segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Bom Dilma!

Ontem foi mais uma festa da democracia brasileira.
Elegemos a primeira mulher presidente do Brasil. Aqui no estado (Rio Grande do Norte), quase 60% dos eleitores votaram na guerrilheira (falo sobre isso mais abaixo), contra 40% que ainda votaram no Serra. São quase 1 milhão de votos para Dilma, contra mais de 600mil pró-Serra.
Eu fico aqui imaginando o porquê de se votar no Serra.

(Agora eu posso falar a vontade sobre o assunto sem a responsabilidade de estar tornando esse blog um espaço político, haja vista o fim das eleições)

Voltando ao assunto, eu respeito completamente todos os que votaram em Serra, em Marina, em Alves, em Maias. Respeito, mas não entendo.
Alías, sabe uma coisa que eu entendi, é que o brasileiro tem na política uma coisa parecida com o futebol.
Assim, eu sou torcedor do ABC e serem sempre até a morte.
Pois tem MUITA gente que faz o mesmo na política. Muita gente "torce" por partido X ou Y, ou por uma oligarquia, como se fosse um time de futebol.
E vai com ele até a morte, mesmo que a morte tenha sido provocada pela falta de assistência de seu eterno candidato.
Lamento profundamente esse tipo de pensamento. Pensamento pequeno, curto, que não envolve sua família, seu próximo, seus entes ou futuros entes. Quem torce pra política como se torce por um gol, pode ver seu time fechar as portas.
O DEM, que já foi PFL, que já foi PDS, que já foi ARENA, representava o conservadorismo, era o partido oficial da ditadura, apoiou esse regime, apoiou a tortura no Brasil.
Engraçado que o DEM me lembra o Grêmio Prudente, que já foi Grêmio Barueri.
Portanto é um partido que gosta de ludibriar os brasileiros. Chamar essa gente de "democratas" é brincadeira de mal gosto.
Aliás, vejam o vídeo abaixo onde Índio da Costa, legítimo DEM, foi expulso da Rocinha, onde não pode pisar mais:

Esse tipo de comportamento - eu to falando do comportamento da comunidade - deve ser exemplo pro povo do Rio Grande do Norte. Por que que um político que não fez nada pela Zona Norte é tão bem recebido por lá? Por que que um político desses tarimbados é tão bem recebido pelos bairros da Nova Parnamirim?
Esse é o típico atraso do voto aqui no RN.
Acorda potiguar!
Exija de seu representante! Exija de quem você vota!
Faça como fizeram os da comunidade da Rocinha! Botem pra fora mesmo!

Eu disse lá em cima que ia falar do momento "guerrilheira" de nossa nova presidente.
Ela fez sim parte de vários movimentos contra a ditadura, durante a ditadura.
Não vou ser aqui um professor de história, portanto convido ao leitor do blog procurar em livros ou na internet sobre o tema. Fácil pesquisar. O Regime Militar teve seu legado (construção da Embratel, da Eletrobrás, da Telebrás, Usina de Angra I, Usina de Angra II, INPS, LBA, Funabem, Mobral, Funrural, Usina Hidrelétrica de Tucuruí, Usina Hidrelétrica de Itaipu, Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira, Programa Nacional do Álcool, Zona Franca de Manaus, Ponte Rio-Niterói, Nuclebrás, Banco Central do Brasil, Polícia Federal e o Conselho Monetário Nacional), muito disso "entregue" aos extrangeiros pelo governo FHC, sob o comando de Serra.
Mas o principal problema dos militares foram o abusos cometidos durante o regime. Tortura, morte, fim da democracia. Um trecho do wikipedia fala que "O período compreendido entre 1968 e 1975 foi determinante para a nomenclatura histórica conhecida como "anos de chumbo". Os Atos Institucionais restringiram os direitos de cerca de dezoito milhões de eleitores brasileiros, que cancelavam a validade de alguns pontos da Constituição Brasileira, criando um Estado de exceção e suspendendo a democracia plena. Foram cassados os direitos políticos de praticamente todos os políticos e militares tidos como simpatizantes do comunismo, ou que se suspeitava receber apoio dos comunistas".
Ai é que entra Dilma, Serra, Betinho, Gabeira, Lula e muitos outros que lutaram contra a repressão.
Serra tinha sido eleito presidente a UNE há pouco tempo. Ele era antes presidente da UEE paulista. E num é que 1 dia anterior do golpe militar ele se reune com o representante da ditadura e foge do Brasil. Isso mesmo: Serra fugiu pra Bolívia, antes do golpe.
Enquanto que até FHC, Miguel Arraes, Oscar Niemayer lutaram pelo Brasil, Serra fugiu.
Ele, mais do que ninguém, não pode cantar a parte do hino: "Verás que um filho teu não foge à luta".
Veja aqui uma explicação detalhada da "fuga de Serra":


Tá ficando grande esse texto né?

Bom, prometo então falar mais da democracia brasileira com o passar dos dias.
Ah! Só pra constar aqui, meu primeiro voto para presidente pós-ditatura militar foi para um político do PSDB: Mário Covas!
É ísso mesmo! Tucano!
Covas foi co-fundador e o primeiro presidente do PSDB. Cassado também de 1969, pelo AI-5.
Portanto enganam-se os que acham que eu sou petista de carteirinha.
Eu sou um eleitor do Brasil!
Vou sempre votar por quem é o melhor para o nosso futuro.
Hoje, sem dúvida nenhuma, a melhor escolha era Dilma.

Volto aqui pra falar de corrupção, mensalão do PT, Collor de Melo.

4 comentários:

Lauro Duarte disse...

Nunca gostei de votar no PSDB, principalmente por causa do FHC, das inúmeras greves que fiz lá na Petrobras. Infelizmente, o governo do Sr. Lula foi terrívelmente horroroso para com os Aposentados do Brasil ! Foi de uma covardia, uma insanidade sem tamanho !. Além do mais, mesmo o PSDB não prestando, o PT (Ex-Partido dos Trabalhadores), hoje Partido dos TRAIDORES DO POVO BRASILEIRO, é bem pior, repleto de CORRUPÇÃO DESVAIRADA, de Medidas Provisórias, de ALTA TAXA DE IMPOSTOS (Bem piores que as de FHC), os JUROS nas ALTURAS, ou seja, para a classe que ganha até 3.000,00 (brutos) o PT NÃO EXISTIU !. Para as ESMOLAS DADAS, para quem está MAMANDO NAS TETAS DO GOVERNO, aí sim o PT foi EXCELENTE !. PT ? PT ? NUNCA MAIS...

Helio Mariz disse...

Alexandre,

Da mesma forma que vc não entende em quem votou no Serra, 45 milhões de pessoas podem não entender de vc ter votado na Dilma.

A busca da hegemonia só no futebol e mesmo assim fica sem graça, de que vale mais um titulo, se não tem o sabor de uma difícil conquista.

Alexandre Costa disse...

Lauro,
Vamos aos FATOS que vc citou:
- Corrupção: é verdade! e muito por causa da transparência que existe, muito por causa da Policia Federal efetiva, e muito por causa da investigação que nunca houve nesse pais. Só não é "desvairada" pq corrupção ocorreu sempre no Brasil e em valores estratosféricos. Vou falar disso em um outro post.
- Medidas provisórias: é uma arma do presidente. Usada por FHC e tmb por Lula. Pra mim, não é desmérito, até pq tem prazo curto para valer.
- Altos impostos: Concordo com vc. Mas nao é uma exclusividade do governo Lula, sempre foi alto. Vamos torcer para uma reforma acontecer agora nesse ano de 2011.
- Juros nas alturas não é verdade. Tivemos juros de 1 dígito nesse ano ou ano passado, coisa que com FHC sempre foi acima de 20%. Estão altos, concordo, mas muito menos que antes.
- Para a classe que ganha até 3mil o PT existiu sim. Abre o site do IBOPE e procure pela nova classe média que subiu. O link é: http://www.ibope.com.br/maximidia2010/
- Esmolas dadas tem que existir, senão tem gente que morre de fome. Comida em primeiro lugar, velho.

Alexandre Costa disse...

Hélio, vou ser sincero com vc. TODOS os que eu conversei esse ano que votariam no Serra OU mudaram de voto OU balançaram muito.
Provavelmente só não votaram por puro preconceito.
Os dados técnicos, o que a imprensa divulga e não divulga, as comparações entre governos são armas simples para se entender melhor as candidaturas que apareceram esse ano.
Procure por um vídeo no youtube chamado "armação tucana".
O vídeo é meu! Eu o produzi e fui o primeiro no Brasil a descobrir o que ocorreu na campanha do Serra no Rio. Meu video foi noticiado por Luiz Carlos Azenha e Luiz Nassif, renomados jornalistas brasileiros.
Não quer dizer muita coisa na prática mas demonstra o quanto pode ser perversa esses que queriam o poder de volta no Brasil.
Dá uma olhada.