domingo, 21 de março de 2010

Obrigado Didi Duarte. Didi Duarte?

Justiça seja feita.
Éderson e Gabriel Pimba talvez tivessem sido as primeiras contratações do ABC esse ano. Mas teve toda aquela confusão com os empresários deles e o Atlético-PR (ver post sobre isso aqui) e eles apenas vieram no segundo turno.
Didi Duarte os recomendou ainda no início do ano.
Pimba e Éderson foram o começo da melhora do ABC nesse turno.
Claudemir, indicação já do novo técnico Leandro Campos, e Cascata, fruto da boa participação de Flávio Anselmo (hoje ninguém mete mais pau no diretor do ABC, vejam como é o futebol), completam o pacote de melhorias do Mais Querido.
Esses 4 jogadores se juntaram ao já acima da média João Paulo, que já era artilheiro ainda com Didi Duarte.
O ABC melhorou muito tecnicamente, mas do meio de campo para o ataque.
O meio de campo marcador ainda continua frágil. E a defesa é a mesma coisa.
Pra falar bem francamente, o treinador ainda não colocou sua marca nesse time. Leandro Campos, que é gaúcho, de onde se esperava um time com marcação forte e pegada semelhante, não passou isso ao grupo. Ao invés de ser duro na marcação, o ABC tem sido duro nas faltas. Nossos laterais que o digam.
O ABC melhorou não pelo dedo do treinador, e sim pela técnica dos recém-contratados.
Mas, como a melhor defesa é o ataque, o ABC tem jogado muito bem futebol.
"O Santos de Natal", como tem se falado no Frasqueirão.
Agora, o treinador precisa acertar sua defesa. Nossa dupla de zagueiros é lenta. Mais parecem 2 pivôs de basquete correndo em campo. Edson, que jogou bom futebol quando entrou em campo, é melhor que os dois. Talvez o zagueiro novo contratado, Padilha, também seja. Os volantes, definitivamente, precisam chegar forte na marcação.
Esse é o trabalho que eu quero ver funcionando de Leandro Campos. Quando chegar o momento de eu elogiar o treinador, faço sem cerimônia.
Por enquanto, só a qualidade dos contratados é que fez diferença.

3 comentários:

Anônimo disse...

Meu amigo, Alexandre, discordo totalmente de vc. Existe, sim, o dedão do treinador naquele time do ABC. A parte de organização tática de ontem pra hoje é visível no time do ABC. Nenhum treinador, no mundo, consegue fazer nada sem jogador de qualidade. Pelo menos uns 3 ou 4 de qualidade pra fazer o time andar; e isto é o que o ABC tem; 06 dúzia de qualidade futibolistica dentro de um time de 11 seria o ideal. e os outros completa o grupo. De 30 jogadores vc precisa de uns 10 de qualidade e o ABC ainda não tem esses 10 para ganhar o campeonato e a série "C". Podemos até ganhar mas que vai ser no sufoco isso vai. e que esta série "C" vai ser muito difícil. Mas, vamos à luta!
Abraços,
Medeiros

Vicente Prudencio disse...

Discordo totalmente do blogueiro, mais uma vez, de novo. O bom futebol jogado pelo ABC é a soma de um conjunto de fatores: contratações + padrão tático + maior conhecimento e entrosamento entre os jogadores (grupo). Pimba, excelente jogador, tem ficado no banco, de modo que não se lhe pode atribuir mérito pelo sucesso do ABC. Os laterais tem passado. Ontem, em alguns lances, observei Cláudio Roberto e Renatinho subindo ao mesmo tempo. Claudemir e Cascata dão a tônica no meio, com o primeiro fazendo o prevísivel de forma muito competente, girando a bola entre os compartimentos do time e etc. Já Cascata, ele faz o não óbvio, o improviso, quebrando o sistema defensivo adversário. Com a movimentação e presença de Éderson no ataque, então, aí se muda o time da água para o vinho. Éderson, ontem, apesar de não ter marcado, participou com assistência nos dois gols com bola rolando.

Terminando, a disposição tática do time do ABC com Leandro Campos é outra completamente diferente com relação ao ABC de Didi Duarte. Agora isto não o esconde o fato de que o rendimento do time tem muito do aumento creditado nas novas peças. Deste time aí, coloque Carlinhos na vaga de Éderson e Leandrinho na vaga de Claudemir. Haverá certamente uma queda de produção. E se você puser Jaime no lugar de Cascata, então...

Mas o ABC, com os novos jogadores, é outro, com uma nova disposição tática, inclusive. Outra coisa, vc quer pegada? Vc quer marcação? Vc quer um time com três zagueiros brucutus, é isso? Vc quer o time cheio de Adelmos, é isso. Meu amigo, o ABC está jogando um futebol competitivo e ontem, pode ter certeza, correu pequenos riscos diante do CCP, se é que correu riscos. E digo mais. No ABC de Leandro Campos, os meias e os atacantes marcam. Cascata marca. João Paulo marca, Éderson marca, Claudemir marca... Cara, das duas uma, ou vc está vendo outro jogo ou então não está vendo aos jogos no Frasqueirão. A próposito, li aqui o post do jogo passado e passei ontem a noite procurando uma linha de três zagueiros no ABC... Não encontrei... Se alguém enontrar, me avise... E viva a ofensividade do ABC, que em certo momento teve apenas um volante em campo (não gostei dessa parte, o time não se mostrou preparado para jogar dessa maneira e acabou levando o gol, mesmo com um jogador a mais)... Sobre as faltas dos laterais, houve apenas um falta mais incisiva, de Cláudio Roberto, no primeiro tempo, quando levou o cartão amarelo em um lance fortuito, desnecessário. Concluindo, dentro da nova forma tática do ABC, imposta por Leandro Campos, percebe-se, o futebol de cada jogador tem tido um aumento considerável de rendimento. Veja, por exemplo, os casos de Bileu, Renatinho, David, Tiago Garça, João Paulo. Todos estão jogando melhor do que faziam na época de Didi. O ABC jogou muita bola ontem, sempre buscando o ataque. Só não viu quem não foi...

Alexandre Costa disse...

Olá senhores.
Tenho o grande defeito de ser perfeccionista. Busco a excelência em tudo na minha vida. Tmb quero isso para os que eu gosto, e é o caso do ABC.
Por isso discordo dos comentários. O ABC - do meio pra trás - não tem evoluído. Novamente falando, nosso meio e ataque tem feito total diferença no grupo. E a comparação com o Santos é interessante. ABC e Santos tem se assemelhando no quesito manter a bola no ataque. É a tática "da melhor defesa ser o ataque" como falei.
Vejam vcs que vcs mesmos em seus comentários pouco ou nada falaram de nossos zagueiros e volantes.
O ABC tá jogando futebol sim, mas também está deixando o adversário jogar (vide Fernando Amaral também eu seu blog http://fernandoamaralfc.blogspot.com/2010/03/abc-3x1-centenario-foi-um-jogo-bem.html).
Prudêncio, infelizmente não estive em Natal esse fim de semana. Mas quando não assisto os jogos no Frasqueirão ou pela TV, meus "funcionários" de blog (digamos assim) me enviam relatos, fotos, e até vídeos de cada jogo.
Gostaria de estar errado, e poder confiar nessa defesa e volantes. Infelizmente não confio.
Vamos acompanhar o desenrolar do campeonato.
Abraços,