quarta-feira, 27 de maio de 2009

Ivan pra Fábio Silva, adivinhe? *

É gol! E é a dupla de atacantes ideal para o ABC. Claro, sem contar com Fábio Saci. Infelizmente não pude ver o jogo ao vivo, mas gravei e assisti inteirinho - com direito a voltar e rever cada lance cuidadosamente - assim que voltei pra casa.E logo de cara já posso falar que, ao contrário do que afirma Marcos Lopes, o ABC esteve melhor no primeiro e no segundo tempo, com ou sem as substituições. Muito melhor taticamente, melhor tecnicamente, e isso se desenvolveu nos números finais da partida: 2 a 1, de virada, para o Mais Querido, com gols de Gaúcho de penalty e Fábio Silva.

Análise tática
Bem postado em campo, setorialmente, em um 2-5-2 (dois-cinco-dois???) onde o nosso terceiro zagueiro Audálio (o "1" que está faltando no esquema tático) foi colocado para esquecer o jogo e se dedicar a marcar Saulo. Alguém viu Saulo enquanto esteve em campo? Se não viu, méritos para Audálio e Arturzinho. Saulo saiu, Audálio grudou em Bismarck. Bismarck saiu, Audálio passou a ser peça tática, como primeiro volante. Matando Saulo, Arturzinho conseguiu segurar o contra-ataque do Fortaleza. Contra-ataque que foi mortal no jogo contra o Figueirense no Frasqueirão (é difícil esquecer os contra-ataques mortais do Figueirense). Na verdade, os lances de perigo do Fortaleza foram erros cometidos por saída de bola do ABC, no seu campo de defesa. O ABC entrou portanto com 2 zagueiros, Ben-hur e Gaúcho, muito bem em campo. Ademar jogou bem em sua estréia. E enquanto Sandro estava jogando pela meia-esquerda, fez boas jogadas com Ademar. Quando Sandro trocou de posição com Tiano e passou a cair na direita, ai vimos como é limitado o lateral Marco Aurélio. Ainda falo que o ABC jogou em um falso 3-5-2 pq Ademar, por diversas vezes no primeiro tempo, adentrou o ataque diagonalmente, invadindo a área do Fortaleza, sempre com perigo, como um verdadeiro ala. Coisa que não faz Marco Aurélio, nem com reza brava!
E como Sandro faz falta ao ABC! Quando nosso craque joga, a coisa muda da água pro vinho. É impressionante!

Lances polêmicos
No penalty sofrido pelo Fortaleza, cometido por Audálio, o erro da zaga foi de Erandir. Erandir estava marcando o jogador que sofreu o penalty, ele passa a bola pra receber mais na frente e Erandir não o acompanha. Audálio acaba que chega atrasado e não acerta o jogador e nem a bola. Mas o atacante cai na área e o juiz entra na conversa.
O 1º gol de Fábio Silva foi mal anulado. Não consegui ver ele agarrando o zagueiro. O zagueiro é que cai de maduro de costas. Novamente o juiz caiu nessa lorota.
Já o gol anulado do Fortaleza é aquele tipo de lance duvidoso, que pode ser marcado ou não pelo bandeirinha. A meu ver, o atacante do Fortaleza, que estava em impedimento, participou ativamente da jogada, mesmo não cabeceando a bola. Se ele não estivesse lá, Raniere não precisaria se preocupar com ele (óbvio) e pegaria fácil o chute vindo da falta.

O que precisa ser acertado
Gabriel precisa urgentemente fazer um trabalho de força física voltado pra potência e explosão muscular. Na hora que ele recebe a bola, Gabriel não consegue passar de um zagueiro que está de costas. Parece que cada pé pesa 5 quilos. Isso é um trabalho para o preparador físico, e pra Gabriel, claro.
Rogerinho é banco! E fica lá até acertar - em treinamento - o tempo e espaço das bolas. Erra tudo. No seu primeiro lance, faz uma merda, perde a bola e quase que sai um gol do Fortaleza. E na primeira vez que ele vai ao ataque escorrega bizonhamente.
Não consegui entender a entrada de Rogerinho. Se era pra Ademar ficar no meio de campo, era melhor ter recuado Gabriel (que mesmo ruim tem mais qualidade e visão de jogo que Ademar) e assim não gastaria uma substituição a toa. Sandro sairia, então, pra entrada de Ivan. Rodriguinho entrou, e como só sobrou ele na armação de jogada, ficou fácil pros volantes do Fortaleza marcarem o meio do ABC. Por isso Rodriguinho começou bem quando entrou (ainda tínhamos Sandro em campo), e quando Sandro saiu, Rodriguinho sempre esteve bem marcado, e acabou sofrendo do mesmo veneno que Saulo, e caiu muito seu rendimento. Rodriguinho não consegue jogar marcado, isso é fato.

Prognóstico
Com 10 dias para recuperação de jogadores, treinamento e entrada dos novos contratados, creio que o ABC tem tudo para alavancar nessa série B. Alex Oliveira vai dar uma qualidade a mais em campo, onde Sandro já é o rei. Na lateral direita temos a possibilidade de Chiquinho jogar bem. Sem contar no Saci, que também se chama Fábio Silva. Portanto para aqueles que acharam que Fábio Silva não era nada, agora temos 2 Fábios Silvas no Mais Querido.

A foto do gol de Fábio Silva (o original) é de Alex Régis.
* O asterisco no título desse post é para lembrar que não só de belos passes vivem a dupla Ivan e Fábio Silva. Os dois também protagonizaram um lance lamentável no finalzinho do jogo, aos 48 do segundo tempo. Uma falta quase na bandeirinha de escanteio, e Ivan bate para Fábio Silva, que está de costas e não vê que a bola era pra ele. Acaba que Ivan volta e chuta a bola pela segunda vez. O juiz para, obviamente, e marca lance irregular. Coisas de Ivan e Fábio Silva. Pense como Arturzinho ficou uma arara!

4 comentários:

Anônimo disse...

Que análise do c...

Muita boa, essa de pegar o tape do jogo foi muito boa.

Gostei muito da análise, ótima.

Sds Alvinegras.

Abecedista.

Anônimo disse...

faltou análisar o penalti a favor do abC...no mais, o jogo foi horrível de se vê, dois times limitados que CONCERTEZA vão brigar para não cair..


mass...parabéns pela vitoria..

Alexandre Costa disse...

Olá Anônimo. Realmente faltou o penalty em Fábio Silva. A TV mostrou uma câmera por trás, que mostra o zagueiro do Fortaleza puxando a camisa de Fábio Silva. Quem vê por esse ângulo tem certeza da marcação. Não que Fábio tinha que cair como caiu. Mas foi puxado claramente na grande área, BEM puxado, ele ia em direção da bola para tentar chutar a gol. Isso é penalty.
Abecedista, valeu pelo comentário.
Abraços.

Anônimo disse...

ÔOOOOOO
FÁBIO SILVA
é melhor que
E'TOOOOOOOOOOOOOOO