domingo, 28 de fevereiro de 2010

Fracasso

Depois do jogo de hoje concluo que o projeto da diretoria de futebol do ABC está fadada ao fracasso. Confesso ter assistido a uma das piores partidas do Mais Querido em toda a minha vida. Nada estava certo! A defesa lenta como sempre - falei mil vezes aqui que o ABC não sabe jogar contra atacantes rápidos - não ganhou nada. O meio de campo era todo do Potiguar. O 3-5-2 de Neto Matias foi muito mais eficiente que o lento, mal posicionado 4-4-2 de Didi Duarte.
O Potiguar, que veio de uma longa viagem de Belém do Pará, parecia muito mais descansado que o ABC, depois de uma semana inteira treinando.
Didi quando fez as substituições não alterou o fracassado esquema alvinegro. Alias, Didi nunca ousou nesse primeiro turno.
Pra mim o fracasso tem 2 nomes: Flávio Alnselmo com contratações fraquíssimas, e Didi Duarte que em momento algum conseguiu acertar 11 jogadores.

Solução
- Ah Alexandre, vc só vai ficar metendo pau? Isso é fácil, vc não está lá.
Não sei o que acontece dentro do clube, se existe digirente ingerindo no comando do técnico, então vou me pronunciar como se tudo tivesse normal: O ABC tem 2 semanas para a primeira partida do segundo turno. Precisa então mudar de treinador, contratar 1 ala esquerdo, colocar o tal do Clebertong pra jogar senão manda-lo embora, contratar um centroavante de referencia, colocar Edson no lugar de Tiago Garça. Mudar o treinador, contratar 2 ou 3 jogadores que jogem e mudar o esquema CONFORME a partida. Se mudar muito, os 15 dias não serão suficientes.
Senão, meu caro Rubens Guilherme, o ABC não terá Copa do Brasil em 2011 e a série C desse ano será um espelho do estadual.

14 comentários:

Anônimo disse...

Dificilmente Flávio Anselmo acha que está contratando mal.

Dificilmente Rubens Guilherme achará que Flávio Anselmo está contratando mal.

Guilherme disse...

Bom...
É brincadeira essa Zaga do ABC,vamos começar a apostar nas contratações. Cade o zagueiro que veio do Goias, tomo mundo comenta que é bom.
Agora o Didi Duarte persiste nos mesmos erros.
Acorda diretoria

Vicente Prudêncio disse...

O Fracasso de hoje, apesar de toda ruindade, tem nome: João Paulo.

Foram quatro lances decisivos todos no primeiro tempo:

1) o gol perdido cara a cara com o goleiro.

2) o chute cruzado que tirou tinta da trave mas que poderia ter sido uma jogada para Ivan.

3) uma bola recebida de Ivan, cruzada, e que ele atrasou para o goleiro.

4) um cruzamento em que ele não conseguiu acionar Ivan, este entrando livre, tendo João Paulo errado o passe e acertado as pernas do defensor do Potyguar.

Fora isto, amigo, estive hoje em Currais Novos. O campo é absurdamente pequeno, talvez menor ainda do que o do estádio do Santa Cruz, mas com um gramado absurdamente pequeno.

É quase impraticável o futebol ali...

Tirando as críticas à João Paulo, muito novo e bom jogador, afirmo que o ABC tem muito mal um time titular. Não há reservas...

Coitado de Didi ao olhar para o banco de reservas. Tenho pena dele...

O ABC não tem elenco para fazer um terceiro atacante. Os dois volantes do ABC que ainda se salvam, David e Marquinhos, são quase sofríveis.

O ABC não tem um atacante de área. O ABC não tem um meia reserva que preste e que esteja à altura de Leandrinho e Jaime.

Amigo, resumindo, acredito que o ABC está jogando no seu limite, e que a laranja já está só o bagaço, pois não dá mais para Didi tirar leite de pedra.

Sobre o esquema, acrescento. João Paulo aprenderá a fazer gols no 3-5-2? Ivan deixará de perder gols no 3-5-2?

E digo mais. Quando estivermos no 3-5-2 e com pouca criação, este blogueiro terá a cara de pau de vir aqui neste blog e dizer:

- Temos que tirar um zagueiro!!!

Ah, amigo, o ABC hoje não tem uma ONZENA que preste.

