terça-feira, 29 de julho de 2008

Estatística

A estatística está dentro do futebol. Antes dessa partida contra o Barueri tínhamos a segunda defesa menos vazada. Pois essa boa defesa cometeu 3 erros e hoje perdemos para o Barueri.
Márcio Santos, que já tinha cometido erros no jogo contra o Brasiliense (o segundo gol foi nas costas dele) cometeu duas faltas seguidas nessa noite e foi expulso.
No lance sa expulsão, será que ele deveria ter feito o penalty?
Vem novamente a estatística. O ABC estuda estatisticamente seu adversário? O jogador que Márcio Santos marcava chutava com a perna esquerda ou direita? Ele tinha a bola dominada com a perna esquerda. No meu entender ele não iria chutar corretamente em direção ao gol. Estatisticamente existem mais destros do que canhotos. A chance dele fazer gol com a esquerda seria pequena. Eu não sei se ele era destro ou canhoto. Mas eu sou só um blogueiro.
Pela estatística, Márcio Santos já tinha um cartão amarelo, se ele fizesse aquela falta seria expulso e o juiz marcaria penalty. Ele sabia disso. E fez! E o Barueri fez 2 a 0.
O ABC então tinha um jogador a menos com 12 minutos do primeiro tempo. Estatisticamente, com um jogador expulso e perdendo por 2 a 0, era pro ABC pedir "arrego".
Mas bravamente o Mais Querido conseguiu o empate no segundo tempo, com Bosco e Ivan.
Ai vem de novo o furo na estatística. A defesa pouco vazada erra novamente, e logo em seguida o ABC leva o terceiro gol.
A estatística funciona. Mas não no futebol.
Estatística é pra esportes de pontos, como o volei ou basquete.
E o país da estatística são os Estados Unidos. Tudo lá tem pesquisa. Tudo é colocado em tabelas.
Esse mesmo Estados Unidos, estudou estatisticamente o Brasil no volei, e soube cada percentual de cada atacante brasileiro. Cada bloqueio e cada posição de defesa. Os EUA venceram o Brasil por 3 a 0 no volei.
A derrota pra Russia foi casual, por causa do "baque" anterior.
A derrota pros EUA foi técnica, foi estudada por eles estatisticamente.
No futebol é diferente. Só vale gol. Não vale bola na trave nem defesa difícil. Só vale gol.
Alguém tem que dizer isso para FT.
Mas nesse jogo contra o Barueri vimos um ABC bravo, forte, apenas com os erros na defesa.
No próximo jogo temos que ganhar, pra não se afastar do G4. Queremos um ABC diferente no próximo jogo, partindo pro único fundamento estatístico que tem valor no futebol: o gol!

Um comentário:

Anônimo disse...

Cinco gols sofridos nos últimos dois jogos... A zaga do ABC F.C. já não é mais a mesma. O que está acontecendo? Se bem analizados os lances, ver-se-á que foram cinco gols praticamente entregues ao adversário... Bolas nas costas, erros de passe que ligam contra-ataques e etc e etc...

O que está acontecendo com os zagueiros alvinegros, que estão sempre mal-posicionados nas jogadas?

É ver, rever, trabalhar e corrigir...

O ABC F. C. não fez um mal jogo ontem, pelo contrário... Mas não precisava entregar o ouro ao adversário.

Breno Galvão.