das UPPs.
Quando o governo do Rio resolve pacificar uma favela, primeiro vai o BOPE e toma o morro, do jeito que a gente vê nos filmes. Imediatamente entram a UPP e o estado social. E o que é o estado social? São as companhias de água, de luz, de telefonia, de internet, de TV a cabo, educação, sáude, e tudo que um cidadão tem direito constitucional. Tudo ao mesmo tempo acontece. A favela se transforma em um bairro normal, com o patrulhamento ostensivo da UPP.
Pra se ter idéia, a primeira UPP há 2 anos foi o morro Santa Marta. Hoje Santa Marta tem 6% de devio de energia elétrica.; "gatos" de eletricidade pra ser direto. O Leblon, bairro de classe alta do Rio, onde vivem os "barões" tem 12% de gatos; o dobro!
Como curiosidade o comandante da UPP do morro Santa Marta é a capitã Pricilla Azevedo, que você vê na foto abaixo.

Outra curiosidade é a favela Cidade de Deus. Escolhida para ser a segunda favela a ser pacificada, Cidade de Deus é o local tema do primeiro filme Tropa de Elite. O filme mostra como era a favela no passado. Hoje a favela é comandada pelo Capitão José Luis de Medeiros, que mantem um efetivo de 326 PMs, policiando um total de 45 mil moradores.

Pra vc conhecer mais sobre as UPPs, elas tem site. Clique aqui para ver.

A tomada de controle do Complexo do Alemão demonstra muito mais do que a eficácia de uma política centrada na construção de Unidades Policiais Pacificadoras.
O tráfico fugiu das UPPs, reagiu e passou a ser combatido de forma maciça.
O governador Sérgio Cabral e o secretário de Segurança José Maria Beltrame conseguiram, primeiro, integrar as polícias do Rio.
Não é coisa fácil.
O BlogARCosta sabe que o tráfico não vai acabar. Mas vai diminuir. Sempre haverá consumidores.
Quando os policiais do Rio de Janeiro cruzaram as ruas estreitas da Vila Cruzeiro e, enfim, chegaram ao topo do morro, ficou estabelecido que o cidadão tinha recuperado uma boa parte de seus direitos.
Direito à Educação, à Saúde, ao Comércio e à Paz.

Pessoal. Tudo pode dar certo!
Vamos torcer pra essa grande pacificação no Rio ser perfeita!
Vamor torcer para a Copa vir definitivamente para Natal!

Vamos torcer também para essa operação não se deteriorar, com uma contaminação da marginalidade.
Vamos torcer para que os ladrões não tomem conta das obras da Copa do mundo em Natal. O poder público tá ai para fazer a sua parte; Ministério Público, Tribunal de Contas, polícia, a internet, os blogs sujos como o meu.

Viva o Rio!
Se você ouvir alguém falar que algo não pode ser feito aqui no Brasil, fale assim:
- Você é muleque!
- Pede pra sair, fanfarrão.

Um comentário:

Luciano disse...

Com sempre muito pertinente seu texto!