quinta-feira, 13 de março de 2008

Vamos tentar entender

3-5-2 é o esquema de Ferdinando. Ele vem trabalhando com esse esquema a muito tempo, então isso ele não vai mudar. Neste esquema ele foi bem vitorioso com o Fortaleza, em 2001, praticamente formou um time campeão, quase imbatível. Vou fazer uma analogia entre esse time e o atual time do ABC, pra tentarmos entender o que Ferdinando tá querendo fazer:
O time de 2000/2001 do Fortaleza tinha um grande goleiro: Maizena. Raniere fica na altura. Ferdinando trabalhava com 3 zaqueiros e 2 alas apoiadores. Dos zagueiros, sempre tinha um que subia bem ao ataque, SOB COMANDOS DE FERDINANDO. Ronaldo Angelim (hoje no Flamengo) era um desses zagueiros. Ele gostava disso, pq pega o adversário de surpresa. Audálio pode muito bem fazer essa função, até pq ele é volante natural e sabe apoiar bem. No entanto, esse ano Ferdinando parece não gostar das subidas de Audálio, abidicando até de sua escalação algumas vezes. Isso é que difere - E MUITO - do time que ele formou campeão de 2001.
Uma outra grande semelhança é Dude, volante de contenção de 2001. Um bruto nato, exatamente como é Adelmo, destruidor de jogadas. Ferdinando gosta disso. Deu certo no Fortaleza e ele mantem no ABC. Isso, meus caros, ele não mudará!
O meio de campo era habilidoso, com Daniel Frasson e Brechara, coisa que hj não temos no ABC. E o ataque deles era fatal: Clodoaldo e Vinícius. Vinícius é esse mesmo do ABC de agora. Clodoaldo hj também tá velho, mas esta jogando pelo Icasa, que foi campeão do primeiro turno do cearense. Mas os 2 faziam uma dupla perfeita de ataque.
Em 2002, o Fortaleza com essa mesma base de jogadores foi vice-campeão da série B e subiu onde só subiam 2 clubes (não foi com Ferdinando isso, foi com Luis Carlos Cruz).
Ferdinando tá querendo montar algo parecido com a equipe de Fortaleza de 2000/2001/2002. As peças é que ainda não são as que ele precisa, é o que dá pra entender!

Nenhum comentário: