quarta-feira, 23 de julho de 2008

Só eu penso diferente?

Que o ABC fez uma boa apresentação ontem, fez. Mas no futebol o que apenas importa é o gol. Não adianta jogar bonito e não passar de fase. A seleção brasileira de 1982 é o exemplo mais clássico disso. Também existe o exemplo do contrário: o São Paulo do ano passado e do ano retrasado. Quem viu o São Paulo fazer apresentações fantásticas? Ninguém. Murici Ramalho mesmo fala: eu não quero jogar bonito, quero vencer o jogo. E o SP foi campeão brasileiro por duas vezes, libertadores e mundial. Goleadas do São Paulo são de 1 a 0. 3 pontos é o que interessa.
E como isso se encaixa no ABC? Esquema tático é a resposta. Concordo e aceito o 3-5-2 de FT nos jogos fora de casa. São 3 zagueiros, 2 bons volantes e 2 laterais que apóiam a defesa; isto é, são 7 jogadores que cuidam da retaguarda do Mais Querido.
Fora de casa, com nosso alas que sobem bem e rápido, temos grande velocidade no contra-ataque. E isso tem funcionado bem até então, os números dizem isso.
Mas no Frasqueirão a história é outra.
Os times sabem que o ABC é forte em casa, e que a torcida apóia. Temos um verdadeiro caldeirão.
Então qq time que venha jogar aqui, vem super-fechado, com 3 volantes, 3 zagueiros e tudo mais. TODOS vieram assim.
Nesse caso, o nosso 3-5-2 não tem funcionado. "Apenas um meia, inibe a capacidade de criação e armação do time", Marcos Lopes falou e eu concordo. Leandro Sena está ai e pode muito bem entrar junto com Jean Carioca. Mas isso tem que ser treinado durante a semana; o problema é que eu não tenho visto isso.
O Brasiliense é o próximo adversário e é muito perigoso. Dimba, Athirson, Junior Baiano, Fábio Baiano são jogadores extremamente experientes, participaram de times de expressão no Brasil, no exterior, seleção brasileira e tudo mais.
Experiente porém cansado. O Brasiliense deve jogar bem o primeiro tempo, mas vai morrer no segundo. Sempre eles jogam assim e acabam levando a virada.
Ontem foi a mesma coisa, fez 1 a 0 no Criciuma, e levou a virada pra 3 a 1 no segundo tempo. Por isso o técnico Vitor Hugo caiu hoje mesmo, depois da derrota.
ABC tem que jogar com tranquilidade mas pra matar o jogo!
É a chance de uma bela vitória no Frasqueirão. Sábado estarei lá novamente.

5 comentários:

ABCNATAL disse...

Caro Alexandre, concordo com você quando diz que o importante é a vitória. No entanto, só não concordo sobre a análise que fez do jogo.
Nada realidade o ABC não jogou bonito, mesmo com três zagueiros a equipe jogou os noventa minutos de de forma objetiva e ofensivamente. O problema foi o erro nas finalizações e muitos erros de passes para a conclusão final. Várias foram as oportunidades de gol, no entanto faltou a calma necessário pra colocar a bola no fundo das redes do Bragantino.
Deve-se ressaltar também a grande noite de competência e sorte do goleiro adversário.
Saudações alvinegras.

marcio disse...

Concordo com Bonifácio,o ABCFC jogou muito bem a bola que teimou en não entrar,não por falta de jogadas mais sim por falta de sorte e de uma noite espirada do goleiro deles,criamos mais não concluimos,espero mais sorte com o Brasiliense,Saudações a todos ALVINEGROS DE CORAÇÃO...

Anônimo disse...

De volta Alexandre? Senti falta de seus posts!

Alexandre Costa disse...

Olá ABCdista, Bonifácio e Márcio. Eu estava viajando e voltei exatamente na hora do jogo. Fui direto do aeroporto pro Frasqueirão.
Quando falo sobre 3 zagueiros e 2 volantes, falo que não é pro ABC com essa formação levar perigo de gol. E mesmo com o ABC mandando no jogo, o Bragantino colocou 2 bolas na trave e Paulo Musse fez uma defesa espetacular. O que também quero dizer com a análise é que precisamos de mais gente qualificada na armação de jogadas. Temos 2 bons atacantes e que por isso sempre vão ser marcados. Jean Carioca é bom jogador e tá fazendo bem seu papel, mas pq não treinarmos com 2 armadores? Gosto de provocar essa análise pra fazer algo diferente. Com toda certeza se estivéssemos vencendo em casa, não estaria aqui provocando discussões táticas nesse nivel.
Mas com o Brasiliense vai ser diferente, tenho certeza disso. Abraço a todos!

Anônimo disse...

Concordo plenamente com vc Alexandre, nesses 5 empates e na derrota pra o corintians o que se viu foi falta de um meia atacante pra ajudar na armação de jogadas, um só não resolve, e dentro de casa os times vem retrancados, igual ao ABC quando joga fora, está faltando mais um homem na meia para criação das jogadas. O ABC está jogando com 5 jogadores na defesa, que são os 3 zagueiros e os 2 volantes.Sei que Ferdinando não abre mão de um zagueiro então tire um volante e coloque mais um meia atacante que também ajude na marcação. Pra mim o time ideal seria Paulo Musse, Bosco, Márcio Santos, Ben-Hur, Alisson, Adelmo ou Márcio Ham, Jean Carioca, Leandro Sena, Ronaldo capixaba e Alexandre. Acho que entrando com dois meias atacantes, que também devem auxiliar na marcação do meio campo, o time ganharia em qualidade nas armações das jogadas.Saudações alvinegras