sexta-feira, 31 de julho de 2009

De milho em milho...

Grande jogo do ABC com um belo público presente.
Muitas coisas gostaria de falar com essa vitória "maiúscula" por 1 a 0; vou tentar relacionar com propriedade.
Primeiro que a expulsão "dupla" foi benéfica pro ABC. A Lusa estava povoando o meio de campo com 6 jogadores no meio, e como é um time bem técnico, passe de pé em pé, sempre sobrava um jogador deles, e por isso a expulsão do "infeliz" Simão resolveu esse problema. Equilibramos o meio de campo e com o campo "maior" fica mais fácil marcar por zona.
E marcação é a tônica do grupo comandado por Flávio Lopes.
Olha, é difícil falar um jogador que se destacou em campo. O trio de zagueiros é trio de seleção! Marquinhos Mossoró um monstro em campo. Sandro mostrando pq é um jogador de time grande, experiente, cadenciando a bola no ritmo certo, Ricardinho...ah...Ricardinho é foda!
Isso pq não falei no jogador que fez o gol da partida, o titular da lateral Bruno! Ainda tem Ivan, sempre bem, Rogério, forte na marcação, Recife que entrou pra mostrar que quer ser titular, enfim, TODOS mostraram que o ABC não merece estar na posição atual.

Portuguesa é time de série A
Não estou dizendo que a Portuguesa vai subir. O fato é que a Portuguesa é um time de toque de bola, time técnico, e nada faltoso. Talvez o time mais limpo que passou no Frasqueirão esse ano. O que falta pra Lusa ser um time mais forte é exatamente a pegada de série B. Eu já havia falado isso. O ABC fez o que a Portuguesa não fez. Marcou forte, em cima, ocupando os espaços e sempre se adiantando na marcação quando se podia.
O ABC - em casa - jogou como visitante, esperando o adversário e saindo no contra-ataque. Flávio Lopes armou o time assim, e Ricardinho + Ivan saindo de cara aproveitam a velocidade do contra-ataque. Esse é o jogo de série B. Esse é o jogo de se sair de onde o ABC está. Dá confiança ao grupo que sabe que nisso ele é forte, e o ABC cresce na partida conforme vai "matando" o adversário.
Alguém lembra de algum ataque da Portuguesa sem ser o da bola na trave? É isso, mesmo com posse de bola a Lusa não conseguiu converter em lances de gol. Méritos pros volantes e para o trio de zagueiros da seleção.

Todo técnico é bom, depende do momento
É isso! Cada time tem o técnico correto para cada momento que passa. Não estão dizendo que Flávio Lopes é melhor ou pior que Arturzinho. Mas o ABC, após passar por Heriberto e Arturzinho, que são dois treinadores "casquentos", duros, rígidos dentro do próprio treinamento, estava merecendo um treinador estilo "mineiro", que é o caso de Flávio Lopes. Acompanhei vários treinos desde que ele chegou, e é aquela coisa de incentivo, de correção sem agressividade, de elogios.
O clima estava muito pesado desde o início do ano.
Agora são outros ares, muito melhores!

Um comentário:

Anônimo disse...

Na minha visão de futebol, a Portuguesa sobe...

Sobre a resenha, faltou falar apenas dos laterais, Bruno e Marquinhos, que praticamente não deixaram uma bola ser cruzada na área (se vc lê o blog, falei e cobrei isto lá)...

E Flávio Lopes mostra e prova que um time de futebol começa se fazendo não pela defesa, mas pelo sistema defensivo...

Excelente...

Futebol virou Basquete...

Foi uma das melhores partidas defensivas do ABC FC que vi em minha vida (se não a a melhor)...

E o ABC FC esteve muito mais próximo do 2º gol...

E Fábio Silva, sem condições (Gabriel também, até que me prove o contrário)...

Sds Alvinegras.

Abecedista.