domingo, 2 de maio de 2010

Amistoso ou clássico?

Confesso que assisti só o primeiro tempo do jogo ABC 1x0 américa, que talvez (se não houver Copa do Nordeste) possa ser o último clássico no Castelão/Machadão; tive um compromisso e não presenciei ao segundo tempo.
Então minha resenha é do primeiro tempo.

Mas será que posso comentar sobre uma partida amistosa?
Ou clássico nunca é um amistoso?
Opinião oficial do blogueiro é que que clássico nunca é amistoso.
Mas esse especificamente tem algumas peculiaridades. Primeiro que o nosso grupo estava praticamente de ressaca, e o preparo físico é o primeiro item que vai embora nessa hora. Segundo, que muitos jogadores foram mandados embora, e isso mexe com a cabeça de quem continua no grupo. Mesmo assim, o ABC esteve quase que completo em campo, praticamente a escalação campeã.
Já nosso adversário vinha de treinador novo, jogadores novos, alguns que talvez nem saibam o que é o clássico rei de nosso futebol.
Por esses motivos o clássico se torna um pouco amistoso amistoso.
Mesmo assim eu me atrevo a opinar sobre o jogo (lá vem Alexandre Costa...)
O ABC teve menos - bem menos - posse de bola.
O adversário esteve sempre buscando a jogada ofensiva, enquanto que nosso treinador preferiu trabalhar com o contra-ataque, se armando defensivamente.
Pode ser que ele tenha pensado nisso sabendo do condicionamento físico de nosso elenco.
Pode ser.
Pode ser também que ele tenha exigido assim do grupo porque estava na "casa" do adversário.
Mas se ele pensa assim eu tenho discordar veementemente?
Acho que todos que lêem esse blog sabem de minha restrição tática e técnica com relação ao treinador campeão pelo ABC em 2010.
Mas...
Mas o ABC venceu, novamente, por 1 a 0, mais uma vitória do time treinado pelo técnico campeão.
O que falar? Como posso contra-argumentar com isso?
Tiago Garça atuou bem nesse primeiro tempo. Muito bem.
Edson também.
Daqui a pouco aparecem comentários do tipo "fica calmo Alexandre, somos campeões; e o treinador ganhou os 2 clássicos que jogou".
Será que eu é que estou errado?
Eu espero estar errado.
Juro por Deus!

Entretanto, o ABC tem reforçado seu setor defensivo, com volantes e zagueiros, com nomes indicados pelo treinador. Por enquanto são 3 volantes, 1 zagueiro e 2 laterais, todos novos no ABC, além das renovações que existiram nesse setor.
O treinador sabe que esse setor é preocupante.
O treinador sabe que não estava jogando com bons nomes nesse setor durante o estadual.

Bom, chega de falar sobre dentro das 4 linhas.
Terminando sobre o clássico, um show da torcida ABCdista; show de presença, show de grito, de música, de dança.
A Frasqueira sim, ganhou de goleada do adversário, jogando pra vencer, sem entrar recuado, sempre buscando a vitória.
Parabéns ao torcedor ABCdista!

Nenhum comentário: