segunda-feira, 25 de maio de 2009

Dá certo o 3-5-2 no ABC?

Até agora não deu. Mas o problema, além de ser do treinador (má escalação e falta de treinamento pra esse esquema) é também do nível técnico de nossos atletas.
Primeiramente precisamos ter 3 três zagueiros de origem. Até acredito em um deles ser volante que não tem grande qualidade no passe. Mas se colocarmos 3 zagueiros mesmo, um pela esquerda, dentral e o da direita, o time fica muito bem guarnecido. Mas que sejam rápidos, altos e zagueiros de profissão. Gaúcho, Audálio e Fabiano/Ben-hur (no melhor de sua forma), no caso do Mais Querido, são nossas opções. Pelo menos um dos zagueiros deve ter boa técnica para sair jogando e, de vez em quando, chegar ao ataque de surpresa. Ben-hur fazia isso ano passado, mas ele não está na mesma forma, e não consegue nem desarmar rapidamente o atacante adversário. Audálio faria bem esse papel, de sair pro ataque. Se isso não acontece no esquema 3-5-2, o meio-campo fica muito vazio e o time perde qualidade no passe.
E o meio-de-campo? Só com volantes, volantes? Claro que não. Não adianta preencher o meio-de-campo com jogadores que apenas desarmam, porque a posse de bola fica prejudicada. Isso é a cara do ABC (Palmeiras e Grêmio também tem esse mesmo erro). Os volantes (poderia ser apenas 1) tem que ter qualidade para sair para o jogo e apoiar o ataque. Erandyr tem essa função. O 3-5-2 "povoa" o meio-de-campo, e esse meio-de-campo mais numeroso em tese manteria a posse de bola por um tempo maior e, consequentemente, pressiona o adversário. Até que o ABC fez isso contra a Ponte Preta no primeiro jogo. Mas se os jogadores de meio não conseguem trocar passe com qualidade, a bola fica com o adversário, facinho. O alas também devem ter liberdade para chegar ao ataque como pontas e entrar em diagonal pela faixa central do campo como meias. Dessa maneira, a vantagem numérica no meio-campo ganha qualidade e transforma-se em maior posse de bola e em maiores chances de gol. Então, o que foi dito dos zagueiros se aplica ao meio-campo. Não adianta ter esse setor povoado por volantes marcadores sem qualidade no passe.
Erandyr, Sandro (ou Rodriguinho) e Alex Oliveira seria o meu meio de campo.
Mas de nada adianta ter que jogar no 3-5-2 se os alas se comportarem como laterais. O comportamento mais adequado seria o de meia, entrando em diagonal pelo centro e avançando até às pontas como atacantes laterais, um falso meia. Lembram de Bosco fazendo isso inúmeras vezes ano passado? Com Rogerinho e Marco Aurélio, esse ano, sem condições. Eles não têm qualidade no passe, não tem segurança para atacar e erram praticamente tudo. Nesse caso, o ABC - e eu tambem - tem que apostar nos que ainda não jogaram e que foram contratados. Como Simão faz falta nessa hora...
E o ataque? Ah, o ataque...no ABC é algo como uma área longínqua, bem distante, desde que Wallyson e Bebeto - nossa última dupla eficiente - deixou os gramados do Frasqueirão. Eu acredito em uma ataque com um jogador rápido e driblador, e outro de referência. Isso, definitivamente, não foi o caso de Wallyson + Bebeto. Esses se deram bem pq são realmente jogadores diferenciados. Wallyson não foi de referencia, era o atacante rápido, juntamente com Bebeto. Hj, no atual elenco ABCdista, eu colocaria essa dupla com Ivan e Fábio Silva. E juntamente com um meia avançado, que é o caso de Alex Oliveira, e outro de armação, que seria Sandro ou Rodriguinho, o ataque chegaria com muita qualidade.
Portanto, se é pra escalar um 3-5-2, o time seria:
Paulo Musse, Audálio, Gaúcho e Fabiano; Ala 1, Ala 2, Erandyr, Sandro (Rodriguinho) e Alex Oliveira, Ivan e Fábio Silva.

Um comentário:

Anônimo disse...

Alexandre, gosto das suas convicções e sei que vc é adepto do 4-4-2.

Olha, o ABC FC deveria entrar com apenas dois zagueiros e com Audálio de volante, sendo que o zumbi poderia, durante o jogo, dependendo da situação, fazer até um terceiro zagueiro.

Agora creio que não dá para colocar Audálio como zagueiro pelo simples fato dele não ter cacuete de zagueiro.

Já Fabiano, ao contrário, é o zagueiro zagueiro, o melhor do atual elenco creio (tem apenas deficiência na bola aérea).

O bom do 4-4-2 é isso. É o esquema que permite mais variações no decorrer de uma partida. Na verdade, sou adepto de uma linha de 4 atrás, o que é até mais defensivo de a linha de 3 do 3-5-2.

Voltando, creio que Audálio serve mais para ficar na frente da zaga, daí porque o prefiro como volante.

É mais ou menos isso.

Outro fato. Já não tinhamos no elenco uma quantidade de zagueiros para jogar no 3-5-2. Agora com a contusão de Juninho, então...

Só mais uma coisa. Imagine Audálio formando uma dupla de zagueiros no 4-4-2. Sem condição. Isto aconteceu no jogo da Ponte Preta e no do Figueirense, o que mostra que ele não tem cacoete de zagueiro.

No 3-5-2, ele pode fazer a função eventualmente, mas no 4-4-2, onde só joga zagueiro zagueiro, não tem qualquer condição.

Outra coisa. Como não temos alas, tipo Nego, Simão ou Bosco, só nos resta mesmo jogar no 4-4-2. Era assim que Marco Aurélio jogava no Botafogo/SP (acho que no Vitória/BA em 2008 também).

Mas acho que a solução da "charada" está aí: como não temos alas, nem zagueiros em quantidade sufuciente, não dá para jogar no 3-5-2.

Logo, respondendo sua pergunta, não dá certo o ABC FC continuar jogando no 3-5-2.

A hora de mudar o esquema é essa.

4-4-2 já!

Sds Alvinegras.

Abecedista.