sábado, 5 de setembro de 2009

Boa ABC! Vamos continuar com essa garra e dedicação

ABC vence por 2 a 1 e fez uma bela partida.
A escalação do ABC antes do jogo me surpreendeu, pra melhor claro. Com Tucho e Gedeon pelo meio eu sabia que uma qualidade maior o ABC teria pelo meio.
Olha, não adianta reclamar da qualidade de Gedeon, Tucho, e de outros que poderão vir ao Mais Querido. Lendo blog de jornalistas de Natal vejo todo mundo metendo bomba nesses jogadores, em Junior Negão, em Selmir, dizendo que eles não tem qualidade técnica. Uma coisa é ter qualidade técnica outra coisa é ser um craque de bola. O ABC não vai contratar nenhum craque. Nem o ABC, nem o américa, nem o Ceará, nem o Atlético Goianiense. Craques ficam na série A, quando ficam... O nível de nossos jogadores é o mesmo de qualquer outro time mediano da série B. Se o ABC não tivesse dado "apagão" contra Duque e Campinense, estaria fora da zona e com a torcida em campo.
Agora, Junior Negão tem um aproveitamento acima da média de 1 gol por partida. Isso dá confiança ao jogador e por isso ele precisa SEMPRE ser escalado. O jogo de Gedeon é esse mesmo que vimos hj, e em todas as partidas. As vezes dá um passe errado, as vezes dá um chute que quase vai no ângulo. Ainda meteu uma bola na trave e sempre foi perigoso no ataque. Selmir jogou sua melhor partida pelo ABC. Augusto Recife e a zaga também mantiveram um bom nível.

Confusão tática
Confesso que fiquei bem confuso com o ABC em campo hj. Rogerinho, ala, não subiu nenhuma vez. Bosco, outro ala, ficava caindo pelos 2 lados. O 3-5-2 inicial tinha Audálio, enquanto esteve em campo, subindo diversas vezes, e Tucho atuando como um um segundo volante de qualidade. O ABC, na verdade atuou com 2 zagueiros fixos, Rogerinho, Augusto Recife, Audálio e Tucho fazendo um quadrado no meio de marcação forte, Gedeon como armador, Selmir e Negão lá na frente, e Bosco jogando de Sorin. Falo Sorin pq é aquela posição de nunca está fixa, mas sempre caindo pelos lados e em direção diagonal ao gol.
Essa confusão tática me confundiu e também ao adversário, pois o ABC teve várias chances de gol e com o goleiro deles fazendo grandes defesas.
A saída de Bosco eu entendo que foi puramente tática.

Sem entender o Frasqueirão
No primeiro tempo o nosso goleiro Tiago Cardoso saiu do gol por 2 vezes de forma bizonha. Isso é o que dá não entender o "Frasqueirão". Naquele lado do gol o vento estava contra. Um cruzamento que vem forte, o vento segura a bola e ela cai rapidamente. Isso aconteceu por 2 vezes e quase a defesa se complicou. Quando virou o jogo, Tiago saiu certo, pois o vento estava a favor da bola.
Nosso goleiro precisa entender isso pra não fazer besteira de novo.

Valorizar a posse de bola
Além da garra, dedicação e empenho tático, o ABC mostrou domínio e valorização da posse de bola. Eu gostava do goleiro Paulo Musse. Mas uma falha dele era não sair com a bola pela zaga, e sim dava muitos chutões. Hj, Tiago Cardoso deu poucos chutes e a bola ficou mais no pé de nossos jogadores.

Vamos ver se Leonardo e Bruno Barros se recuperam para o jogo contra o Fortaleza. Ricardinho e Mossoró voltam. Temos que estar fortes para sair da capital alencarina com um bom resultado.

Um comentário:

Anônimo disse...

Gostei muito da análise tática.

Achei que Bosco não foi o Bosco das últimas jornadas, muito preso na marcação do lateral do Juventude.

Outra coisa, como jogamos com apenas um volante, Augusto Recife, talvez Flávio Lopes tenha prendido mais os alas.

Sobre Audálio, claramente ficou em campo alguns momentos contudido, tanto que chegou a trocar posição com Gaúcho, indo para a sobra.

Deve pegar pelo menos umas duas semanas no DM, infelizmente.

Audálio e Júnior Negão, perceba, marcaram os dois gols diante de Juventude e Ponte Preta.

Valeu ABC! Valeu jogadores!

Sds Alvinegras.

Abecedista.