segunda-feira, 13 de abril de 2009

ABC, La Vecchia Signora

O ABC FC é a clube mais antigo do RN.
O ABC FC é o clube mais vencedor de títulos do RN e talvez do Brasil.
Alvinegro, camisas listradas como uniforme oficial (o uniforme composto de camisas preta e branca em listas verticais e calção preto foi uma idéia do jornalista Manoel Dantas Moura, dizem os relatos da história do Mais Querido). Já escrevi sobre isso, ver o post Uniforme oficial? O listado!
Listrado, antigo e maior campeão italiano é também o time da Juventus, de Turim.
As semelhanças com o alvinegro de Natal são ainda maiores esse ano. O ABC/Eureka fez todas as combinações de camisa, calção, branca, listrada, branco e preto, nos jogos do estadual desse ano. Porém o uniforme todo branco ainda é o mais comum.
Entretanto, o que eu mais gostei, foram as combinações da camisa listrada (não escondo minha admiração por ela) e os calções branco ou preto. São também as combinações mais usadas pela Vecchia Signora (a velha senhora) italiana.
Separei algumas fotos. As primeira com calções pretos. O ABC, no jogo contra o Potyguar em Currais Novo, e o Juventus em uma comemoração de um gol.


Foram poucas as vezes que o Mais Querido jogou com calções pretos. A semelhança com a Juventus também se dá por causa dos patrocinadores de ambos. A toda poderosa New Holland, fabricantes de tratores, vinculada ao grupo Fiat, e a Timemania; sendo a cor amarela a mais predominante em ambos.
Nas fotos abaixo temos, desta vez, os calções brancos no uniforme. É o segundo uniforme mais usado pelo ABC, e o mais usado pela Juventus. Del Piero espera o brasileiro Amaury, pelo Juventus; e Gabriel vem feliz tendo feito um dos seus belos gols nesse estadual.


Esperamos esse ano um ABC tão forte no Campeonato Brasileiro quanto a Juventus é na Itália.

4 comentários:

Anônimo disse...

Alexandre, o uniforme alvinegro dá tanto azar que não ganhamos uma partida assim vestidos neste Estadual.

Ao contrário, todas as nossas conquistas recentes foram vestidas de branco.

Para vc ter uma ideia, o uniforme nº 1 do Santos também é o listrado, que deixou de ser usado por causa do mesmo motivo: azar.

O Newcastle, da Inglaterra, é alvinegro na camisa e também nos calções, e também não dá sorte...

Sei não... E a Juventus só usa calções negros quando o calção do adversário é branco.

Sei não... Sou fã incondicional do uniforme todo branco, que lembra o Real Madrid, este sim o maior vencendor de todo o Futebol Mundial.

Branco como o multicampeão Santos de Pelé, branco como o multicampeão São Paulo...

Branco como o próprio ABC FC...

Viva o branco!

Sds Alvinegras.

Alexandre Costa disse...

Meu caro abecedista. No futebol eu não acredito em sorte ou azar. Foi com esse mesmo uniforme listrado a goleada do fim de semana, e tambem várias vitoria na serie B do ano passado, na subida da C pra B, ou mesmo no tempo de Alberi, Jorginho, Demolidor. No futebol eu só acredito em competencia e treinamento.

Anônimo disse...

Sou totalmente diferente...

Acredito nos Deuses do Futebol, em mandiga, superstição, sorte, azar e todo o folclore que faz parte do Futebol.

Sim, para mim o que dá azar é o uniforme todo alvinegro (camisa listrada, calção preto e meia preta). O uniforme à la Juve já tem vitórias este ano, obviamente...

Rapaz, se vc pegar as fotos do ABC FC da década de 70 verá que o uniforme branco era mais usado, pelo menos é a impressão que eu tenho...

Sds Alvinegras.

Abecedista.

Anônimo disse...

é mermo q tá vendo...acho que PAPEL é melhor do q AMAURI E DEL PIERO juntos..