segunda-feira, 31 de março de 2008

Um pouco sobre o Campeonato Potiguar de Futebol

Incentivado por amigos, venho aqui escrever sobre o Campeonato Potiguar de Futebol de Profissionais. Como o assunto é muito interessante e também extenso, pensei em dividir o texto completo em algumas partes, que seriam blogadas separadamente, mas desisti. Vai ficar um pouco grande aqui mesmo!
As fontes de informação serão citadas a medida que for aparecendo a necessidade.
Ligas, federações, associações, times da capital, times do interior, todos esses elementos existem ou existiram nas atuais federações de futebol de cada estado do Brasil.
Vamos tirar como exemplo duas grandes federações: a carioca e a paulista. Acho que são os melhores exemplos, até pq o futebol no Brasil começou por lá, ou vcs não lembram de Charles Miller?
A FFERJ - Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, existe desde 1978. 1978? Isso quer dizer que só se pode contar campeonatos cariocas desde 78? Claro que não! No Rio, até 78, existiam duas federações - a Federação Fluminense de Futebol e a Federação Carioca de Futebol - que se fundiram em 78. Só pra acrescentar, também já existiram no Rio a Federação Metropolitana de Futebol, Liga de Football do RJ, Federação Metropolitana de Desporto, Liga Carioca de Futebol, Associação Metropolitana de Esportes Atléticos, Liga Metropolitana de Esportes Terrestres, Liga Metropolitana de Esportes Atléticos, Associação de Futebol do RJ, e a primeira de todas - a Liga Metropolitana de Football. Essa só durou 2 anos (1905-1907). Todas as outras deixaram de existir, fundiram-se, separaram-se e um monte de outras coisas, para restar por fim apenas a FFERJ. Isso tá no site da FFERJ (Clique aqui).
E como que se conta os campeões estaduais? Simples! Para a FFERJ os campeões são entitulados de Campeões da Primeira Divisão de Profissionais. Teve ano que duas federações mandavam ao mesmo tempo no estado do Rio. E ai? Ai temos 2 campeões ué...no ano de 1912 o Botafogo e o Paysandu foram campeões estaduais, por ligas diferentes. Isso também aconteceu nos anos entre 1933 e 1936. No campeonato paulista também tem uma coisa bem semelhante.
Se no Rio Grande do Norte existiu ou existiram outras ligas além da liga que ABC, América e Alecrim participavam então o mais correto é trazer essas informações para o público, e "emparelhar" as ligas. Vai que com isso aparecem outros campeões estaduais? Vai que na liga de Mossoró o Baraúnas ou o Potiguar tem 20, 30 ou 40 títulos? Ótimo! Eu imagino que assim o ABC teria seus 49 títulos, algum time do interior viria como segundo colocado no estado com 35, por exemplo, e o américa cairia para terceiro colocado. Já pensaram nisso? Falarei sobre a liga mossoroense logo em seguida.
Como já me referi anteriormente, o campeonato paulista não é diferente. Ao longo dos anos várias ligas existiram: LPF - Liga Paulista de Foot-Ball (1902 a 1916), APEA - Associação Paulista de Esportes Atléticos (1913 a 1936), LAF - Liga dos Amadores de Futebol (1926 a 1929), LPF - Liga Paulista de Futebol (1935 a 1940), e a atual FPF - Federação Paulista de Futebol (a partir de 1941). Os campeões por lá atualmente são chamados de Campeões da Série A1, que é a principal divisão do futebol profissional paulista. Entre 1913 e 1936, por exemplo, e em alguns outros anos, havia duas ligas em operação, e dois campeões foram sempre homologados.
Vamos falar agora sobre os nossos clubes do interior, do interior do Rio Grande do Norte. Segundo o jornalista e pesquisador Luiz G. M. Bezerra, o futebol foi introduzido no RN por Fabrício e Fernando Pedroza, dois irmãos que estudavam na Inglaterra, que em 1903 chegaram a Natal com uma bola de futebol e algum conhecimento das regras.
No interior do estado, a história do futebol começa em Mossoró em 14 de outubro de 1919, com a fundação do Humaitá Futebol Clube, o primeiro grêmio esportivo daquela cidade, em reunião realizada no sítio Canto, de propriedade do farmacêutico Jerônimo Rosado. Este clube adotava as cores alvi-celeste. Essa data é também considerada como a da fundação da Liga Desportiva Mossoroense (LDM), a mais antiga do estado. O segundo clube da cidade foi o alvi-negro Ipiranga Esporte Clube, fundado em 12 de setembro de 1920. Tanto o Humaitá quanto o Ipiranga são hoje clubes já extintos. Dos clubes mossoroenses em atividade, a Associação Cultural e Desportiva Potiguar foi fundado em 11 de fevereiro de 1945, e a Associação Cultural Esporte Clube Baraúnas em 14 de janeiro de 1960, sendo este último originário de um bloco carnavalesco da cidade cujas origens remontam à década de 1920. O primeiro Potiba da história, aconteceu em 15/05/1960. Nessa partida, o Potiguar bateu o rival Baraúnas por apertados 4 a 3. (do site www.futeboldorn.com.br). Aproveitando um pouco o site FuteboldoRN, vou transcrever aqui um parágrafo que achei bem interessante de lá: "A organização dos primeiros campeonatos estaduais no Brasil ocorreu no início do século XX, em São Paulo (1902), Bahia (1904) e Rio de Janeiro (1906). Embora estas fossem competições de clubes de uma única cidade, as capitais dos estados, estas se autodenominavam 'campeonatos estaduais'. E não foi diferente com os primeiros campeonatos do estado do Rio do Grande do Norte, cuja disputa se concentrava totalmente na cidade de Natal." Isso eu já falei no início desse texto, mas é sempre bom lembrar um pouco da história.
Entre 1919 e 1945, o campeonato estadual foi disputado apenas por equipes de Natal, como já sabemos. Somente a partir de 1946, com a participação do Potiguar Futebol Clube, do município de Parnamirim, é que se teve a primeira presença de um clube representando uma cidade do interior do estado. O Potiguar de Parnamirim acabava de ser fundado, sendo registrado em 15 de fevereiro daquele mesmo ano. Interessante notar que o primeiro clube de Mossoró, a segunda maior cidade do estado, a participar do campeonato estadual foi a Associação Desportiva e Cultural Potiguar, o que se deu somente a partir de 1974. Antes disto, aquela cidade vivia um certo isolamento, mantendo em disputa uma competição interna chamada de Campeonato Mossoroense. Vou citar aqui os títulos do Baraúnas e Potiguar nos Campeonatos Mossoroentes disputados: Baraúnas: 61-63(tri),67 e 77. Potiguar: 51-55 (penta),57, 64-66(tri),68,69.
A FNF - Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol, inicialmente se chamava de Liga de Desportos Terrestres e foi fundada em 14 de julho de 1918, no camarote do comandante do encouraçado Deodoro. Isso mesmo, em um navio! Os clubes fundadores foram o ABC, o américa e o Centro Esportivo Natalense, de acordo com o estatuto da própria FNF. Algumas fontes citam como seu primeiro presidente, o líder do movimento dos escoteiros no Rio Grande do Norte, Luiz Soares de Araújo.
A Federação já foi também chamada de Associação Riograndense de Atletismo (ARA), e posteriormente (1942) de Federação Norteriograndense de Desportos (FND). O nome atual foi assumido em 1976, mas quase sempre as ligas ostentava o sobrenome NorteRioGrandense, para deixar claro que era uma entidade de âmbito estadual.
Portanto, torna-se claro que no nosso estado do Rio Grande do Norte, exatamente como acontecera em outros estados do Brasil, ligas e federações, times do interior e capital, separados ou não, sempre existiram. O ABC tem - legitimamente - 49 títulos estaduais e é o maior detentor de títulos estaduais em todo o Brasil.

3 comentários:

Diego Ivan disse...

Muito oportuna a sua idéia de falar sobre o tema dos 49 títulos estaduais do ABC,sempre quando eu vejo esses dinossauros da impressa com aptidões verborragicas afirmarem que o ABC não possui esses títulos todos fico todo arrepiado. Só quero que você me responda se todos os clubes do interior deixassem de disputar o Estadual hoje e os unicos participantes fossem ABC, América, Alecrim, Atlético, Força e Luz, e Ferroviário, o campeonato deixaria de ter cunho Estadual?

Anônimo disse...

Prezado Alexandre,

Sobre este assunto, recentemente postei na comunidade do ABC no orkut e enviei para os órgãos da imprensa esportiva do RN o seguinte texto:

"O campeonato estadual de 2008 poderá ficar marcado na história do futebol potiguar como aquele em que o ABC conquistou seu 50º título estadual, ampliando assim seu recorde nacional de clube que tem mais títulos estaduais no futebol brasileiro.

Entretanto, algumas pessoas da imprensa esportiva potiguar ainda afirmam que os primeiros campeonatos disputados no Rio Grande do Norte foram metropolitanos ou municipais, e que o primeiro campeonato estadual potiguar foi disputado apenas em 1974 com a entrada do Potiguar de Mossoró na competição.

Estas afirmações não são verdadeiras e isto pode ser facilmente comprovado.

Inicialmente, podemos observar claramente que o campeonato potiguar de 1974 não foi o primeiro que teve a participação de algum clube do interior, pois, antes da primeira participação do Potiguar de Mossoró no campeonato estadual em 1974, outras equipes do interior já tinham disputado o campeonato potiguar, como o Ceará Mirim FC (em 1920 e 1935), Baixa Verde FC de Ceará Mirim (em 1932, 1933 e 1934), Potiguar de Parnamirim (em 1946, 1947, 1948, 1949, 1950, 1951, 1952, 1953, 1962, 1963 e 1964), União EC de Parnamirim (em 1949 e 1950) e Asas SC de Parnamirim (em 1956).

Ademais, independente da participação de algum clube do interior na competição, o que determina se o âmbito dela é estadual ou municipal é a entidade que a organiza. Se a competição é organizada por uma entidade estadual, ela é uma competição estadual.

Vejamos então os nomes de todas as entidades que organizaram os campeonatos no RN: Liga Norte-Rio-Grandense de Desportos Terrestres, Associação Norte-Rio-Grandense de Esportes Atléticos (ANREA), Federação Norte-Rio-Grandense de Desportos (FND) e Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol (FNF). Pelos nomes das entidades percebe-se facilmente que todas eram estaduais e não municipais, pois se verifica a expressão "Norte-Rio-Grandense" no nome de todas, ao passo que nenhuma delas apresenta a expressão "Natalense", o que indicaria serem municipais. Portanto, uma simples análise dos nomes das entidades que organizaram os campeonatos no RN já prova que todas competições foram estaduais.

O fato de uma competição não ter participantes do interior não tira dela o caráter de estadual se ela foi organizada por uma entidade estadual. As equipes do interior não disputaram alguns campeonatos pelo simples fato de não existirem, não terem interesse em disputá-los ou não terem condições financeiras de disputá-los, embora as entidades que organizaram estas competições fossem estaduais e as competições fossem abertas a qualquer clube do estado.

Em praticamente todos os estados do Brasil, os primeiros campeonatos estaduais foram disputados apenas por clubes da capital, mas ninguém chama estes campeonatos de metropolitanos ou municipais.

O primeiro campeonato estadual de São Paulo foi disputado em 1902 pelas equipes do São Paulo AC, Paulistano, Mackenzie, Germânia e Internacional, todas da capital, mas ninguém chama este campeonato de municipal ou metropolitano e nem diz que este título ganho pelo São Paulo AC foi metropolitano e não estadual.

O primeiro campeonato estadual do Rio de Janeiro foi disputado em 1906 pelas equipes do Fluminense, Paysandu, Rio Cricket, Botafogo, Bangu e Football & Athletic, todas da capital, e ninguém chama também este campeonato de municipal ou metropolitano, nem diz que este título ganho pelo Fluminense foi metropolitano ao invés de estadual.

O Rio Grande do Norte talvez seja o único estado do Brasil em que algumas pessoas ainda insistem em chamar de metropolitanos ou municipais os campeonatos realizados nos primórdios do nosso futebol. A maioria destas pessoas fazem estas afirmações com o único intuito de tentar desvalorizar as competições vencidas pelo ABC, mas, como pode-se perceber, é nítido o caráter estadual destes campeonatos, confirmado até pelo livro dos recordes, o Guinness Book (edição de 1994, página 271), que citou o decacampeonato ESTADUAL do ABC, de 1932 a 1941, bem como pela Revista Placar, que computa os 49 títulos ESTADUAIS do ABC no seu Ranking dos Clubes Brasileiros ( http://placar.abril.com.br/ranking/ ).

Portanto, está mais do que na hora da imprensa esportiva potiguar parar de chamar os primeiros campeonatos realizados no RN de metropolitanos ou municipais, pois, além de não serem afirmações verdadeiras, acabam desvalorizando um recorde nacional conquistado por um clube potiguar, e que é reconhecido em todo país.

A imprensa esportiva potiguar, mais do que qualquer outra, precisa reconhecer e valorizar os grandes feitos conquistados pelos clubes do Rio Grande do Norte, e este recorde nacional conseguido pelo ABC é o mais importante da história do futebol potiguar."

jornal da grande natal disse...

Até 1958 Parnamirim era Distrito de Natal.