segunda-feira, 12 de abril de 2010

Postura tática ofensiva

À nossa esquerda temos o esquema tático do Santos, que foi colocado em prática ontem na vitória contra o São Paulo no Morumbi. O Santos normalmente joga com esse 4-4-2. Note que Arouca é o único volante desse time. Apenas 1. O jogador que "seria" o segundo volante para atuar junto com Arouca foi colocado no ataque. O Santos, portanto, joga com 3 atacantes, onde Robinho faz o papel de meia-atacante, ele chega também com a bola. 3 atacantes, 2 meias (Ganso e Marquinhos), além dos laterais que sempre apóiam. É um time extremamente ofensivo. Por isso faz tantos gols.
Mas também leva.
Arouca é um bom volante. Mas os zagueiros não são do mesmo nível dos que jogam no São Paulo. Se fossem, o Brasil hoje teria um time para competir com qualquer outro na Europa.




Falando no diabo, aqui está o esquema que goleou o Arsenal por 4x1 semana passada. E diferente do Santos, o Barça joga com 2 volantes (Busquet e Keita) mas os laterais sobem sempre como atacantes. O Barcelona sim, tem uma defesa de primeira linha. O time joga no ataque, mas também sabe defender muito bem uma bola em seu campo. Quem viu esse jogo contra o Arsenal ou mesmo o jogo dese final de semana contra o Real Madrid viu o Barça sem a posse de bola, mas pronto para tomá-la com perigo imediato de gol.
Onde eu quero chegar nisso tudo? No ABC obviamente.
O que faz a diferença entre o 4-4-2 do ABC que venceu magramente o Alecrim (ou o mesmo 4-4-2 que empatou em 3 a 3 contra o Santa Cruz, ou o 4-4-2 que empatou em 0 a 0 com o Potiguar-M) e o 4-4-2 aplicado ontem na goleada de 5 a 0? A resposta é o time do Santos. Eles (Santos) apostam no talento técnico de seus "garotos", e o ABC aposta no de seus recém-contratados.
Quando o ex-jogador Marco Van Basten foi contratado para comandar a seleção da Holanda, exigiu que no contrato fosse incluída uma cláusula para que o time tivesse uma postura tática ofensiva.
Uma equipe quando ataca também se defende, porque dentro da lógica do jogo não podemos mais acreditar que é a posse da bola que determina quem está atacando ou defendendo; é a famosa máxima "a melhor defesa é o ataque".
A defesa do Mais Querido não é tão boa quanto o ataque (vou amenizar dessa vez falando apenas assim). Tanto que ontem, após fazer o primeiro gol, o ABC quase levou o empate em 2 lances seguidos do Potyguar. E olha que estamos falando do time REBAIXADO do estadual 2010.
O ABC também se assemelha ao Santos nesse quesito.
Voltando à mesma pergunta anterior: o que faz a diferença entre o 4-4-2 do ABC que venceu magramente o Alecrim e o 4-4-2 aplicado ontem na goleada de 5 a 0?
É Claudemir!
Ele participando do ataque, como jogador técnico que é, mantém a bola em sua posse, e a faz chegar aos laterais apoiando, faz chegar à Cascata, que mesmo marcado sabe o que fazer com ela, faz chegar aos 2 atacantes ABCdistas.
E isso se repetiu diversas vezes até o ABC abrir o placar.
Acredito que seja o técnico que dá essa instrução ao jogador:

- Claudemir, hj vc vai jogar apoiando apenas o ataque. Esqueça a marcação.
- Claudemir, hj vc vai jogar ajudando seus companheiros de defesa, então não suba ao ataque!

Portanto o treinador tem sua virtude na vitória de ontem, e tem que ser crucificado nos outros jogos que eu citei acima.
Em um post anterior eu falei que o ABC é Cascata-dependente.
E é.
Mas com Claudemir jogando ofensivamente muda TUDO no Mais Querido.
Agora, mesmo sabendo que o ABC só joga bem ofensivamente, será que em que alguma encarnação o técnico Leandro Campos, gaúcho, zagueiro por profissão anterior, vai assinar um contrato com o Mais Querido como Van Baster fez?

2 comentários:

MÚSICA F. C. ! A VOZ DAS ARQUIBANCADAS. disse...

Prezado Blogueiro

Desse jeito você vai tomar o lugar de Leandro Campos ! Tá um danado esse tal de Alexandre Costa.

Beleza velho ! Parabéns.

Até a próxima

José Leonardo

Vicente Prudêncio disse...

Dois pontos me chamaram a atenção em seu post, bom por que trata de uma postura ofensiva, a verdadeira alegria do futebol. Os pontos são os meias e os laterais...

O Barcelona, independentemente de Messi, é um grande time por que tem um bom meio e bons laterais. Xavi e Iniesta, meias, e Daniel Alves e Abidal, laterais, são grande jogadores...

É por isso que, mudando totalmente de assunto, indo para a Copa do Mundo, vejo o Brasil como um time com tantas chances como a Espanha. A Espanha tem um grande meio, mas não tem laterais. O Brasil, ao contrário, não tem hoje um grande meio. Seus laterais, porém, estão entre os melhores do mundo...

Falando em lateral, Edson, mesmo improvisado, fez uma grande partida, não apenas sob o ponto de vista defensivo. Definitivamente, é um excelente e promissor e jogador. Por outro lado, na zaga do ABC, enquanto Leonardo se houve bem, Tiago Garça esteve muitas vezes perdidos em campo. Na cabeça de área, enquanto Bileu esteve bem, Marquinhos Mossoró se houve mal, muito mal...

Sobre Claudemir e o jogo de ontem, no primeiro tempo havia um buraco no lado esquerdo do meio de campo do Potyguar. Foi lá onde Claudemir se fez, sobretudo no segundo tempo... Este blog aqui que trata da tática de futebol também é legal. Confira aí:

http://colunas.globoesporte.com/olhotatico/