quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

O melhor presente do aniversário de 50 anos de Brasília

O governador do DF, Arruda, está preso.
Fato inédito na história republicana brasileira.
Eu entendo pouco de direito mas leio muito sobre o assunto, então me sinto confortável para comentar sobre o fato.
O governador foi preso por tentar obstruir as investigações do "Mensalão do DEM", e não por causa dele. A PF e o MP ainda estão em processo de investigação de tudo isso. A tentativa de obstrução foi exatamente aquele suborno pago ao jornalista "Sombra", com R$ 200mil semana passada.
A Procuradoria Geral da República entrou com um pedido de prisão no Superior Tribunal de Justiça (STJ), e este votou essa tarde em 12 votos a 2.
Os advogados do agora ex-governador já entraram com um Habeas Corpus no Supremo Tribunal Federal, órgão de instância superior, para tirá-lo da prisão. Só o STF pode votar o Habeas Corpus do ex-governador.
Em Brasília, há um desconforto muito grande por parte dos que fazem o judiciário com a situação política em Brasília. O processo do pedido da prisão foi muito bem feito e embasado, e juntamente com esse "desconforto" produziram essa votação de goleada de 12 a 2. E isso tudo junto deve pesar bastante na votação do Habeas Corpus, que deve ser amanhã ou num período mais rápido possível.
Só sei que essa noite EU e você que está lendo esse post dormiremos pelo menos uma noite bem melhor que o ex-governador.
É - politicamente falando - uma lástima termos poderes interferindo em outros, como foi o caso de hoje onde o judiciário se meteu no executivo. Mas no caso do governador Arruda, já tava ficando tarde de isso acontecer.

Piada do dia

A piada que circula em Brasília hoje é sobre uma obra em uma das grandes vias do DF, a EPTG (estada que liga o Parque da Cidade à Taguatinga). Quando concluída a via, que é semelhante às grandes avenidas que margeiam o Rio Tietê e o Pinheiros em São Paulo, passará a ter o nome de "Marginal Arruda".

5 comentários:

Luciano disse...

Lava a alma uma prisão dessas!
Mas o Gilmal Mendes deve soltá-lo rapidinho, pois faz parte da mesma máfia.

Alexandre Costa disse...

O Habeas Corpus chegou está nas mãos do ministro Marco Aurélio de Melo. Acredito que os 12 votos a 2 devem pesar muito. Os 2 votos contra foram dos ministros Nilson Naves, famoso por elogiar o nepotismo no judiciário (ver em http://www.jusbrasil.com.br/noticias/29684/oab-nilson-naves-e-o-porta-voz-do-atraso-do-judiciario), e do ministro Teori Zavascki, tido como polido e frio, votou pela prisão de todos os outros 5 envolvidos, menos do ex-governador.
A Procuradoria Geral da República tmb entrou com outro pedido de INTERVENÇÃO FEDERAL no DF, que deverá ser analisado apenas na quarta-feira de cinzas. Se aprovado, o vice tmb cai e o Presidente da República nomeia um interventor federal no DF.

Anônimo disse...

Espero que o Ministro Marcos Aurélio seja HOMEM - enfim é Flamengo - e mantenha a prisão desse outro safado ex-governador ! Ficará faltando as prisões do presidente cachaceiro e da candidata ministra dele !

Anônimo disse...

O planeta terra virou o paraíso dos desonestos.
Todo Filha da.P se dá bem e o que rala fica no meio do caminho com depressão e ainda é chamado de fracom, impaciente, que não luta etc.
MAS PARECE QUE A COISA ESTÁ COMEÇANDO A MUDAR.

Gustavo Lucena disse...

Arruda vai passar o carnaval na cadeia, ao que parece.

Agora ele só foi pego com a boca na botija porque deve ter desagradado algum interesse ainda mais obscuro, pois gente como Yeda Crusius, Eduardo Azeredo, Kátia Abreu, Ronaldo Caiado, José Sarney, etc. fizeram coisas mais cabeludas e continuam soltinhos da silva.