segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Planejamento emergencial

Bastante gente vem comentando em meus posts sobre meu otimismo em relação ao ABC. De maneira geral sou bem otimista sim, não nego isso.
Por outro lado o meu otimismo de forma alguma esconde ou impede que eu veja os erros que acontecem com o Mais Querido. Os erros aparecem para serem consertados, os acertos para serem repetidos.
Com relação ao ABC, temos muitas variáves em campo. O clube, a diretoria, os jogadores, o empenho deles em campo, as dívidas, salário, o marketing, 2009, 2010, eleições, ou seja, muita coisa influencia e também é consequencia. Para tanto, um planejamento bem feito é necessário.
Mas o que é planejamento? E quando aplica-lo no ABC?
A resposta também não é simples, afinal nada é fácil nessa vida.
Temos que planejar tudo, sempre, a curto, médio e longo prazo. E quando eu falo sempre, é que o planejamento tem que ser ajustado a cada situação nova, boa ou ruim.
Com relação a longo prazo, concordo com a maioria, é preciso mudança no ABC. Ainda mais, na minha visão qq mandato, seja no ABC ou na política, deve permitir apenas uma reeleição. Mesmo que o atual presidente esteja bem em algum cargo, é preciso trocar de comando, para o bem da democracia, e da própria entidade envolvida. Mas o longo prazo tem que ser planejado em conjunto com o curto e o médio, e as eleições no ABC serão apenas no final do ano.
A médio prazo o ABC precisa resolver o problema financeiro.
A curto prazo, o ABC precisa melhorar o seu futebol e dar apoio ao elenco que joga a série B. É tapar os olhos com peneira achar que tudo está perdido ou que tudo está ganho. Torcer contra tmb é um tiro no pé, e eu só tenho a lamentar os que pensam o contrário.
Agora, resolver o problema do curto prazo pode, se envolver grandes cifras monetárias, perder o controle das ações e o clube acabar sendo tragado por uma avalanche de problemas financeiros ainda maiior para a próxima gestão. Essa é a consequencia de uma entidade que constantemente é sufocada por uma visão míope de curto prazo. A visão míope de curto prazo é capaz de conter superficialmente os problemas de uma organização mas não oferece, na maioria das vezes, soluções efetivas capazes de solucionar o problema. No entanto, um plano emergencial é necessário. O planejamento emergencial requer uma estratégia própria, apresentando uma visão de como o ABC precisa funcionar hoje, dadas as suas competências, a pontuação alvo para se livrar do rebaixamento, e restrições de qualidade do futebol. As ações devem ser focadas na busca de resultados, na identificação dos fatores críticos de sucesso, e na perseguição da excelência.
Novamente falando a todos, estamos na metade do campeonato, e nada está perdido.
O ABC precisa melhorar muito, e o plano é atacar jogo a jogo, estudar o adversário, planejar bem um esquema tático, sem esquecer do médio prazo.
Amanhã tem jogo, advero sário do ABC é muito qualificado mas tem suas deficiências. O time mediano do Brasiliense ganhou da Ponte Preta por 3 a 0 jogando forte, duro, marcando muito e não deixando os melhores jogadores de Campinas pegar a bola. Eu assisti a esse jogo.
Se o ABC jogar com a aplicação e afinco das partida contra Guarani e Portugesa, ganha o jogo de amanhã.
Se o ABC vai se manter ou cair? Não sei.
O meu foco é na partida de amanhã.

3 comentários:

José Carlos de Medeirops disse...

Alguns dirigentes, Conselheiros (?), Torcedores e Abinegados (?), não gostam quando Sócios Torcedores visita os Blogs e opinem sobre a verdade objetiva, real, do nosso querido ABC.FC. Todos viraram inimigos. Não gostamos de alguns comentários ridiculos que se fazem sem o menor embasamento do futebol, e sobre o meu ABCzão e muito menos quando este sujeito é da Imprensa da qual, acho eu, que sua responsabilidade deve ser muito maior. Mesmo eles achando que são livres e pode opinar o que quizer, quando quizer, o que quizer aonde quizer. Mas, alguns comentários, são pertinentes aos fatos ocorridos no ABC.FC diante do nosso fracasso no Campeonato Brasileiro.
Perguntas que não querem calar: Contratamos mal durante o ano? - Correto. Planejamos mal? Correto. Fizemos um Campeonato Estadual ridiculo e não resolvemos o problema? Correto. Não temos Hum milhão de Reais por mês para tocar o Clube? Correto. Não temos 10.000 Sócios Torcedores à R$40,00 por mês. Correto. Temos uma oposição(?) ridicula?. Correto.
- Todos somos de uma maneira ou de outra co-responsável por tal situação. Uns muito mais outros muito menos. - ABCdistas é claro.
- Meus amigos, longe de mim, dar uma opinião diante de pessoas que quando vc fala ela pergunta logo: Vc dá dinheiro pro ABC? não? então não pode opinar, não é ouvido.
Futebol é só dinheiro?. É. Diz alguns. Somos sócio Torcedor, R$40,00, compramos em média 10 camisas do ABC por ano, fora os presentes pra amigos e familiares, participamos de Vakinha, Rifas, etc. É pouco, é, mas isto ainda não foi possível um bom planejamento e contratações mais corretas?. Igual a mim? Centenas. O que fazer? Pergunte aos diretores do ABC que são Empresarios o que eles fariam se suas Empresas estivessem indo pro buraco, que por motivos de mal planejamento, gerenciamento, realizados pelos seus Gerentes de suas Empresas, o que eles fariam. Simples assim. Nós os Sócios somos os donos (?), mas não somos. O Conselho opina(?) e os resultados não vem. A solução está nas mão de todos os ABCdistas. Dia 25/09/2009 o ABC.FC volta a entrar em ampo, estarei lá, com uma nova camisa, cobrando daqueles que eu imagino que tenham qualquer responsabilidade e esperando não ver deste elenco de profissionais(?) uma meia duzia deles vestindo o MEU MANTO SAGRADO DO QUAL ESCOLHI PARA O MEU SEPUTAMENTO quando minha hora chegar e que alguns não querem respeitar e os meus diretores entregam a esses desonrados pra vestir e desfilar nos gramados de futebol pelo meu querido Brasil, e o pior no nosso próprio FRASQUEIRÃO. Voltar para a série "C", não é nenhuma desonra. DESONRA é entregar o nosso MANTO para ser DESONRADO mais uma vez e dentro da nossa casa por alguns incompetentes e desorados. Tenho o direito, se isto acontecer, entrar em campo e retirar este manto de quem não merecee está vestindo-a. Até TERÇA.

Jacson Artson disse...

Se me perguntarem se estou triste com a situação do ABC, lhes responderei que sim, estou muito triste. Normal!

Se me perguntarem se acho que a diretoria tem culpa nesta situação, lhes responderei que tenho certeza, mas não credito 100% desta culpa, pois como o Alexandre mesmo disse, trata-se de um conjunto de fatores todos interligados, nunca isolados!!!

Se me perguntarem se eu teria coragem de dar um castigo e não ir mais a campo apoiar meu time do coração, lhes responderei que NÃO, NÃO TENHO ESSA CAPACIDADE DE ABANDONAR O BARCO NO MOMENTO EM QUE ELE MAIS PRECISA DE MIM(NÓS TODOS), POIS NÃO ACREDITO QUE ELE SERÁ CAPAZ DE SAIR DESSA SOZINHO.

Imaginem uma nação sem a força do seu povo!!! Povo esse que sempre luta, briga, faz das tripas coração para colocar o ABC no lugar que ele merece estar.

É assim que penso e ajo, sou realista e vejo que a coisa tá preta, mas também sou um otimista e acredito até o ultimo momento que podemos sair desta situação.

Se me perguntarem se reconduziria JT a presidência do ABC no próximo mandato, lhes responderia que,..., serei eternamente grato ao mesmo e quero-o fazendo parte diretamente do ABC, mas neste momento outros(???) merecem uma oportunidade de tentar, assim como ele teve a dele e poderá ter outra no futuro, mas que agora, eu daria oportunidade para uma nova pessoa e assim como torço que tudo dê certo para o ABC com JT neste restante de 2009, vou torcer para que o outro faça sempre mais e mais.

Se me perguntarem se o ABC cair para a série C em 2010, lhes responderei que ficarei trsite, muito triste mesmo, mas independente série que ele estiver, estarei junto dele e brigarei para outro acesso e mesmo com duas quedas(se isso realmente acontecer), JT terá minha admiração por N fatores.

Luciano disse...

Olá Alexandre. Como disse, continuo admirando sua fé e esperança. Gostei do seu tópico, comedido e exato. Mas não espero nada disso que vc colocou da atual diretoria.....Porntanto continuo pensando mais no futuro nesse momento, já que não acredito mais no nosso time na série B. Como sou essecivamente prático, penso assim.
Espero está totalmente errado quanto ao nosso rebaixamento, mas precisamos sim começar a pensar no futuro do ABC e esse futuro-próximo passa essencialmente pela renovação total da nossa diretoria.