segunda-feira, 20 de outubro de 2008

América caindo é bom pro futebol potiguar!

Vez por outra entro em algum site esportivo de Natal ou em algum blog de jornalista e me deparo com a seguinte afirmação: é bom pro futebol potiguar que ABC e américa permaneçam juntos na série B. Porquê? O américa não pode cair?
Pois então vou contar para esses "jornalistas" o que aconteceu com o Mais Querido, quando o américa estava sozinho na série A, ou sozinho na série B.
Enquanto o américa estava na A e na B, o ABC estava na C e chegou até a ficar fora de série em alguns anos. Então, para esses mesmos jornalistas, esses anos foram péssimos para o futebol potiguar. Essa é a ótica deles! Pois eu digo que não foi! E explico.
Nesses anos, o ABC - mesmo fora de série e mesmo em ano ruim pro futebol potiguar (ótica deles) - começou a montar seu patrimônio. Vila olímpica, Frasqueirão, campo de treinamento, estrutura para categorias de base.
Passou mais um pouquinho e o américa continua lá em cima; o ABC na série C. Apareceu a concentração, sala de musculação, cozinha, apartamentos para 2 jogadores.
Mais um pouco e o nosso rival lá em cima. O ABC lá embaixo, tentando subir. Veio a campanha sócio-torcedor mais bem sucedida do estado, melhoramentos do Frasqueirão, iluminação, novas cabines de imprensa e camarotes, auditório, placar eletrônico, agora no já chamado de Complexo Esportivo Vicente Farache.
Subimos pra B e reencontramos nosso rival, caindo pelas tabelas - literalmente.
Ora vejamos! Portanto, todos esses anos que o américa esteve na A e B, e o ABC na C e fora, não foi bom pro futebol potiguar o aparecimento do Frasqueirão? Não foi bom pro futebol potiguar o surgimento de garotos da categoria de base do Complexo Vicente Farache como Wallyson, Nêgo, João Paulo, Gabriel? Não foi bom pro futebol os 50 títulos estaduais tão falados por todo o Brasil? Não foi bom pro futebol potiguar a inclusão de uma pequena empresa como a Eureka no cenário esportivo nacional? Não foi bom pro futebol potiguar o resurgimento do futebol no interior (Assu, Corinthians, Potiguar, Baraúnas, etc), pq foram nesses anos que times do interior se tornaram campeões estaduais. Não é bom pro futebol potiguar todos esses jornalistas de fora que chegam e rasgam elogios para a estrutura que o ABC tem e criou enquanto seu rival estava sozinho lá em cima?
Portanto, senhores jornalistas que não acompanharam o ABC durante esse tempo, pois acho que só pode ter sido isso que aconteceu, não ver o quanto o futebol potiguar cresceu com apenas o américa na série A/B.
Quem sabe com alguns anos de série C e D, o nosso rival também não consegue ter um pouco da estrutura que o Mais Querido do RN já possui.

5 comentários:

Anônimo disse...

Ótimo post!

Valeu!

Abecedista.
abecedista@blogspot.com

Jacson Artson disse...

Pense como gostei deste seu post!!!

Alexandre pra presidente em 2010 hehehhe

Anônimo disse...

Eu não assisto e NUNCA irei assistir qualquer jogo do time da camisa encarnada, nem quando joga contra o ABC. Portanto, para mim, é um time, uma equipe, um clube, que não EXISTE ! Como não existe, não sei se é da série A, da B, da C, etc.

Jacson Artson disse...

Isso sim é radicalismo total!!!
"...nem quando joga contra o ABC..."

Respeito sua opinião, mas já acho que isso é um pouco d+, mas...!!!

Anônimo disse...

Bicho burro, o contexto das afirmações dos blogueiros é de que o FUTEBOL POTIGUAR como um todo perde com a queda de QUALQUER DOS TIMES PARA SÉRIE C.

Aí vem você falar que o abc É o futebol potiguar, porque esteve alguns anos sem série e nem por isso o futebol potiguar piorou.

Não piorou porque o América subiu para a serie A e passou a representar o RN, sem isso não teríamos visibilidade nenhuma.