terça-feira, 6 de julho de 2010

Show na Volta da França

Pra quem gosta de esportes (não tão) diferentes, pode curtir nesse mês de julho a Volta da França - Tour de France - 2010. Competição de ocorre desde 1903, é uma das mais difíceis de todo o mundo, entre todos os esportes.
Os ciclistas tem que percorrer 20 etapas (cada etapa é um dia) com 200km em média cada uma, terminando sempre em Paris.
O mais rápido ciclista recebe a "camisa amarela", que é o principal trofeu do vencedor do Tour de France.

Na etapa de hoje uma novidade: os atletas tiveram que percorrer vários pequenos trechos de paralelepípedo, pissarro e areia mesmo, remetendo-os ao passado da prova, onde não existia ruas asfaltadas.
Isso proporcionou uma emoção maior para o (tele)espectador. Claro que os ciclistas tem que tomar cuidado quando entram em ruas estreitas de chão. Mas numa competição como essa que vale o título de melhor do mundo nas bikes, ningúem economiza.
Lance Armstrong, heptacampeão da prova (aquele mesmo que teve câncer nos testítulos com metástase no cérebro) corre novamente mas teve um pneu furado na etapa de "chão".

Sendo uma competição de altíssimo nível, alguns atletas não aguentam e se dopam, coisa que tem manchado a prova nos últimos anos. Esses são punidos pela organização e ficam alguns anos sem competir.

Mesmo assim a Volta da Franca é imbatível dentro da França, e no mundo. E como ela acontece nas ruas, o público participa diretamente, chegando a tocar nos atletas. Esse ano cerca de 15 milhões de pessoas são esperadas nas ruas por onde passam as bikes. É de graça!!!

A ESPN transmite todas as etapas das 10:30 até terminar, por volta de meio-dia, meio-dia e meia. Então quem tá em casa é um prato cheio. E quem tá trabalhando, pode chegar em casa e acompanhar os momentos finais de cada etapa, sempre por volta de meio-dia. A transmissão da prova é excelente, e ainda mostra por onde passa, dando uma visão geral de cada cidadezinha francesa, com pontos turísticos e tudo mais.

Nenhum comentário: