domingo, 18 de maio de 2008

O ABC até a segunda rodada

Vamos fazer uma análise? FT, quando passou bem pelo Fortaleza - foi campeão e técnico no time que subiu pra primeira divisão, impôs um esquema tático 3-5-2, o mesmo que ele joga com o ABC. Nesse esquema, como em todos os outros, o papel técnico e a postura tática de cada jogador é que fazem o esquema funcionar. Não adianta ele treinar e ensinar o que tem que ser feito se o jogador não tem qualidade para desempenhar a função. No Fortaleza, seu 3-5-2 funcionou perfeitamente. Maizena no gol, Ronaldo Angelim (hoje no Flamengo), Daniel Frasson e Brechara meias muito habilidosos, e Clodoaldo e Vinícius (o mesmo do ABC) faziam um excelente plantel. Em 2002, essa mesma base só não foi campeão da série B pq na final, contra o Criciúma, um meia catarinense fez a diferença - Dejair Brasília. Um amigo que estava no Castelão em Fortaleza viu o jogo e falou que Dejair só não fez chover. Por isso os elogios do narrador catarinense em cima de nosso meia no jogo de sábado.
O esquema tático do ABC é o mesmo que fez sucesso com FT no passado. Nossos jogadores são habilidosos e muito técnicos. Tão técnicos que surpreendeu o Avaí. "Sabíamos que eles vinham fechados, mas fomos surpreendidos pela qualidade técnica dos jogadores", falou um jogador do Avaí no final do jogo.
Outra coisa que ouvi na rádio catarinense no final do jogo foi a entrevista de Silas, técnico do Avaí: "nosso objetivo era amarelar (pegar cartão amarelo) seus jogadores ainda no primeiro tempo". Vcs viram quanta simulação por falta e quanto xororô ao árbitro em cada lance duvidoso por parte dos catarinenses? Isso é esquema de jogo! Foi isso que o técnico pediu. Hahn foi amarelado, Papel, Jean e Rogerinho também. Isso faz com que nossos jogadores pensem duas vezes antes de fazer a próxima falta.
A zaga atual do ABC inspira confiança. Musse, PC, Ben-hur e Márcio Santos seguraram bem o ímpeto catarinense. Nossos alas também foram bem. Bosco foi menos acionado nesse jogo pq ele teve que segurar as subidas de Jeff Silva, o autor do gol contra o Paraná. Dejair enquanto jogou estava bem e Éder substituiu a altura. Ivan quase marcou por duas vezes. Papel é um misto de atacante e faz tudo pelo ABC. Fernandão no Inter faz um trabalho semelhante. Ele não fica fixo no ataque, mas faz o papel de pivô. Vai a defesa em todos os escanteios. É o trunfo do Mais Querido.
Contra o Corinthians precisamos nos preocupar com os seus dois alas, Dentinho e Lulinha. Lulinha é mais habilidoso, vai pra cima mesmo, e se cruzar é perigo de gol, pois Herrera e Acosta cabeceam bem. Nossa zaga tem que ficar atenta. A criação pelo meio do Corinthias é deficitária. Sua jogara principal é pelas alas mesmo. Entretato sua zaga não é boa. Podemos nos aproveitar bem do nosso esquema tático.
Vejam bem como o 3-5-2 funcionou contra o Avaí: como todos estavam marcando sua zona e seus jogadores, teve um momento que o zagueiro do Avaí saiu do seu campo de defesa e atravassou todo o gramado e quase entra direto no gol de Paulo Musse. Essas arrancadas "quebram" o esquema, pois todos estavam marcando quem deveria ser marcado.
Sábado contra o Corinthians é jogo pro ABC sair com 3 pontos. O Corinthians joga nesta terça contra o Botafogo e faz o jogo de volta pela semifinal da Copa do Brasil na outra semana depois do jogo do ABC. Eu acredito que ele deverá poupar alguns jogadores. Mesmo assim é um time perigoso mas nada impossivel de ser vencido. Vencendo o Corinthians, alem de ganhar 3 pontos, ganhamos respeito e temor por parte de nossos futuros adversários.
Acredito muito no ABC nesta série B.

Um comentário:

Anônimo disse...

TRANSCRIÇÃO DOS COMENTÁRIOS DO CANAL PFC APÓS O FINAL DO JOGO AVAÍ 0 X 0 ABC.

“Eu diria que o empate explica bem o que foi o jogo. O ABC foi um bom time, é um bom time, fez uma boa partida. Teve vários lances bons de contra-ataque. No segundo tempo assumiu o controle do jogo com o toque de bola. Perdeu o Dejair e talvez isto tenha prejudicado muito o time porque o Dejair é aquele lançador, aquele primeiro lance que agente viu foi um toque dele por dentro. Um belo lançamento. Quando saiu o Dejair este toque de qualidade no meio campo do ABC saiu, para a sorte do Avaí que conseguiu aparecer um pouquinho mais. Os zagueiros vindo de trás... Em alguns momentos com o Válber... Mas não teve o Avaí um jogador inspirado na partida de hoje. Às vezes o Vandinho desequilibra, às vezes tem o Válber. Volta e meia tem o Marquinhos... O Jef Silva é um jogador que às vezes faz alguma loucura, surpreende, cria um bom lance de ataque. Olha, o Avaí tem alguns jogadores em condições de desequilibrar uma partida, mas nenhum deles teve uma noite inspirada, muito pela competência da equipe do ABC, que sabe marcar, que tem uma zaga um pouco lenta, talvez seja o problema do time. O trio de zagueiros é um pouquinho lento. Poderiam ser jogadores mais rápidos. Poderia ter pelo menos um zagueiro um pouco mais veloz, mas eles estavam bem posicionados. É um time bem treinado. Tem um contra-ataque rápido.

E já dá para antecipar um coisa, viu Geovani: o Corinthians que tome muito cuidado porque vai ter pela frente, na próxima rodada, um adversário com uma boa organização, com uma boa proposta de jogo, com jogadores muito rápidos, com uma saída muito rápida pela ala.

Pena que essa partida não teve gol. Era jogo para 1 x 1, 2 x 2, 3 x 3 que fosse, talvez um jogo para empate realmente. Teria sido muito mais bonito este jogo pela quantidade de oportunidades. Poucas faltas. Que defesa teve o Eduardo Martini nesse quase gol contra do Avaí, num dos lances mais curiosos da partida”.

“O ABC é candidato a subir?”

“Eu te diria que é um time muito arrumado, mas está muito cedo para falar isso. Mas o ABC está vibrando na mesma frequência do Avaí. Os candidatos a entrar naquele grupo de quatro ali. Os favoritos de véspera são o Corinthians, a Ponte Preta, o Juventude era um favorito de véspera. O Fortaleza, o Bahia, o Barueri é um bom time também... Algumas equipes que pintam assim. O Paraná largou mal neste começo mas é um time de tradição que agente sabe que pode crescer na competição também. O Avaí, juntamente com o ABC e outras equipes, correm vindo numa posição intermediária. São candidatos a candidatos. O ABC sem duvida nenhuma”.