domingo, 27 de junho de 2010

ABC perde para o Treze

Acabei de chegar de Campina Grande.
Se alguém quiser entender essa partida, basta ter acompanhando o Mais Querido durante essa Copa do Nordeste que já vai saber exatamente os erros que o ABC cometeu.
O Treze vinha de 9 pontos, e ainda possui uma rodada de jogo a menos do que o ABC. Portanto se esperava ser um time perigoso esse campeão paraibano.
O jogo começou com o time deles tentando fazer valer o mando de campo. Com 15min de partida o ABC começou a trocar passes no meio de campo mostrando um maior domínio técnico. Já possuia a bola com mais frequencia e cadenciada o jogo procurando basicamente a lateral direita com Edson; JP e Éderson sempre no ataque segurando 3 jogadores de defesa deles. Numa dessas descidas de Edson, ele dá aquele chutaço já conhecido, quase sem ângulo, muito forte, fazendo um golaço. ABC 1 a 0 e tomava conta da partida.
Mas quem tem Vavá no ataque (ex-Ceará, que o ABC quis trazer em um momento) tem perigo de gol. Vavá só teve 2 chances em toda a partida para fazer gols, e não desperdiçou nenhuma delas. Nesse primeiro gol dele, ele recebe a bola na entrada da grande área, e com 1 só drible de corpo deixa os 2 zagueiros do ABC no chão, ficando com a bola e o tempo necessário para escolher onde colocar. Mandou no ângulo, indefensável para Wellington. Gol muito bonito.
O primeiro tempo poderia ter acabado com vitória alvinegra. No finalzinho JP recebeu a bola pela direita, avançou trazendo consigo 2 zagueiros; Éderson pedia sozinho dentro da grande área. Novamente JP foi fominha, chutou por cima da trave, baixando a cabeça, desperdiçando uma grande chance ABCdista. Era só passar a bola pra Éderson e comemorar. O passe de JP é bom! O passe obriga o nosso atacante a levantar a cabeça. Quando ele levanta e olha, ele chuta bem.
O segundo tempo começa com 2 outras grandes chances ABCdistas, tão boas quanto a que JP não deu pra Éderson. O ABC novamente desperdiça as duas.
O ABC ainda era melhor em campo. Mas esse melhor - no meu entender - transformou-se em soberba por parte de alguns. Cascata, craque do ABC, melhor jogador tecnicamente, não pode ficar com a bola 20 segundos, achando que vai driblar o time todo adversário. Alguém está sempre roubando a bola dele. Isso aconteceu várias vezes no segundo tempo, que ocasionou contra-ataques, exatamente de onde surgiram os gols do adversário.
Renatinho - o pior da partida - não acertava nada. Primeiro que ele não subiu ao ataque uma vez sequer. Segundo que ele, na defesa, perdia tudo. O lateral direito do Campinense se fez do seu lado. No segundo gol deles a falha foi de Renatinho. Ele até que voltou pra corrigir o erro; corrigiu mas em seguida o atacante que fez o gol roubou a bola como se fosse um pirulito de criança. E isso foi na entrada da pequena área, vejam só que displicência de Renatinho!
Depois disso o ABC se perdeu em campo. A torcida adversária que estava calada, se encheu. O time veio com a torcida e foi fácil deles fazerem o terceiro, novamente com o artilheiro Vavá.
O ABC, nesse momento, deixava o time do Treze jogar. Não marcava forte, só cercava. Com 2 atacantes rápidos e técnicos em cima de nossa defesa pesada não podia dar outra.
Ainda encontrei outro erro de avaliação do treinador ABCdista: o juiz deixava a bola rolar, não marcava uma faltazinha simples qualquer. Tinha que ser falta dura mesmo pra ele apitar. Então era fácil pro nosso treinador: era só ele mandar os volantes, meias, e zagueiros marcarem forte, duro, com pegada forte em cima mesmo! O ABC não fazia isso. O ABC chamava o time para cima de sua defesa, olhando o adversário tocar a bola. Claudemir é fraco de marcação. Os 2 meias do Campinense "nadavam de braçada" no meio de campo.
Zulu entrou e não fez nada! O ABC também não sabe jogar com ele. Não existem jogadas preparadas para Zulu jogar.
Enfim, o time do Treze é bom mas não é essa coca-cola toda. Quando o ABC fez 1 a 0 e mostrou que é melhor tecnicamente, eles sentiram. Perdemos em seguida 3 chances e gol.
E como "quem não faz, leva", levamos.

Nenhum comentário: