domingo, 21 de setembro de 2008

O "Pacto 13" e os 5 jogos-chave

Depois da saída de FT, o grupo de jogadores que ficou no ABC fez um pacto, para os 13 jogos restantes do campeonato. Eram 13 (mas agora são 12) os jogos feitos com corpo e alma, com os jogadores se doando ao máximo. Esse é o pacto. E isso realmente aconteceu nesse primeiro jogo dos 13 restantes.
Provavelmente o pacto saiu na reunião de despedida de FT e chegada de AN. Ivan, como jogador mais antigo do grupo e que conhece bem AN, e vice-versa, pois foi AN que o lançou como titular há 10 anos, saiu como capitão. AN, na entrevista ao Momento Esportivo na noite de hj, confirmou isso, e disse que Ivan era o capitão ideal para o tipo de temperamento do árbitro Wilson Mendonça. Ele não queria alguém muito falador, reclamão.
Na entrevista, AN também confirmou o ataque para o próximo jogo, diante do Fortaleza, com Capixaba e Warley. Márcio Santos, com o terceiro cartão, dará lugar a Valney. E na ausência de Sena, também pendurado, Rodriguinho e Marcelinho devem brigar pela vaga. A grande dúvida é na lateral esquerda. O ABC tem Ivan, Jean Carioca e Ben-hur no DM.
Pois o jogo contra o Fortaleza é o primeiro dos 5 jogos que considero jogos-chave!
Dos 5 jogos, 4 são em Natal: Fortaleza, Bahia, américa e São Caetano.
Dos 5 jogos, 3 são com adversários diretos na posição que o ABC se encontra: Bahia, Ceará e São Caetano.
Dos 5 jogos, 4 são clássicos nordestinos: Fortaleza, Ceará, Bahia e américa.
No atual momento do campeonato, os jogos em casa são imprescindíveis de vitórias.
O Fortaleza vem de vitória, magra, igual ao ABC, mas venceu o Criciúma, para quem perdemos semana passada. 3 jogadores importantes para o grupo, voltam contra o ABC. O volante Erandyr e o meia Simão são destaques desses que voltam.
Conseguindo o ABC boas vitórias nessas 5 partidas, consegue fôlego para a parte final do campeonato. É agora, nesse momento, que veremos quem veio pra brigar. É a hora de separar os homens das crianças.
A 26ª rodada do ano passado, foi a rodada que o Vitória entrou para o G4 e se manteve até subir pra primeira divisão. O Criciúma ainda fazia parte do G4, e a Portuguesa estava em 5º lugar.
No final da 31ª rodada, exatamente após 5 jogos, os 4 líderes do ano passado foram os que subiram.
Serão 5 rodadas-chave para a série B!

3 comentários:

Anônimo disse...

Você tá dizendo que o ABC tem chances de subir, é isso?

Sinceramente, nunca cheguei a ter este sonho, nesta série B, até devido ao pensamento de JT, de primeiro estruturar o clube para depois pensar no acesso. Depois, os resultados esperados não vieram, principalmente em casa...

Daqui a 5 rodadas o último do G4 não tem menos de 53 pontos não... o que torna praticamente impossível pensar no acesso.

Penso mesmo é em nos livrarmos de vez do risco do rebaixamento. Mas respeito todas as opiniões.

Valeu.

Breno Galvão.

Jacson Artson disse...

Não faço questão de subir não, mas queria terminar o campeonato em 5º. Ficaria extremamente feliz!!! Sinceramente!!!

Alexandre Costa disse...

O ABC tem chances de subir sim!
E eu quero o ABC já na primeira divisão do próximo ano.
Explico as duas coisas. Primeiro, as chances são grandes. Se tudo der certo com o novo treinador, fica provado que perdemos tempo e pontos empatando 6, 7 partidas em casa. Com metade desses jogos sendo vitórias, já estaríamos brigando lá em cima agora. A série B é muito nivelada, e nivelada pra baixo. O Avaí, Corinthians, que jogam um pouco melhor, já dispararam na frente. Chance temos sim, mesmo faltando 12 rodadas.
Sobre o "querer" estar na primeirona, é mais fácil explicar. Quem não quer o ABC jogando com os melhores, ver um ABCxFla, ABCxSP, ABCxInter ou Cruzeiro no Frasqueirão? Quanto o ABC vai arrecadar neste ano com esses jogos? Quanto de Frasqueira vai ficar de fora em cada jogo desse? Por mais que o ABC caia no ano seguinte, conseguimos levantar uma boa grana, tanto de torcida, arrecadação, quanto do clube dos 13, direitos de imagem, patrocinadores, e etc. O américa também recebeu isso ano passado, mas acreditem, foi tudo pro ralo ou pro bolso de poucos. Isso não acontecerá no ABC. A Frasqueira está de olho. A transparência é maior.
E digo mais, do jeito que tá a série A esse ano, a gente tá dizendo que o Corinthians tem vaga garantida na série A. Pode ser que desçam Fluminense, Vasco ou até o Santos. E ai? Vai sobrar só uma vaga no proximo ano?
Eu, Alexandre Costa, quando entro em algum negócio, é pra ganhar, e não pra ficar em segundo ou terceiro. Eu só entrou pra ganhar. Pode ser que eu não ganhe, mas vou brigar até o fim.