sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Que agonia!

Esse negócio de uma semana inteira entre um jogo e outro, numa situação que o ABC está, com técnico novo chegando, E O JOGO QUE NÃO CHEGA, é uma merda!
Claro que é tudo que a nova comissão técnica queria: tempo.
Mas para o torcedor que já está agoniado com a posição na tabela, esperar para o último jogo da rodada, pense!
Tiago Cardoso; Bosco, Gaúcho, Rafael Pedro e Bruno Barros; Alexandre Oliveira, Augusto Recife, Sandro e Tucho; Ricardinho e Júnior Negão. Esse parece ser o time que entra em campo às 20:00 no horário de Natal.
O que significa uma mudança tática assim com o andar da carrugagem? Muita coisa!
Mudar um time acostumado no 3-5-2 para o 4-4-2 de "supetão" temos que fazer uma análise setorial.
A defesa é a mais prejudicada. Os 3 zagueiros fixos dão lugar a 2 zagueiros fixos. O "cacuete" deles é se deslocar menos, já que tínhamos 1 zagueiro para a esquerda, um para o centro e outro para a direita. Agora são só 2 para o mesmo espaço de campo. Claro que temos os laterais, que deverão fechar os cantos. Mas quer queira quer não eles já fechavam no 3-5-2. Ou seja, o 3-5-2 do ABC não era um 3-5-2 original, era um 5-2-1-2. O problema é que os laterais no 4-4-2 NÃO DEVEM SUBIR, a menos que a volta deles seja rápida e que eles sejam eficientes no desarme e marcação. E esse não é o caso nem de Bosco nem de Bruno Barros. São lentos, e nem um pouco eficientes na marcação. Esse é um problema que ou Didi conversa pra os 2 não subirem e pegaram a marcação "de frente", que é mais fácil, ou substitui um deles.
No meio os volantes trabalharão muito parecidos. Eram 2 e continuam sendo 2. Primeiro e segundo.
O ataque é que se beneficiará. Com 2 jogadores de armação DESDE O INÍCIO DO JOGO, isso é importante, um meia ou um atacante não esperará muito para encontrar um companheiro a disposição para dar um passe.
Mas como diz o ditado, a melhor defesa é o ataque. E se a postura do ABC em campo for de "emprensar" o adversário em campo, é suficiente para a tática funcionar.
Por enquanto, é ficar na agonia.
Ô jogo demorado!

Um comentário:

Anônimo disse...

Alexandre, no 3-5-2, os zagueiros cobrem os laterais, enquanto que no 4-4-2 a cobertura é dos volantes.

Entrasse Didi Duarte com três volantes, e defesa do 4-4-2 ficaria tão fechada do que a do 3-5-2, mas o novo treinador está apostando no risco de jogar para frente, com dois meias e dois atacantes, variando para um meia e três atacantes, no caso de Zé Eduardo, mas com a possibilidade de Sandro fazer o terceiro volante.

Sobre os laterais, cada um sobe de uma vez, sendo que o que não sobe fica encarregado de ser o 3º zagueiro, algo básico no futebol.

Já acerca da celeuma Bruno Barros x Rogerinho, em outros momentos cheguei a escrever que Bruno Barros tinha vaga na ala esquerda, no lugar de Sandro, posição depois revista diante da queda de rendimento de Bruno Barros.

Hoje, com Rogerinho recuperado há pelo menos duas ou três semanas, tenho observado nos treinamentos que o baixinho de fato vem num momento muito, superando Bruno Barros.

Futebol é isso também, momento, e o momento de Rogerinho é melhor.

Outra coisa, ontem lá no blog mudei a dúvida 'Tucho ou Zé Eduardo' para 'Tucho ou Sandro', opinando logo em seguida por Tucho.

Muidei minha opinião. Motivo, ontem Sandro treinou melhor, com maior capacidade física e poder de marcação, apesar de toda a notória fragilidade do galêgo.

Tucho, como se vê, demora um pouquinho para adquirir um bom ritmo, infelizmente, pois antes de se machucar ele vinha muito bem, numa boa crescente.

É mais ou menos isso.

Prevejo um jogo com dificuldades para o ABC FC, em razão do novo esquema, onde a parte defensiva de certa forma preocupa.

Mesmo assim, aprovo a mudança de Didi Duarte e estarei amanhãm no Frasqueirão, com o coração na mão.

Vamos que vamos...

Sds Alvinegras.

Abecedista.