terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

O jornalismo de lá e o jornalismo de cá

Lá, Murici Ramalho destrata profissionais da imprensa, e a ESPN decide não mais participar das coletivas onde o treinador estiver. Decisão correta. Essa mesma ESPN sugeriu à diretoria do São Paulo a não liberar o treinador para dar entrevistas, já que ele está sempre sendo mal-educado, sentido-se superior a todos.
Aqui, a diretoria do ABC decide preservar Rodriguinho das entrevistas por uma semana. Decisão correta. Mas a imprensa aqui caiu de pau em cima. Isso foi falta de liberdade de expressão? Ou preservação?
Lá, quando o mesmo Murici fala com soberba, com falta de educação, é duramente criticado pela imprensa, que não perdoa mesmo.
Aqui, quando o dirigente do américa destrata um time profissional de nossa liga, passa despercebido pela nossa imprensa (salvo alguns, como Pedro Neto).
Felizmente a internet surgiu.
Como veículo de informação, não existe um meio mais democrático do que a internet.
Quem consegue, assim, diretamente, ir a um canal de televisão e dizer: "Ei, tenho uma outra opinião diferente sobre isso que vc falou"?
Quem consegue fazer o mesmo com o jornal, ou em uma estação de rádio, sem antes passar por um crivo de alguém, ou uma triagem?
Aqui, na internet, existem blogs (como esse), forums, orkuts, bate-papos, e tudo mais.
Na internet também tem muita besteiras. Eu mesmo escrevo abobrinhas a rodo. Mas que é um espaço público e bem mais democrático que os veículos tradicionais de informação, isso é!
Nesse blog, por exemplo, eu não faço moderação sobre os comentários. O que vc quiser postar aqui já ta valendo. Afinal, a internet é caótica, o mundo em que vivemos também é, e eu quero fazer disso aqui uma reprodução o mais fiel possível da realidade.
Antigamente era difícil vc manifestar publicamente seu pensamento, devido a falta de democracia dos veículos existentes. Hoje, com a internet, isso é possivel.
A divergência de idéias e o direito de expressar opiniões não podem ser restringidos para que a verdadeira democracia possa ser vivenciada.

3 comentários:

Anônimo disse...

Primeira, o texto.

É isso mesmo.

Esses caras da rádioglobo são mesmo tudo vendido, são parciais, adotam um único clube e pór aí vai.

Se fossem apenas eles. Mas não. Tem a Tribuna do Norte, o Nominuto de Edmo Sinedino, que até hoje mete o pau em Ferdinando Teixeira.

Sobre FT, tem hora que dá umas saudades até do professor, mas foi boa para o ABC FC sua saída.

Agora o ABC FC precisa também conviver com as criticas e filtrar o que visa derrubar e o que visa construir.

É isso.

Anônimo disse...

O Brasil vive uma democracia e o direito de se manifestar é constitucional, proibido entretando o anonimato. Acho a diretoria do ABC um tanto amadora, quando se preocupa com o que a imprensa fala. Sou fã de Murici, pois ele diz o que pensa, e na maioria das vezes a imprensa pergunta o óbvio, o que irrita o excelente técnico de futebol.

Medeiros disse...

FACTILIDADE: Assim escreveu o filósofo Jean-Paul Sartre sobre FATOS, ou seja, a verdade objetiva que a vida a cada dia nos traz sobre as luzes, não de Paris, mas do Sol e da Lua como queira aqueles que vivem da mentira. A nossa IMPRENSA, infelizmente ela não tem no seu dia a dia a Liberdade que tanto desejaria para comentar nem que seja em BLOGS as verdades, que seria muito bom, do mundo do futebol. Eles são piores que torcedores das GANGS da vida que vive no futebol, eles não passam de pobres diabos que precisam de dirigentes para comer alguma coisinha. Mentem descaradamente sobre o dia a dia dos clubes. A factilidade da escuridão. Quando não estou trabalhando dou uma passadinha no ABC, meu time do coração, e sei que eles mentem. Torcedores do América também falam que eles mentem também. Então: quem são eles para falar alguma coisa sobre dirigentes? ou comentar sobre futebol? Tem de pagar a elles para sair matérias verdadeiras; esse é o comentário que se fala nos clubes. Eles, os da Imprensa COLLORIDA, que são dos tempos de COLLOR, não merecem o respeito da sociedade em lugar nenhum, elles acham que podem dizer o que quizer, onde quizer e quando quizer. alguem falou: "isto não é coisa de liberdade, é terra sem lei". Abraços.