sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

O ABC da série A

Estamos presenciando a saída dos melhores jogadores do ABC para grandes times do futebol nacional. Bosco, no Vitoria. Jean Carioca no Botafogo. Sem esqueçer o talento de Fabiano Gadelha, que está de volta ao Marília, e jogará a série A paulista. E no Paulistão ainda temos Márcio Hahn, Paulo Musse, Artur Neto.
É exagero dizer que o ABC, em 2008, montou um time de série A? Vejam que no final das contas, pelo menos metade do time titular é sim de série A.
E se 6 profissionais são de série A, pq o ABC sofreu tanto nessa série B?
Será que realmente não "estávamos acostumados" com a nova série B?
Será mesmo que o estilo retranqueiro de Ferdinando Teixeira foi o que segurou o ABC pra não decolar?
Ou será que os outros 5, 6 titulares que se juntavam a esses de "série A" (ou mesmo os reservas quando estes estavam machucados), não tem o mesmo nivel e o prenderam o futebol do Mais Querido?
Na verdade, dos 9 empates em casa, se tivéssemos vencido 4, estaríamos apenas no 8º ou 9º lugar, a 7 pontos do Barueri, o último classificado pra série A.
Então, se não foram os empates, foi o que? É complicado responder.
Só sei que muita coisa faltou.
Faltaram MAIS jogadores do porte desses 5 ou 6. Faltou ingresso ao preço que era na série C. E por isso faltou a torcida.
Faltou, claro, FT ser mais ousado e ter-se conseguido essas 4 ou 5 vitórias a mais em casa.
Faltou treino! Isso faltou. Treino de jogadas ensaiadas. Escanteio, faltas, saídas de bola. No início da série B tinhamos uma saída pelas alas bem forte. Fomos marcados nisso. Depois com a chegada de Gadelha, passamos a usar mais o meio, e menos os alas.
Faltou preparo físico. Bosco, no início, só jogava 1 tempo. Ivan também. Ben-hur, fora de forma.
Todos esses erros precisam ser corrigidos, para que 2009 não seja uma repetição de 2008.
E quem sabe, no próximo ano, não colocamos nossos 11 jogadores na série A. Os 11, o Frasqueirão e a Fraqueira.

Um comentário:

Anônimo disse...

Bela análise e ótimos questionamentos.

Acho que não tinhamos um time de série A não. No máximo, um time que, se tivesse sido formado desde o início do certame, brigaria pelas primeiras posições, certamente. Neste ponto, creio que foi muito precipitada a sua afirmação. Bosco vai se firmar? Hahn vai se firmar? Jean Carioca vai se firmar? Jean, por ser mais novo, tem mais gás para se firmar, entendo.

Alexandre Oliveira, Paulo Musse, Gadelha e Capixaba disputarão o Paulistão que, por mais forte que seja, não é uma série A. Rivaliza, no todo, com a série B, embora tenha muitos traços de série A. Nosso estadual, em geral, se aproxima mais da série C, por isso tanta dificuldade em manter os jogadores da B, que vão para o Paulistão.

Sobre o sofrimento da série B que contradiz com o nível dos jogadores, mais uma vez é preciso lembrar jogadores como Everton, Alexandre Oliveira e Fabiano Gadelha aqui só chegaram no meio do certame. Tivemos problemas sobretudo com a zaga: Ben Hur, PC, Glauco e Márcio Santos não renderam o esperado...

E os empates em casa, então...

Sem esquecer que o Jean Carioca só veio se firmar no meio da competição.

FT foi uma faca de 2 gumes. Acertou no inicio do certame, com as vitórias fota de casa. Em casa nunca acertou e quando desandou também fora, nas derrotas para Juventude e Criciúma, pegou o beco, para sorte nossa.

Ferdiando desandou principalmente ao insistir com seus grandes volantes, o Adelmo e Jean Paraíba, principais responsáveis pelo fracasso do ABC. E o que dizer de Vinicius? Haja empate.

ABC FC 1 x 1 Criciúma
ABC FC 1 x 1 Juventude
ABC FC 3 x 3 Ceará
ABC FC 0 x 0 América
ABC FC 0 x 0 Bragantino
ABC FC 2 x 2 Brasiliense
ABC FC 1 x 1 Avaí

Outro fator tem que ser levantado em conta: a arbitragem. O que o ABC FC foi prejudicado "é brincadeira"!

Agora, não tenho dúvidas de os jogadores do final do campeonato empolgavam muito mais do que os do inicio.

Se o clube tivesse estruturado financeiramente, e aqui falo do sócio-torcedor (5.ooo sócios trariam uma renda mensal de R$ 2oo.ooo aos cofres do clube), poderíamos manter uma base, reforçá-la para série B e, aí sim, teríamos condições de galgar uma série A, com um bom time de série B, pq time de série A na série B só mesmo o Corinthians.

Paulo Musse, Bosco, Fabiano, Alexandre Oliveira, Everton, Fabiano Gadelha e Jean Carioca seria uma boa base.

Mas já é passado.

Valeu.

Abecedista.