quarta-feira, 11 de março de 2009

100 anos de Patativa do Assaré

Patativa do Assaré, talvez o maior e mais importante poeta popular do Brasil, fez aniversário de 100 anos de seu nascimento agora, dia 05 de março. Não sei na visão de vcs, mas na minha ele passou meio que desapercebido, ainda mais se tratando de um centenário de nascimento.
"Pouco" alfabetizado, recebeu vários títulos de Doutor Donoris Causa, um deles da UERN. Seu trabalho se distingue pela marcante característica da oralidade. Seus poemas eram feitos e guardados na memória, para depois serem recitados. Daí o impressionante poder de memória de Patativa, capaz de recitar qualquer um de seus poemas, mesmo após os noventa anos de idade.
Eu ia colocar um poema de Patativa aqui no blog, mas resolvi colocar um vídeo "youtubado" do Poema "A triste partida", uma linda obra escrita para Luiz Gonzaga cantar. Nesta versão, Gonzaguinha também participa. Emocionem-se.



A Revista on-line Capitu trás uma matéria especial sobre o nosso poeta, e a foto de capa da matéria é de minha autoria. A foto foi tirada da praça principal do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Passem por lá. http://www.revistacapitu.com/index.html


Um comentário:

Anônimo disse...

De novo!