quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Torcida do ABC, quase a metade da população do estado

De acordo com os resultados, o primeiro em torcida é o ABC, com 41,1%, seguido pelo América de Natal, com 22,2%, e em terceiro o Alecrim, com 3 %. Ao todo, foram ouvidas 1017 pessoas, com idade entre 16 e 59 anos, de ambos os sexos e nas quatro regiõies da capital, que responderam à pergunta não estimulada, "Qual o time de futebol do RN que o (a) Sr (a) torce?".
Quando a pergunta foi feita ao público com idade entre 16 e 24 anos, o ABC ficou na frente do América com uma diferença de 10 pontos percentuais, sendo que esta diferença aumentou progressivamente de acordo com o avanço da idade, chegando até 30 pontos percentuais na faixa etária entre 45 e 59 anos.
Pela renda dos torcedores, o instituto identificou que, entre as pessoas de baixa renda, o América se aproxima do ABC, com um percentual de 25,4% contra 34,9%, respectivamente. Entre os que ganham entre 1 e 3 salários mínimos, a diferença sobe para 19,9 pontos percentuais, aumentando para 44,4 pontos percentuais entre 8 e 10 salários mínimos. Nas quatro zonas da cidade - norte, sul, leste e oeste -, o número de torcedores do ABC continua sendo o maior, com uma média de 19 ponto percentuais.
Além disso, o instituto observou que 14,7% dos entrevistados informaram não torcer para nenhum time do Estado e outros 13,6% disseram não gostar de futebol, o que corresponde a 149 e 138 pessoas ouvidas, respectivamente.

Fonte: Blog Marcos Lopes.
Reportagem: Leonardo Dantas

Do blog: Eu sabia que a torcida do ABC era a maior de Natal, das 4 zonas, do estado, da minha rua, do meu bairro, etc. Mas chegar a quase metade da população é uma grata surpresa. Parabéns a todos os ABCdistas do Brasil. Enfim, um dado pra calar a boca dos que falavam besteira; uma pesquisa séria, e não uma pesquisa pela internet ou coisa parecida. O Instituto Start realizou este bom trabalho.

Nenhum comentário: