sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Flamengo X ABC

Quem disse que Andrade era técnico de futebol?
Eu era um dos que dizia que não.
Técnico é um cara formado, estudioso, e não um ex-jogador.
Pois vem Andrade no Flamengo e cala a boca de todo mundo, inclusive a minha.
E o que isso tem a ver com o ABC?
Muito!
No ABC, TODOS os últimos 5 técnicos que atuaram armaram o esquema tático 3-5-2. O mesmo esquema que foi consagrado no Flamengo, levando Juan e Leo Moura a ídolos rubro-negros.
Pois que vem Andrade e acaba com tudo isso. Juan e Leonardo Moura o caramba!! São laterais como eram Leandro e Junior na boa época de Andrade. O 4-4-2 voltou a imperar no time do imperador. Pq? Primeiro pq Andrade entende bem do assunto, era assim que o Flamengo campeão do mundo jogava. Segundo pq o Flamengo do 3-5-2 não chuta a gol. Quem fazia gol eram os alas. Obina, Souza, Adriano, argentinos, todos passavam por lá e não faziam gols (claro que estou exagerando).
Mas no 4-4-2, Andrade colocou Petkovic e Zé Roberto como os "inteligentes" do jogo, Wiliams e Everton como volantes e Adriano com Denis Marques na frente.
Tá ai o mais novo esquema vencedor do Brasileiro.
Claro que todos agora vão ter que parar esse novo (novo?) esquema vencedor, e Andrade vai quer que variá-lo, como já vem variando (não entendam "variando" como "elouquecendo", quem vem enlouquecendo são os adversários), mas pelo que eu vi os laterais não sobem mais.
E no ABC? Será que Ricardinho e Junior não fazem o papel de Adriano e Denis Marques? Será que Sandro não seria o Pet do ABC? E Zé Roberto o nosso Zé Eduardo (esse tá fácil até no nome). Os volantes serão os mesmos que já atuam, não tem erro, e os zagueiros Flávio Lopes podia fazer um sorteio como Xuxa fazia - papel pra cima - pois precisaremos só de 2 zagueiros. E lateral é que não falta no ABC, pq ala de ofício NÃO TEM NENHUM.
O 4-4-2 de Andrade por dar certo no ABC.

2 comentários:

Anônimo disse...

Meu caro Alexandre.

Eu estou falando isso desde o campeonato potiguar, quando o ABC fracassou e não conseguiu nem se classificar para a fase final do segundo turno, lembra?
Desde aquela época o mais querido não tem alas na acepção da palavra. E é impossível jogar no 3-5-2 ou 3-6-1 sem alas, sem volantes que também saibam atacar e sem meias e atacantes que tanham a velocidade como principal característica.
Tudo que o ABC não tem desde o campeonato potiguar. O único lateral que pode ainda ser interpretado como uma ala, e com reservas, é Rogerinho. Só.
Infelizmente a falta de percepção dos nossos sucessivos técnicos desse "pequeno detalhe", nos jogou na Série C.
Eu fiquei pregando no deserto.

Anônimo disse...

Caro Costa, fiz uma proposiçao no blog do Emilson, que fosse criada uma comissão de futebol, para discutir os seguintes assuntos: esquemas táticos, desempenho de jogadores, os adversários, comportamento de jogadores (barca)e arbitros de futebol. Portanto, tem que banir o técnico manda chuva do futebol, a decisão fica na mão de uma pessoa, faz um bocado de merda e vai embora, e agente fica com o abacaxi. Ex: Heriberto da Cunha, jantava e almoçava com Padang e Eduardo, Judas foi alertado e nada, qual foi o resultado? Torcedor Internacional.http://www.cartacapital.com.br/app/coluna.jsp?a=2&a2=5&i=5349