segunda-feira, 19 de abril de 2010

Formula 1: vitória vale 3 pontos

A mudança na pontuação da Formula 1, implementada devido ao acréscimo de equipes no grid, onde os dez primeiros colocados recebem 25-20-15-10-8-6-5-3-2-1, tem consequência semelhante ao futebol quando mudou-se a vitória de 2 para 3 pontos.
Eu quero dizer que no futebol de pontos corridos (a Fórmula 1 é assim tmb) não adianta você entrar pensando no empate, pois a vitória com 3 pontos é muito mais importante. Exemplos não faltam: perder 2 jogos e vencer 1 dá a mesma pontuação que empatar os 3 jogos, sem contar que nos critérios de desempate aparece sempre o número de vitórias.
Na Formula 1 de 2010 não adianta apenas "pontuar", chegar em 10º, 9º, 8º ou 7º, como fez Massa esse fim de semana.
O que vale agora é a vitória! Se não der, que seja o pódium. Foi assim que Massa chegou à liderança até a corrida anterior à China.
Na Formula 1 de 2010, semelhante ao futebol, tem que entrar pra vencer.
Alonso e Hamilton já perceberamm isso. Button também, quando assisca tudo em uma estratégia de prova.
Permanecer por permanecer, é jogar pra empatar.

Ultrapassagem pelo "acostamento"
Eu acordei às 4 da manhã para ver a corrida.
Fiquei assistindo até o momento em que Massa "deixa" Alonso passar na entrada dos boxes, pelo "acostamento".
Fiquei puto.
Massa lembrou Rubinho.
Era pra ter deixado bater.

Veja a imagem:


Stefano Dominicali, dirigente principal da Ferrari, falou que a manobra não passou de uma disputa entre pilotos. "Vimos isso depois, no replay da televisão e acho que foi apenas um acidente de corrida e não há nenhum problema entre os pilotos", disse. "Quando você está sempre competindo para vencer, você pode ter momentos como esses", encerrou.
Depois que Jean Todt saiu e Dominicali entrou no comando da Ferrari, ela não ganhou mais nada, e perdeu um título fácil de Massa em 2008, com desastrosos erros de equipe. Em 2009 a Ferrari foi um fiasco.
Já imaginamos como será 2010.

Nenhum comentário: