quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

A bela Macapá

Já que um dos representantes do RN jogou ontem e empatou pela Copa do Brasil contra o São José de Macapá, venho aqui divagar algumas poucas palavras sobre essa linda capital, a única no Brasil que se encontra no hemisfério norte do planeta. Afinal esse é um dos objetivos da Copa do Brasil: uma maior integração nacional através do futebol.
Sinto-me conformável para falar sobre Macapá. Já viajei algumas boas vezes para lá, a trabalho, mas nada de que não impeça de ser visitada turisticamente, a não ser a longa distância promovida pelo tamanho continental brasileiro. Cidade pequena, estilo interiorana, não se compara ao tamanho maior de qq capital nordestina. O povo ainda anda muito a pé e de bicicleta. Macapá tem nos barcos o principal meio de transporte para longas distâncias.
São dois, na minha visão, os pontos que mais chamam atenção para quem visita a cidade: O Rio Amazonas, que margeia toda a capital e é a única ligação com o restante do Brasil, e a Linha do Equador, que corta a cidade ao meio, fazendo Macapá a única capital brasileira por onde passa a Linha do Equador.
O maior rio do mundo serve como BR, a principal estrada de Macapá. É por ele que se chega a Belém, a capital mais próxima. Claro que de avião se chega em qq lugar, mas quero dizer que não existe estradas para lugar nenhum, a não ser para o norte, onde se vai para o Oiapoque e de lá para a Guiana Francesa. Por essa razão, Macapá tem uma loja muito grande, estilo magazine, por onde entram os produtos franceses, originais, e pasmem: Duty Free. Isso mesmo; perfumes, cosméticos, louças, e tudo mais que vem da França, Itália, Alemanha entram pela Guiana LEGALMENTE e é vendido pela loja TOP Importadora sem impostos de importação. É semelhante àquelas lojas Duty Free que existem nos aeroportos internacionais para quem vai para o exterior. Só que em Macapá tem a grande vantagem de não precisar de passaporte.
A linha do Equador é o grande charme da cidade. Como falei anteriormente, a linha corta a capital. Existe um monumento chamado Marco Zero que foi erguido para se observar a passagem do sol durante o equinócio, uma manifestação em que os raios do sol, no seu movimento aparente, incidem diretamente sobre a linha do Equador, do nascimento ao por do sol. Por conta disso, duas vezes ao ano, os moradores da cidade têm o privilégio de assistirem ao fenômeno. Nesse período, os dias e as noites têm a mesma duração em todo o planeta. A ocorrência desse fenômeno se dá em dois momentos: em março, conhecido como equinócio da Primavera; e em setembro, chamado de equinócio de Outono.

Futebol
Claro que não deixaria de falar sobre o futebol! Além do São José, campeão de 2009 e com direito a jogar pela Copa do Brasil, o que empolga mesmo os macapaenses é o Futlama. É o futebol jogado dentro do Rio Amazonas durante o momento da maré seca. É "tudo de bom" por lá. Surgiu até uma "Copa do Mundo" de Futebol de Macapá. A competição começou em 1962 com 16 equipes, e hoje conta com mais de 150 times, e jogam 10 pra cada lado. O nome Copa do Mundo é dado pq as equipes que participam têm nomes de países. Show de bola! O negócio é tão profissional que conta com árbitros, comentaristas, narradores, torcida organizada, e muito mais. O detalhe curioso é: jogador que leva cartão vermelho só joga no próximo ano. O esporte também conta com Federação, a FEAFLA - Federação Amapaense de Futlama.
Mas o futebol profissional também tem seu charme. O principal estádio de futebol de Macapá chama-se Milton Corrêa, popularmente conhecido como Zerão. A linha divisória dos campos passa exatamente sobre a linha do Equador, assim metade do estádio fica no Hemisfério Norte e a outra metade no Hemisfério Sul. É isso mesmo, o Equador passa no meio do campo.

A foto, tirada por mim, mostra uma das traves do Futlama. Com a maré cheia do Rio Amazonas a baliza fica de apoio para os pássaros.

2 comentários:

Jaime Seguier disse...

Amigo parabéns pelo belo texto sobre a cidade de Macapá. Sou professor de geografia e só conheço a capital do Amapá através dos livros, da internet e agora do seu texto. É geografia pura.
Abraço!

Manoel disse...

Caro, Macapá é a única capital do país a ser cortada pela linha do Equador, mas Boa Vista, capital do estado de Roraima é a única capital brasileira totalmente ao norte do Equador.