domingo, 21 de dezembro de 2008

Almoço entre boleiros. ABC é o assunto, claro

Ontem, participei de um belo churrasco com meu amigo Eduardo, da Eureka (ERK) e seus parentes Fernando e Domingos. Conversamos sobre os projetos da Eureka pra 2009, sobre o ABC, a série B de 2009, estadual e muito mais.
E Eureka continua com muitos planos para o Mais Querido, e o consenso pra esse ano que começa é o que foi discutido no site ABCNatal de Bonifácio e entre os torcedores do ABC: Um bom plano de Marketing. Eduardo está ciente do plano elaborado no site ABCNatal, e sabe que pra esse ano de 2009 o dinheiro não vai ser fácil entrar como foi outrora.
Uma idéia que lancei pra Eureka colocar em prática pra esse novo ano é a camisa retrô com faixa diagonal, usada pelo ABC lá no início do século; exatamente por causa do Vasco na série B. Ficamos em dúvida se o ABC poderia jogar com o Vasco usando o mesmo estilo de camisa, mas com as cores invertidas.
Com a saída da SAM´s como patrocinador master, as especulações estão centradas em grandes empresas dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. A Petrobrás não está descartada. E os valores de patrocínios apresentados ao ABC superam aqueles que a SAM´s pagava ao Mais Querido em 2008. Boa notícia.
O ABC precisa emplacar um belo plano de marketing pra 2009. Precisamos dobrar o número de sócios, abrir o leque diversificando as modalidades de sócios, profissionais e empresas ligadas ao ABC - como a Eureka - precisam trabalhar juntos com apenas um foco: ABC - estruturar o marketing, trazer o torcedor que ficou fora em 2008 e com isso entrar caixa pra pagar jogadores que decidem.
Pra ver como é dificil essa coisa de juntar empresários em prol de estruturação, vou contar aqui um belo plano que Eduardo tentou colocar em prática e que ficou apenas no papel, exatamente por falta de mais gente pra tocar junto o projeto: O ABC-Móvel! Seria um trailler, que sempre estaria presente nos jogos do ABC, na capital ou no interior. Com um jogo em Caicó, por exemplo, o trailler seria rebocado já na sexta a noite e estacionaria na praça principal da cidade, onde lá ficaria vendendo os produtos ABC: Eureka, Sanduiches Mercearia, Ster-Bom, SAMs, Gerovital, Livraria Camara Cascudo, etc. Trailler com som, iluminação, meninas dançando. O custo é super baixo e o resultado estrondoso. Mas ficou apenas no papel.
Iniciativas como essa não podem passar batidas pra 2009.
O ABC e seus patrocinadores acabam completando uma simbiose. O sucesso do ABC é o sucesso da Eureka, da SAMs, Sterbom, Mercearia, Gerovital, Livraria Camara Cascudo, etc.
Desejo total sucesso ao Mais Querido, ao Eduardo e à ERK, nesse ano que se inicia.

2 comentários:

Anônimo disse...

O todo-podereoso SPFC faz isso durante o Paulistão. Só que lá o R$ permite que, ao invés do trailer, eles levem um Caminhão com todo tipo de produto alusivo ao SPFC.

Futebol é um negócio e assim deve ser encarado. Muito boa é a idéia de Eduardo da ERK. A propósito, gostaria de perguntar a vc Alexandre, que conhece o pessoal da ERK, como será o uniforme do ABC FC em 2009... Será lançado para o Estadual ou para o Série B?

Valeu.

Abecedista.

Gustavo Lucena disse...

Essa turma da ERK é pra lá de criativa.

Se eles arranjassem um tempinho-extra, bem que eles poderiam assumir o marketing do Mais Querido.

Eis uma empresa decente, que pensa sempre no ABC e na Frasqueira. Merece o meu total apoio e respeito