O Vasco subiu no 4-4-2...
O Ceará subiu no 4-4-2...
O Atlético Goianiense subiu no 4-4-2...
O Guarani subiu no 4-4-2...

E o ABC caiu, assim como o Juventude, no 3-5-2...

Amigo, não me venha dizer que o esquema 4-4-2 não presta. Não, não venha...

O problema não se pode resumir ao esquema quando sequer temos 11 jogadores que prestem.

Uma vergonha esse ABC de Flávio Anselmo...

Uma vergonha...

PS: vc sabe desde quando o ABC pedia um lateral direito? Desde janeiro... Chegou agora, quase em março...

Vicente Prudêncio disse...

Apenas para concluir o raciocínio. Vc sabe o que fez Neto Matias, treinador do Potyguar, no intervalo da partida.

Advinhe...

Tirou um zagueiro e pôs um atacante. Saiu do 3-5-2 para o 4-3-3.

Pronto. Sufocou o ABC, virou a partida e ainda perdeu n gols com Quirino e companhia...

Já no primeiro tempo, as boas oportunidades foram do ABC.

E tem gente que encher o time de zagueiros...

Anônimo disse...

A FRASQUEIRA ESTÁ FELIZ MESMO FORA DO PRIMEIRO TURNO.

FLÁVIO ANSELMO ESTÁ CONTRATANDO BEM E A FRASQUEIRA TÁ FELIZ COM FLÁVIO ANSELMO.

PAIVA MANDA NO ABC E A FRASQUEIRA TÁ FELIZ.

VIVA FLÀVIO ANSELMO, VIVA PAIVA TORRES E VIVA RUBENMS GUILHERME.

O TIME DO ABC É UM TIMÃO.

Anônimo disse...

Alexandre,
a quanto tempo o time joga sem um atacante de referencia?
como um clube de futebol que se diz organizado, não tem a preocupação de dar ao técnico opções de ataque básicos. A quanto tempo o time joga sem um lateral direito de oficio?
Bastante teempo...!!
A burocracia para trazer um jogador é grande!! e o jogador quando vem, vem de longe e com pouca qualidade...vejo o caso de acássio...(o lateral direito).
Como uma diretoria de futebol des
sa, pode cobrar do técnico se as necessitadades básicas do time não são preenchidas????

Uma pergunta, como jogou o craque jaime hoje??

Elven Costa

Anônimo disse...

Comentário infeliz, principalmente por que o post anterior fala que o time vinha treinando bem. O problema é de simples conclusão e o Vicente Prudêncio disse tudo. O próprio Didi Duarte já disse mais de uma vez, que o time estava jogando no limite. Tradução: o time é ruim demais e ele vinha fazendo milagres.

Alexandre Costa disse...

Vamos lá:
- Pra quem acompanha o blog há tempo, vai lembrar que o blogueiro é adepto do 4-4-2. Isso não quer dizer que sempre devemos jogar no 4-4-2. É apenas uma questão de preferência.
- O ABC joga no 4-2-2-2, ou seja, 4 zagueiros fixos, pois os laterais não sobem nunca, 2 volantes e 2 meias que não se interagem, e 2 atacantes que jogam sozinhos na frente. As inexistentes subidas dos laterais podiam "costurar" esse esquema, mas eles não sobem. Os 2 volantes e os meias devem participar ativamente da marcação. Mas eles não tem pegada alguma. O 4-2-2-2 do ABC mais parece um 4 Pai-nossos, 2 Avemarias, 2 Credos e 2 Salverainhas.
- Concordo que João Paulo perdeu gols no jogo de ontem. Mas não concordo em creditar o fracasso a ele. O ABC não jogou nada meu caro Vicente, NADA! João Paulo apenas foi mais 1. Se ele tivesse feito os gols, o ABC não teria jogado nada do mesmo jeito.
Falo do 3-5-2 em seguida

Alexandre Costa disse...

Continuando...
- O Potyguar saiu do 3-5-2 e foi pro 4-3-3, é verdade. Mas em momento algum os 2 laterais deles deixaram de subir. Eu não estou aqui defendendo o 3-5-2, vamos deixar claro! Eu quero que o ABC tenha opções de ataque, de armação de jogadas. O tal do lateral Macacheira deixou e rolou na ala direira, e foi dele o lance que originou um dos gols do Potyguar. Então, o 4-3-3 do Potyguar foi perfeito.
- Didi Duarte tem seu desmérito nessa equipe sim. NESSA EQUIPE! Ele é um grande treinador e vai continuar sendo. Mas ele não conseguiu dar pegada ao meio campo, que honrosamente tem Marquinhos Mossoró como único que corre, a zaga é uma peneira completa, e não temos opção de armação de jogadas. Nada funciona!
- Sobre o "comentário infeliz" do anônimo eu reafirmo o que falei: os 2 últimos treinos do ABC no Fraqueirão foram bons, inclusive Acácio foi um dos destaques. Agora ele time não sabe colocar em prática o que treina. Treino é treino, jogo é jogo.
- Eu defendo Didi Duarte como defendo Felipe Scolari. Felipão é um grande técnico, um dos melhores do mundo, mas quando chegou ao Chelsea não conseguiu fazer seu esquema funcionar. Nada funcionava, tática, treinamento, jogo no campo, nada. Culpa de Felipão? Sim! Tem vez que um treinador não dá certo. Felipão não perde o status de um dos melhores do mundo por causa disso.
- Os jogadores do ABC são fracos? São sim. Mas não são piores do que qq outros dos times do interior. Veja o exemplo do Potyguar ontem. Padrão tático perfeito! Cada um jogando no seu lugarzinho. E se mudar o esquema como Neto Matias fez no segundo tempo, o time acompanha. Mesma coisa o Assu, o Baraúnas, o Alecrim. No ABC Didi não conseguiu acertar isso, infelizmente. Os jogadores são fracos, não discuto isso, mas além de técnica nosso time falta tática. Nenhuma!

Vicente Prudêncio disse...

Então pronto, amigo, contratem Neto Matias, pois desde o ano passado que ele dá um NÓ no ABC. Ontem Heriberto Cunha, hoje Didi Duarte.

Contratem Neto Matias...

Pronto...

Agora eu fico cá pensando.

Em outro esquema, David e Marquinhos vão pegar quem? Em outro esquema, Acássio e Renatinho vão subir? Em outro esquema, haverá um centroavante de referência? Em outro esquema, Ivan e João Paulo irão aprender a se posicionar, de modo que quando um estiver jogando pelo lado, o outro estará dentro da área.

Mudemos de treinador, mas sem reforços, sem os reforços certos, aliás, o ABC continuará jogando no limite, dependendo da sorte de a bola entrar.

...

Luciano disse...

Podem trazer Jesus que com esses perna de paus de Flávio Anselmo não ganharemos nada....
Fui a Currais Novos e saí envergonhado com o que vi.

Alexandre Costa disse...

Prudêncio, meu caro.
Reveja meu post. Coloquei a culpa pelo fracasso no treinador e nas contratações de Flávio Anselmo. Não existe um único culpado pra tudo. O ABC não perdeu o turno nesse jogo, não perdeu esse jogo por causa de JP, não existe um raciocício binário para o futebol. Tudo é um conjunto de fatores.
Por esse motivo existe um dilema muito grande para esse segundo turno: Manda todo mundo embora e começa tudo de novo? Não dá tempo para nada. Contrata um novo treinador? Solução imediatista.
Pra mim essa galera não tá atendendo o q Didi pede. Quero ver se fosse com Ferdinando (não q eu esteja querendo ele de volta) essa galera não suava em campo.

MÚSICA F. C. ! A VOZ DAS ARQUIBANCADAS. disse...

Acho que aquele empate contra o Alecrim, em pleno Frasqueirão, foi determinante para a não classificação do ABC.

A culpa é só de tal jogo ? Não.

Acho que Didi tem uma parcela de culpa pequena diante da ausência de bons jogadores.

Sou daqueles que acham que o time ( do primeiro turno ) de 2010 lembra muito o de 2006.

Vicente Prudêncio disse...

Não temos uma onzena, quanto mais um elenco.

No elenco do ABC hoje teríamos que ter jogadores como Quirino, Tiago Potiguar, Leandro Macaxeira, Vaninho, Pantera e etc...

Falei em elenco, não em time titular. Não esses trastes da vida, como Yamada, Alexandre, Pedrinho, Bileu, Nino, Rodrigo Galvão, Ricardo Costa, Carlinhos e Paulinho Cuiabá, entre outros...

Agora com um elenco desses, não dá nem para avaliar o treinador...

Mas que se mude logo o treinador, desde que com os reforços...

Minha campanha é para Neto Matias...

Simbora!!!