terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Por que somos "potiguariocas". By BlogARCosta

Li o texto do conselheiro Augusto Azevedo no blog de Marcos Lopes sobre o porquê de nós, potiguares, também torcermos por times do Rio de Janeiro.
Concordo plenamente com Augusto, quando ele cita a TV como principal fomentadora da torcida pelos times cariocas. Acrescento também o rádio, até pq a TV não existia em todos os lares na década de 50, 60 e até mesmo em 70.
E todo esse volume de informações que entravam nos lares potiguares eram provenientes do Rio de Janeiro, da Globo, que passava o Campeonato Carioca. Nessa mesma época o Palmeiras foi campeão brasileiro com Ademir da Guia, ou o Cruzeiro com Tostão, ou o Inter com Falcão, sem falar no Santos de Pelé. Mas nenhum potiguar (claro, exagero proposital do blogueiro) torce pra esses times, apenas pra Fla, Flu, Vasco e Bota. Tá claro então que a mídia do Rio é que influenciou toda uma região, não só o Rio Grande do Norte.
Aumentou-se o volume de torcedores por times de São Paulo a partir da década de 90, quando as grandes emissoras da capital paulista começaram a mandar na mídia nacional. E isso ainda foi corroborado pelas conquistas desses times, como o São Paulo nos mundiais ou o Palmeiras nos Brasileiros.
Agora, a manuntenção de uma torcida dupla por parte de nós potiguares é culpa e somente culpa de nossos clubes. Caso o ABC estivesse sempre, a cada ano, jogando a Copa do Brasil, e estivesse sempre, a cada ano, na série B e/ou série A, essa dubiedade de torcida teria uma curva cada vez mais tendenciosa para o nosso estado. Coisa que fez o estado de Pernambuco, ou o da Bahia. Lá os times estão sempre nos grandes campeonatos, então não se precisa torcer por outro clube do sul/sudeste.
Por isso, para reverter esse quadro, cabe unicamente aos clubes potiguares mostrarem que podem competir de igual pra igual com os do sul, pelo menos próximo ao que Bahia, Vitória, Fortaleza, Ceará, Sport e Náutico fazem. Se não for assim nossa referência sempre será o Auto Esporte da Paraíba ou o CRB de Alagoas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Cara, admito ver o ABC no 3-5-2, desde que seja com dois meias.

Neste caso, um dos volantes teria que sair do time, provavelmente David.

Veja aí a escalação:

Wellington; Edson, Tiago Garça e Leonardo; Acácio, Marquinhos Mossoró, Leandrinho, Jaime e Renatinho; João Paulo e Ivan.

E aí? O que achou da sugestão?

Faz um post aí comentando a escalação... O esquema poderia variar para o 4-4-2 na medida em Edson fizesse o volante (ele sabe fazer tal função...)

Pense aí...

Anônimo disse...

Os potiguares vão continuar torcendo pelos times do Rio, pois se depender do BC, nunca será A. Até a faixa que existe na bilheteria do frasqueirão, destaca essa frustração da equipe alvinegra. Nela está escrito entre outras frases, "vamos subir BC". O complexo de inferioridade é grande, pois o clube só disputou as séries B e C, com tendência a disputar a D.