sexta-feira, 25 de abril de 2008

Análise do primeiro jogo da final

Fato: o ABC entrou recuado, exatamente como o Flamengo de Joel Santana faz fora do Maracanã. Então, vou raciocinar como FT: "Vamos entrar recuado, não dando espaços para o Potiguar jogar, etc, etc, etc.". Usando esse esquema tático, vou comentar um pouco:
- Todo tiro de meta Paulo Musse deu chutão pra frente. Todos foram assim. O ABC não saiu nenhuma vez jogando com a bola nos pé. Erro! Tido de meta é fatalmente bola de graça pro adversário. Se o ABC está recuado, o correto é manter ao máximo a posse de bola. Tiro de meta é rifar bola.
- Escanteios para o adversário. Erro! Não podemos a todo custo chutar a bola pela linha de fundo. Lembram quantos escanteios aconteceram para o Potiguar? Eu mesmo perdi a conta. Em um desses escanteios houve o primeiro gol de empate.
- Quando não havia tiro de meta, e sim saída normal do gol, o ABC também rifava a bola pra frente. No primeiro tempo não houve nenhuma troca com 3 passes corretos seguidos para o ABC. Erro!
- 2 volantes e 1 lateral improvisado de meia, mais 2 alas que não sobem, é pedir para não atacar. Mas se o esquema tático era esse, então o erro foi não ter qualidade no passe e não haver entendimento entre esses jogadores. Como falei anteriormente, 3 passes corretos seguidos não houve.
- Quando o Potiguar fez o primeiro gol no segundo tempo, o ABC passou a jogar melhor. Não confundam as substituições de Rodriguinho, Ivan com isso. Antes desses substituições o ABC já jogava melhor. Claro que um meia nato como Rodriguinho faz diferença, e fez, todos viram. Além disso Ivan também faz diferença no ataque, corre muito mais e se apresenta melhor que Vinicius.
- Glauco se mostrou um ótimo zagueiro. Preciso, rápido e eficiente. Gostei dele.
- Márcio Hahn também tem que ser titular nesse time. O pouco que jogou, jogou mais que a metade do grupo que jogou o jogo inteiro.
- E o que falar de Valdir Papel? Todos viram o que esse cara corre e participa do plano tático de FT. Grande contratação do ABC esse ano.

Para um time que vai jogar recuado, no contra-ataque, os erros citados acime tem que ser corrigidos. Jogando contra um time melhor preparado da série B, fatalmente o ABC levará gols logo no primeiro tempo. Pra entrar recuado, tem que saber jogar recuado, como faz o São Paulo. Pra jogar pra frente, tem que se resguardar atrás, como faz o Palmeiras. Domingo o ABC, em casa, tende a jogar pra cima. O Potiguar, pra ganhar o campeonato TEM que jogar pra cima também, e o ABC sabe disso. Uma escalação com Jean, Márcio Hahn e Rodriguinho é um bom começo. Novamente vamos torcer para esses erros serem consertados para essa final. Pra série B discutimos depois.

Nenhum comentário: